TED ou DOC: entenda a diferença entre os tipos de transferência

As duas transferências bancárias mais conhecidas possuem peculiaridades que podem ser essenciais na escolha de qual usar. Entenda as diferenças:

Realizar transferências bancárias se tornou algo comum na atualidade. Os termos podem assustar para aqueles que não conhecem, mas a resposta é de fácil compreensão. TED e DOC são dois tipos de transferências bancárias, feitas entre contas diferentes. Cada um possui suas peculiaridades, que podem definir qual é a melhor opção para a sua necessidade. Entenda:

 

Como funciona o TED e DOC?

O Documento de Ordem de Crédito (DOC) e a Transferência Eletrônica Disponível (TED) são os dois tipos principais de transferências para bancos. Ambos levam em conta o limite ou a quantidade de dinheiro que o cliente pode enviar e o prazo que leva para o dinheiro cair na conta de destino. São feitas quando uma pessoa precisa realizar transferências entre bancos diferentes, e as regras são estabelecidas pelo Banco Central.

Dessa forma, para realizar as transferências é necessário ter em mãos os dados do beneficiário e documentos para concluir a operação. São eles:

  • Nome completo e CPF ou CNPJ de quem vai receber o dinheiro;
  • Valor a ser transferido;
  • Tipo de conta (corrente ou poupança);
  • Dados bancários (agência, conta e código do banco).

As taxas entre ambos pode variar de acordo com o pacote que possui, e muitas vezes elas podem ser abatidas. Acessando o Banco Central, é possível conferir todos os valores das tarifas bancárias atualizados.

 

O que é TED?

Criado pelo Banco Central em 2002, a TED é um tipo de transferência que necessita dos dados do recebedor para ser feita. Assim, quando feito dentro do horário, o dinheiro cai no mesmo dia. Funciona somente em dias úteis, geralmente entre 6h e 17h30. Permite transferências maiores do que R$ 5.000 e não há notificação quando feita. A transação também não exige nenhum valor mínimo.

A grande diferença está que o TED geralmente chega primeiro na conta. O valor cai poucos minutos após a autorização. Entretanto, se você fizer o agendamento depois desse horário, o valor só aparecerá na conta do beneficiado no dia seguinte.

 

O que é DOC?

Então, para DOC, também é necessário conhecer e digitar os dados do recebedor. O sistema funciona em dias úteis, geralmente entre 6h e 17h30, para transferências com o valor máximo de R$ 4.999,99. Assim, o dinheiro cai no próximo dia útil quando a transferência é feita dentro do horário.

Entretanto, o valor transferido por DOC só é efetivado no dia útil seguinte, para transações feitas até as 21h59. Depois desse horário, o dinheiro só vai cair na conta do beneficiário no segundo dia útil. Dessa forma, se você realizar um depósito as 23h de uma quarta-feira, o valor só ficará disponível na sexta.

 

É melhor usar TED ou DOC?

A principal diferença entre os tipos de transferência está no momento em que os valores caem em conta. Portanto, para saber qual opção é melhor, é necessário avaliar qual operação faz mais sentido nesse momento, o prazo e a quantia. Analisar os valores das operações no seu banco pode ser o arremate final da decisão, ou a urgência da transação. Além disso, geralmente os bancos fazem TED para conta poupança.

 

Leia também:

Pix: existe limite para as transações ou transferências?

Qual a diferença entre as formas de pagamento e o PIX?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes