Recuperação de crédito tributário é direito do contribuinte; saiba solicitar

Direito é previsto no artigo 172 do Código Tributário Nacional  (CTN), e corresponde ao período dos últimos cinco anos

Empresas que fazem parte do Simples Nacional tem o direito a recuperação de crédito tributário, de acordo com o artigo 172 do Código Tributário Nacional  (CTN).  Assim, tem direito as empresas que pagam tributos de maneira errônea, o que pode afetar o caixa, desde que os pagamentos dos impostos tenham sido maiores ou feitos de forma errônea, e sejam comprovados através de laudo.

 

O que é recuperação de crédito tributário?

A recuperação de crédito tributário é um direito das empresas que podem reaver os impostos pagos indevidamente, ou a mais. Como explica Rogério Laviano, diretor da Tax Consulting Brasil: "existem alguns produtos comprados para revenda cujo os impostos são recolhidos no início da cadeia produtiva, reconhecidos como Monofásico ou por ST (Substituição Tributária). Após a revenda e no momento da apuração do Simples Nacional, pode ocorrer destes impostos serem recolhidos novamente, desta forma gerando um crédito a favor da empresa, crédito este que poderá ser revisto num período de até cinco anos do ocorrido". 

 

Como funciona o processo?

O processo de análise é feito sobre os valores que estão pagos e lançados no órgão governamental. Sobre esse valor, é feito o cálculo para verificar se há e quanto foi pago a mais ou indevidamente. No caso da Tax Consult Brasil, dispõe de um robô de inteligência artificial que parametriza as buscas, cálculos, cruzamentos de informações e códigos. Ao final, apuram-se os créditos, se houver.

 

Quem pode solicitar?

"Na realidade, a recuperação é um direito do contribuinte. Ele pagou a mais, ele tem o direito de ressarcir os valores que foram pagos a mais junto ao órgão federal. Isso vai ajudar ele a incrementar o caixa, porque a empresa vai receber o valor de volta. O valor é homologado pela Receita Federal, é lançado na Receita que devolve direto em conta-corrente da empresa solicitante. Esse valor, conforme decreto, é depositado em até 60 dias, salvos se a empresa tiver com débito", explica Laviano.

Em casos onde as empresas possuam débitos junto ao órgão competente, existe a possibilidade dela pegar o valor que ela tem a receber e abater os débitos que ela tem junto ao órgão, compensando crédito X débito. Assim, tem direito a recuperação dos impostos as empresas comerciais com produtos classificados no Monofásico ou ST (Substituição Tributária), desde que tenham crédito a seu favor. Alguns dos seguimentos são padarias, lanchonetes, mercados, lojas de autopeças, pneus, cosméticos e outras mais. Todos tem direito a revisão e ao recebimento. Conforme afirmou o diretor da Tax Consulting Brasil, vale a pena fazer um levantamento, atualmente sem custo, para avaliar se existe o crédito ou não.

 

Existem riscos em solicitar a recuperação de crédito tributário?

O trabalho é feito sobre todas as notas fiscais emitidas junto ao órgão competente, na base oficial das empresas.  "O risco é mínimo, dificilmente ele existe porque são matérias pacificadas junto ao Superior Tribunal Federal. Caso algum dia houver qualquer tipo de questionamento junto ao órgão, é altamente defensável, pois a própria Receita analisa, homologa e credita na conta das empresas”, diz Laviano. Dessa forma, pode-se realizar a recuperação dos últimos cinco anos, se você teve direito a valor a restituir.

 

Leia também:

Simples Nacional: saiba os requisitos para se enquadrar na modalidade

CNAE: quais atividades se enquadram no Simples Nacional?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes