Cartão de confirmação: como saber onde vai ser a prova do Enem 2021

O cartão de confirmação, com o local da prova de cada participante, foi divulgado pelo Inep

Para os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que aguardavam ansiosamente, a espera acabou. O local de prova já pode ser consultado pelos participantes, no site do Inep, e o DCI traz tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Como saber onde vai ser a prova do Enem no cartão de confirmação

Além de indicar o nº de inscrição, o CPF e nome completo, o cartão de confirmação também é a forma de como saber onde vai ser a prova do Enem. Ou seja, o participante pode conferir o lugar exato, com endereço, número, sala e prédio de onde ele irá fazer o exame.

O documento possui apenas caráter informativo. Isto é, ele serve para indicar com exatidão o lugar onde será realizado o Enem. Portanto, não é obrigatório de estar impresso no dia da prova. Ou seja, você não precisa levar ele, de forma física, para fazer o exame. Contudo, recomenda-se que tenha de fácil acesso para errar a sala.

Como saber onde vai ser a prova do Enem?

O cartão de confirmação é o documento que indica como saber onde vai ser a prova do Enem de cada participante. O protocolo foi divulgado e já se encontra disponível para consulta na Página do Participante. Para acessar, é preciso ir até o portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A divulgação foi anunciada na quarta-feira, dia 3 de novembro. O acesso à página é feito com seu login e senha que definiu quando fez a inscrição. A plataforma pode ser acessada tanto pelo computador, quanto pelo celular, ou no aplicativo do Enem.

Como acessar o cartão de confirmação do Enem 2021?

Para acessar o cartão de confirmação do Enem 2021, que é onde aparece o local de prova, o candidato tem de ir até o site da Página do Participante, do Inep.

Somente quem fez a inscrição e pagou a taxa, ou que conseguiu a isenção, pode ter acesso a ele.

Como acessar a Página do Participante?

Para saber onde vai ser a prova do Enem, você precisa digitar o site (enem.inep.gov.br/participante). Assim, quando estiver na página, você tem de inserir o seu nº do CPF e a sua senha do sistema do governo federal. Caso tenha esquecido seu acesso, deve ir na opção “Esqueci minha senha”. Com o acesso em mãos, faça os seguintes procedimentos:

  • Clique em "aplicação".
  • Clique em "local de prova".

Em seguida, clicar na opção da edição do Enem 2021, e no botão “Cartão de confirmação”. Desta forma, como o protocolo já teve a divulgação oficial, estará acessível a todos os participantes regularmente inscritos.

Como saber local de prova do enem cartao de confirmação
Esse é o cartão de confirmação do enem 2021

 

Cartão de confirmação vem pelos Correios?

Desde o ano de 2015, os Correios não enviam mais o cartão de confirmação. Sendo assim, é importante que você procure no site oficial acessar o documento e conferir seu local de prova.

Vale dizer que a definição só foi divulgada faltando cerca de 20 dias para a prova, por que há milhões de inscritos no Enem. Ou seja, é um processo que requer muita atenção para definir os locais de prova, que costumam ser mais perto da casa do indivíduo.

De acordo com o Inep, 3,1 milhões de inscritos devem fazer o Enem, sendo que 3 milhões farão provas impressas e 68,8 mil farão a digital. Os itens cobrados das duas versões de avaliação serão idênticos.

Quando será o Enem 2021?

O Enem 2021 está previsto para ser aplicado nos dias 21 e 28 de novembro. Além disso, participantes que se inscreveram na 2ª chamada farão em 9 e 16 de janeiro de 2022.

Então, no 1º dia, 21 de novembro, são 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Além disso, há também a redação.

Também, no 2º dia, 28 de novembro, são 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.

Por fim, vale lembrar que os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Desta forma, é importante que os inscritos cheguem com antecedência no local, para evitar atrasos e não correr o risco de ficar sem fazer a prova. Todos os horários são o referente ao fuso-horário de Brasília.

O DCI já abordou dicas sobre a redação do Enem, assim como todos os detalhes sobre a duração da prova do Enem.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes