Vai ter 13º salário do Auxílio Brasil em 2021?

Abono foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado mas ainda não tem calendário

O Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família, começou a ser pago no dia 10 de dezembro, mas diferentemente do que aconteceu em 2019, o novo programa não deve pagar o abono de fim de ano. Então veja  o que sabemos sobre o 13º salário do Auxílio Brasil.

 

Governo não vai pagar 13º salário do Auxílio Brasil em 2021

Até o momento, não há confirmação de que o abono será aprovado pelo Congresso. Como a proposta ainda está em discussão no Senado, se for aprovado, o 13º salário do Auxílio Brasil deve começar a ser pago somente a partir de 2022, já que não há tempo hábil para que o pagamento seja feito em dezembro deste ano.

Em Pernambuco, no entanto, os beneficiários já tiveram o décimo terceiro aprovado pelo governo estadual, que vai bancar o abono e deve iniciar os pagamentos já a partir de fevereiro de 2022.

Em 2019, os beneficiários do Bolsa Família receberam um abono natalino graças a uma medida provisória (MP), que perdeu validade e, por isso, o pagamento não se repetiu no ano seguinte. Agora, no entanto, o 13º salário do Auxílio Brasil virou uma proposta formal e, se passar pelo Senado, pela Câmara e pela sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL), o pagamento deve se tornar lei.

Segundo o texto, a ideia é garantir uma renda extra aos beneficiários do novo programa de transferência de renda do Governo Federal, que começou a ser pago em novembro. O pagamento seria feito sempre no mês de dezembro de forma permanente, ou seja, sem vínculo com o governo atual ou qualquer outro.

Qual o valor do Auxílio Brasil?

13º salário auxílio brasil
Auxílio será de r$ 400 em dezembro. Foto: reprodução/marcello casal jr/agência brasil

O Auxílio Brasil começou a ser pago em novembro para família em situação de pobreza ou extrema pobreza e, embora ainda dependa da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, em dezembro o pagamento médio deve ser de R$ 400 devido a uma Medida Provisória publicada pelo presidente. A MP, no entanto, não garante o mesmo valor para os próximos meses e também não amplia o número de beneficiários para cerca de 17 milhões, conforme havia prometido Bolsonaro.

O Auxílio Brasil foi automaticamente transferido para quem recebia o Bolsa Família, mas ainda é possível se inscrever. Para isso, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo com os documentos de todos os membros familiares e solicitar a inscrição no CadÚnico. No entanto, isso não garante que o benefício será concedido. Para consultar o cadastro, é preciso acessar o site ou aplicativo do CadÚnico no celular ou fazer uma ligação gratuita para o número 0800 707 2003.

Calendário Auxílio Brasil

Confira o calendário previsto para o pagamento do Auxílio Brasil de 400 reais em dezembro de acordo com o NIS:

NIS final 1: 10 de dezembro;

NIS final 2: 13 de dezembro;

NIS final 3: 14 de dezembro;

NIS final 4: 15 de dezembro;

NIS final 5: 16 de dezembro;

NIS final 6: 17 de dezembro;

NIS final 7: 20 de dezembro;

NIS final 8: 21 de dezembro;

NIS final 9: 22 de dezembro;

NIS final 0: 23 de dezembro.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes