Senado aprova projeto que torna Pronampe permanente

Trata-se do PL 4.139/2020, que segue para a Câmara dos Deputados.

O Senado aprovou ontem (10) um projeto de lei que transforma o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) em permanente. Além disso, o programa ganhará mais recursos. Trata-se do PL 4.139/2020, que segue para a Câmara dos Deputados.

Pronampe permanente

O Pronampe havia sido criado com a finalidade de destinar crédito emergencial para a pandemia de Covid-19. Com a aprovação do projeto de lei que o torna permanente, ele passa a ser dividido em duas etapas. A primeira, relacionada aos efeitos da pandemia, e a segunda que entra em vigor após o fim do estado de calamidade pública.

Na segunda etapa, conforme aponta relatório da senadora Kátia Abreu (PP-TO), o programa seguirá as regras definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), sendo financiado por dotações orçamentárias, emendas parlamentares e doações privadas.

Nota-se ainda, que o projeto de lei cria regras de transparência para as operações de crédito destinadas a micros e pequenas empresas. De modo que, as instituições financeiras terão a obrigação de publicar informações trimestrais sobre o volume de crédito destinado a essas empresas. O Banco Central deve reunir essas informações em suas estatísticas monetárias e de crédito.

O PL 4.139/2020 também flexibiliza as regras do Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), que destina pequenos empréstimos a empreendedores de baixa renda. Permitindo que pequenas instituições operadoras do microcrédito direcionem até 20% do valor das operações para empréstimos pessoais para esse público.

Quais as regras?

O Pronampe é destinado para microempresas e empresas de pequeno porte, com faturamento de até R$ 360 mil por ano e até R$ 4,8 milhões, respectivamente. Nas regras atuais do programa, os empréstimos podem ser utilizados para realizar investimento e para despesas operacionais. Com prazo máximo de pagamento de 36 meses. Atualmente, a taxa de juros máxima é igual a Selic, somada a 1,25% ao ano.

Nesse sentido, o programa foi criado em abril pelo Senado, e já passou por três fases de aportes financeiros.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes