Tem como sacar o vale gás no caixa eletrônico?

Esse auxílio foi criado com o objetivo de diminuir o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias brasileiras de baixa renda

O vale gás já está sendo depositado para os beneficiários. Neste mês, o pagamento vai beneficiar cerca de 5,47 milhões de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, por isso, é importante saber como sacar o vale gás no caixa eletrônico, que atualmente é uma das formas mais simples de fazer a retirada desse auxílio.

Como sacar o vale gás no caixa eletrônico

Os cidadãos que foram considerados aptos ao benefício pelo governo federal, podem sacar o vale gás no caixa eletrônico de duas formas. São elas:

Saque utilizando o cartão do Auxílio Brasil: como o Auxílio Brasil e o vale gás estão sendo pagos em conjunto, o Ministério da Cidadania informou que as famílias podem utilizar o cartão do programa de distribuição de renda para fazer a retirada do dinheiro. Então, quem deseja saber como sacar o vale gás no caixa eletrônico deve ficar atento ao procedimento.

Para isso, vá até o caixa eletrônico, coloque o cartão no espaço indicado pelo caixa para que o beneficiário seja identificado e procure pela opção “saque”. Depois, registre a quantia que deseja resgatar e informe a senha cadastrada, o que irá autorizar a transação financeira. Feito isso, retire o dinheiro e faça a emissão do comprovante de saque.

Saque sem cartão: quem não possui o cartão pode sacar o vale gás no caixa eletrônico apenas com o código de saque que é emitido pelo Caixa Tem. Neste caso, acesse o aplicativo e clique na opção "saque sem cartão". Depois, escolha "gerar código de saque". 

Esse código tem validade de apenas uma hora, então, vá até o caixa eletrônico e informe o código para identificar a transação. Aparecerá no visor do caixa eletrônico a opção “saque do auxílio”. Assim, informe o número do CPF do beneficiário e clique na opção “Continuar”.

O último passo é registrar o código gerado no Caixa Tem para retirar o dinheiro e finalizar o procedimento. Quem optar por essa forma de como sacar o vale gás no caixa eletrônico deve conferir o horário dos caixas eletrônicos das agências da Caixa Econômica, visto que em grande parte do país a retirada do benefício através do caixa pode ser feito das 6h às 22h. 

Como sacar Vale Gás no Banco 24 Horas?

Os cidadãos que querem aprender como sacar o vale gás no caixa eletrônico, também devem saber que podem fazer a retirada desse dinheiro nos caixas eletrônicos da rede 24H. Basta seguir um passo a passo bem simples, confira:

  1. vá até o caixa eletrônico 24h;
  2. na tela inicial, clique em “Saque”; 
  3. escolha a opção  “Benefícios emergenciais”; 
  4. informe o número código de saque emitido pelo Caixa Tem;
  5. clique em “Confirma” e saque o valor desejado;

Diferente dos caixas eletrônicos onde existem determinados horários para a realização de saques na Caixa Econômica que variam conforme a localização e do ponto de atendimento, os beneficiários podem sacar o dinheiro nos terminais de autoatendimento do Banco 24 horas a partir das 23h até as 5h. No entanto, os caixas do Banco24Horas precisam ter convênio com a Caixa Econômica Federal.

Qual quantia posso sacar? 

Quem recebeu pis em 2021 recebe em 2022
Foto: reprodução/agência brasil

O pagamento deste mês é de R$52 e corresponde a 50% da média do preço do botijão de gás de 13 quilos. Já nas próximas parcelas essa quantia será reajustada, visto que leva em consideração a média do preço do gás de cozinha que é apurado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Mas o cidadão pode retirar tanto o valor total do benefício, quanto parcial e, neste caso, fazer mais de um saque se desejar. Esse dinheiro também pode ser utilizado em compras, pagamentos de contas e boletos por meio do Caixa Tem, além de transferências a partir da data de depósito que teve início no dia 18.

Os pagamentos estão sendo feitos de acordo com o NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários, sendo assim, veja a seguir a partir de quando sacar o vale gás no caixa eletrônico: 

NIS com final 1: saque está disponível desde o dia 18 de janeiro;

NIS com final 2: saque está disponível a partir do dia 19 de janeiro;

NIS com final 3: saque disponível em 20 de janeiro;

NIS com final 4: saque disponível em 21 de janeiro;

NIS com final 5: saque disponível em 24 de janeiro;

NIS com final 6: saque disponível em 25 de janeiro;

NIS com final 7: saque disponível em 26 de janeiro;

NIS com final 8: saque disponível em 27 de janeiro;

NIS com final 9: saque disponível em 28 de janeiro;

NIS com final 0: saque disponível em 31 de janeiro;

O vale gás será pago a cada dois meses e as famílias podem acompanhar o depósito na conta do programa social através dos aplicativos do Auxílio Brasil e do Caixa Tem.

LEIA TAMBÉM | Consulta do Vale Gás 2022: saiba como conferir o pagamento pelo CPF

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes