Qual a diferença entre as formas de pagamento e o PIX?

O PIX, novo sistema do Banco Central, pode facilmente ser equiparado as principais formas de pagamento, com suas diferenças e facilidades

O PIX chegou no mercado e passou a oferecer mais uma opção para aqueles que desejam realizar pagamentos e transferências, prometendo um sistema ágil e facilitado. A grande diferença do PIX é que ele pode facilmente ser equiparado as principais formas de pagamento, com suas diferenças e facilidades. Ainda assim, é possível analisar para chegar a conclusão de qual a melhor opção para cada cliente.

 

O que é a forma de pagamento PIX?

O Pix é uma funcionalidade disponível em aplicativos de bancos e fintechs onde a pessoa já tem conta. Ele torna as transferências mais ágeis que o DOC/TED, e pode ser feito sete dias por semana, 24 horas por dia. Além disso, também promete realizar as operações em apenas 10 segundos.

É um sistema de pagamentos instantâneos, assim como o TED e DOC, boletos bancários, transferências entre contas e cartões, crédito ou débito. As chaves Pix são funcionalidades para fazer transações com o novo meio de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC).  Além de ser gratuito para pessoas físicas, não precisa de intermediários para realizar as operações. Também possui a opção de leitura de QR Code.

 

TED e DOC

Em suma, uma das principais comparações em relação ao Pix são as formas de pagamento TED e DOC.  No caso do TED, é necessário conhecer e digitar os dados do recebedor. Assim, quando feito dentro do horário, o dinheiro cai no mesmo dia. Funciona somente em dias úteis, geralmente entre 6h e 17h30. Permite transferências maiores do que R$ 5.000 e não há notificação quando feita.

Então, para DOC, também é necessário conhecer e digitar os dados do recebedor. O sistema funciona em dias úteis, geralmente entre 6h e 17h30, para transferências com o valor máximo de R$ 4.999,99. Assim, o dinheiro cai no próximo dia útil quando a transferência é feita dentro do horário.

 

Boleto bancário

Para pagamentos feitos em boleto, o pagamento acontece com a leitura ou digitando o código de barras. Dessa maneira, o dinheiro fica disponível somente no dia útil seguinte ao pagamento, com a emissão do boleto com regras e sem aviso quando a transferência é feita.

 

Cartão de débito e crédito

Nas formas de pagamento de crédito ou débito em relação ao PIX, o pagamento depende do cartão, ou cartão virtual em compras online. Para os pagamentos no cartão de débito, o dinheiro fica disponível dois dias após o pagamento e o recebedor deve ter ou alugar maquininha. No caso do cartão de crédito, o dinheiro fica disponível 28 dias após o pagamento. Portanto, a maior vantagem em relação ao último é que existe um crédito específico no uso, que oferece um limite para o cliente usar e depois pagar. Por fim, o PIX não é uma operação de crédito e é preciso ter dinheiro na conta para usá-lo.

 

Leia também:

Banco Central adia recolhimento do FGTS com PIX

Pix poderá ser usado para pagar faturas e recargas de celular

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes