Economia

Saiba quais documentos e serviços digitais que você pode pedir sem sair de casa

Os serviços digitais facilitaram o acesso à documentos durante a pandemia da Covid-19. Até o momento, são mais de 900 serviços públicos disponíveis, dentre eles Carteira de Trabalho, Cartão SUS e CNH digitais.

A pandemia acelerou um fenômeno que já vinha ocorrendo nos últimos anos: a digitalização. Dessa forma, serviços públicos precisaram se tornar digitais, dentre eles a emissão de documentos como Registo Geral (RG), Carteira de Trabalho, Cartão SUS.

Atualmente, 60% dos 3,7 mil serviços existentes são digitais, disponíveis como aplicativos para Android e iOS. A carteira de trabalho e Carteira Nacional de Trânsito (CNH) são alguns dos aplicativos com alta durante a pandemia, mas também os app CaixaTEM, Auxílio Emergencial, FGTS e eSocial.

Contudo, se por um lado, a digitalização é sinônimo de praticidade, acessibilidade e economia.

Serviços Digitais - Documentos

Alguns aplicativos disponibilizam serviços públicos no formato digital. Sendo assim, baixar aplicativos de documentos facilitam a acessibilidade do cidadão, já que ficam sempre disponíveis na palma da mão.

No entanto, cada documento corresponde a um aplicativo que, por sua vez, pode não ser tão vantajoso. Além disso, ainda é necessário a emissão em papel, na maioria dos documentos. Portanto, a emissão digital é, majoritariamente, em casos de segunda via.

Para ter acesso aos documentos digitais, deve-se baixar os aplicativos correspondentes na loja PlayStore ou App Store e fazer um cadastro inicial. Basta colocar dados pessoais solicitados, como nome completo,  CPF ou RG. A saber, o acesso e emissão de segundas vias digitais são totalmente gratuitas.

Segue abaixo, os principais serviços públicos digitais e como obter os documentos:

Cartão Nacional de Saúde

Foto:reprodução

O Cartão Nacional de Saúde no formato digital pode ser obtido pelo aplicativo Meu DigiSUS. Seguro e fácil de usar, o app oficial do Ministério da Saúde está disponível para celulares Android e iOS. E, destinado para usuários do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Dentre os serviços digitais, o Meu DigiSUS permite histórico de saúde, encontrar postos, hospitais e farmácias. Além disso,  marcar consultas, acompanhar agendamentos e mais.

Sendo assim, para obter o documento digital, siga os seguintes passos:

  • Acesse o portal www.meudigisus.saude.gov.br;
  • Clique em "Entrar" na página inicial do site';
  • Você será direcionado para a página do governo federal. Se já tiver cadastro no portal Brasil Cidadão, basta inserir seu CPF e senha. Caso contrário, clique em "Crie sua conta gov.br";
  • É hora de realizar o cadastro. Para isso, basta escolher dentre as opções de utilizar dados do Banco do Brasil, validação facial no App Meu gov.br ou ainda número do CPF.
  • Após inserir os dados requisitados, você será redirecionado para o DigiSUS;
  • Por fim, em "Minha Saúde", você poderá conferir e acompanhar seus dados. Mas também, obter o documento digital em versão QR Code.

Vale ressaltar que a emissão da primeira via do CNS ainda é presencial, com o cadastro realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o território nacional. Para adquirir o cartão SUS é necessário levar RG e Comprovante de Residência, em seu nome, na UBS mais próxima do seu endereço.

Carteira de Trabalho Digital

Foto: reprodução/versátil contabilidade

A Carteira de Trabalho Digital elimina a necessidade de emitir o documento de maneira presencial. Dessa forma, o serviço público está disponível em formato digital.

Para obter a Carteira de Trabalho (CTPS), você precisa somente do número do CPF e ter conta autenticada no portal gov.br. Contudo, se você ainda não tiver o cadastro no portal do governo, acesse o site gov.br e siga os seguintes passos:

  • Clique em "Criar conta em gov.br";
  • Escolha a opção de cadastro;
  • Insira o CPF e crie uma senha..
  • Pronto! Cadastro realizado.

Depois disso, entre na loja de aplicativos do seu dispositivo móvel e procure pelo app Carteira de Trabalho Digital. Em seguida, baixe o aplicativo.

Por fim, com o cadastro já realizado, basta inserir CPF e senha.

 

Carteira Digital de Trânsito - Serviços digitais

Foto:reprodução

A Carteira de Trânsito, CNH Digital, está disponível para celulares Android e iOS. Contudo, para obter o documento em versão digital, é necessário já ter tirado a CNH pelo Detran, isto é, a primeira via.

Sendo assim, a CNH digital pode susbtituir o documento, quando necessária a apresentação. Para isso, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e fazer login com os dados (CPF e senha) cadastrados no portal gov.br, conforme os demais documentos citados anterioremente.

Além disso, a versão digital da CNH é disponibilizada com a aproximação da câmera do dispositivo móvel ao QR Code, presente na Carteira de Trânsito em papel.

Por fim, alguns serviços públicos também estão acessíveis pelo app, tais como:  Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), isto é , o documento do veículo. Mas também, o seguro DPVAT e infrações.

 

Outros serviços públicos digitais

O Governo Federal tem mais de 900 serviços digitais, disponíveis em aplicativos e páginas específicas na internet. Tais como:

Em suma, para conhecer todos os serviços em formato digital, acesse gov.br/governodigital/pt-br/

Última modificação em 29/07/2022 09:20

Compartilhe