Botafogo, Vasco e mais: chances de subir para série A 2022 do Brasileirão

Coritiba lidera as estatísticas e deve voltar para a primeira divisão ao fim da temporada

Faltam sete rodadas para acabar a Série B do Campeonato Brasileiro. Enquanto isso, torcedores fazem as contas para saber quantos pontos serão necessários para ter o seu time na Série A. Além do campeão, outros três também voltam para a primeira divisão em 2022. Dessa maneira, confira as chances que cada um tem de subir.

Chances de subir para a Série A 2022 de cada equipe

Ao fim da temporada, os quatro primeiros colocados do Brasileirão Série B ganham a chance de voltar para a Série A em 2022. O elenco que marcar mais pontos é o campeão brasileiro da segunda divisão para a festa da torcida. Por fim, os outros três primeiros também retornam à elite.

De acordo com o estudo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Coritiba é quem lidera as estatísticas de chances para subir até a primeira divisão com 96.9%. Já o Botafogo é o segundo no ranking com 93.6%.

É importante ressaltar que estes números, coletados pelo Departamento, correspondem ao fim da 31ª rodada em 24 de outubro de 2021, sendo atualizados ao fim de cada semana. A seguir, confira a tabela completa das possibilidades de acesso até a Série A de 2022.

 

  • Coritiba - 96.9%
  • Botafogo - 93.6%
  • Avaí - 83.1%
  • Goiás - 66.3%
  • CRB - 32.4%
  • Vasco - 12.9%
  • CSA - 5.2%
  • Guarani - 4.8%
  • Náutico - 4.6%
Chances de subir para série a 2022
Coritiba está próximo de ser campeão em 2021 na série b. Foto: assessoria coritiba / @coritiba

Quantos pontos são necessários para subir da Série B para Série A?

De acordo com números da UFMG, um time precisa ter entre 60 e 64 pontos para estar 100% garantido na Série A do ano seguinte. O número de vitórias, empates e derrotas são indispensáveis se a equipe chegar ao algarismo necessário.

Até o início da 32ª rodada da Série B em 2021, nenhum dos clubes mostra o poder de firmar a sua vaga. Apenas o Coritiba, com 57 pontos, está por 3 pontos (ou uma vitória) do fator ideal entre a estatística.

Quem vai ser rebaixado para a Série B de 2022?

Assim como quatro equipes tem a oportunidade de voltar para a primeira divisão do futebol brasileiro, outras quatro tem o azar de cair da Série A para a B em 2022. Nada está definido até a 28ª rodada mas os números e o desempenho dos concorrentes ao longo da edição mostram muito sobre o provável destino de cada um.

A Chapecoense está na lanterna da tabela com 13 pontos e com isso deverá estarde volta na segunda divisão em 2022, principalmente porque tem 99,9% de chances segundo o raciocínio do estudo feito pela UFMG.

O Juventude, também do Sul, é outro que apresenta alta possibilidade de jogar a Série B no ano que vem com 67.8%, seguido do Sport, time de Recife comandado por Gustavo Florentín, com 62.1%.

A surpresa no quadro de rebaixados pode ficar com o Grêmio, disputando a segunda divisão pela terceira vez em sua história. O clube, que optou por trocar Felipão por Vagner Mancini, contabiliza 26 pontos em 25 jogos disputados, tendo 56.1% de chances de rebaixamento.

 

+ Quais são os times mais ricos do Brasil? Veja os números

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes