Guia do Brasileirão 2023: clubes, regras e datas dos jogos

Primeira divisão do Campeonato Brasileiro de futebol vai começar em abril de 2023, com vinte equipes das mais variadas regiões do país

Vai começar o Brasileirão 2023! Vinte equipes disputarão em pontos corridos a primeira divisão do futebol brasileiro entre abril e dezembro. O primeiro colocado será declarado o campeão, enquanto vagas para torneios internacionais serão distribuídas e os quatro últimos da tabela serão rebaixados para a segunda divisão.

No calendário do futebol, o Campeonato Brasileiro da Série A já tem data marcada para começar. Serão 38 rodadas em dois turnos, ou seja, cada equipe vai enfrentar o mesmo adversário dentro e depois fora de casa, organizado pela CBF, a Confederação Brasileira de Futebol.

Acompanhe a seguir o guia do Brasileirão que o portal DCI preparou para ficar por dentro.

Quando começa o Brasileirão 2023?

Para começar, você deve saber que o Campeonato Brasileiro de 2023 tem início marcado para o fim de semana entre 15, 16 e 17 de abril. Os jogos do Brasileirão sempre acontecem de sábado, domingo e segunda-feira, e durante o meio da semana entre a quarta e a quinta-feira.

São dez jogos por rodada divididos por três ou dois dias em horários alternados. Entretanto, pode acontecer da CBF desmarcar confrontos devido ao calendário da Libertadores, Copa do Brasil ou Sul-Americana.

A tabela completa com todas as rodadas do Brasileirão 2023 e as datas de cada rodada você confere no fim desta matéria.

Quais equipes vão jogar a Série A este ano?

Jogam a primeira divisão do Campeonato Brasileiro as equipes de Palmeiras, atual campeão, Internacional, Fluminense, Flamengo, Corinthians, São Paulo, América MG, Athletico PR, Atlético MG, Botafogo, Fortaleza, Goiás, Coritiba, Cuiabá, Cruzeiro, Santos, RB Bragantino, Vasco, Grêmio e Bahia.

Subiram da segunda para a primeira divisão as equipes de Cruzeiro, campeão da Série B, e Vasco, Grêmio e Bahia. Cada um dos elencos conquistaram o acesso ao terminarem na parte de cima da tabela.

Por outro lado, foram rebaixados o Ceará, Atlético GO, Juventude e Avaí da primeira para a segunda divisão.

Times do Brasileirão 2023

Para ficar por dentro de como vem as equipes para a nova temporada do Campeonato Brasileiro da Série A, acompanhe o guia que o portal DCI preparou.

Palmeiras é o atual campeão

Na temporada passada, o Palmeiras conquistou o 11º título brasileiro. O alviverde conseguiu manter a liderança com folga após 38 rodadas, garantindo 81 pontos em 23 vitórias, 12 empates e três derrotas. Em uma nova etapa, o clube paulista promete manter o favoritismo em busca do décimo segundo troféu do Brasileirão.

O Palmeiras é finalista do Paulistão. Além do estadual e do torneio nacional, disputará também a Libertadores e a Copa do Brasil. Este ano, inclusive, foi campeão da Supercopa do Brasil ao derrotar o Flamengo em Brasília.

O técnico português Abel Ferreira permanece no comando. Já o elenco teve baixas, mas a diretoria só contratou um novo jogadores, algo bastante diferente para a "era Crefisa". Saíram Gustavo Scarpa, Danilo e Wesley, além de Jorge, emprestado ao Fluminense, e Artur, ex-Bragantino, chegou.

O Palmeiras vai, sim, brigar pelo título nacional. Mesmo sem contratações e a mudança na gestão, o Verdão mantém o seu futebol no mais alto nível, considerado por muitos torcedores rivais um dos melhores times brasileiros da atualidade.

Brasileirão 2023
Palmeiras foi campeão brasileiro em 2023. Foto: reprodução cesar greco / palmeiras

América Mineiro em busca da Libertadores | Brasileirão 2023

Vagner Mancini continua no comando do Coelho. Na temporada passada, o América Mineiro brigou até a última rodada e conquistou pela primeira vez a vaga na Copa Sul-Americana. Este será o principal desafio do clube mineiro, equilibrar os compromissos durante o cheio calendário do futebol brasileiro.

O América terminou em 10º lugar na edição passada, com 53 pontos somados em 15 vitórias, oito empates e 15 derrotas. Como mandante foram nove triunfos, seis derrotas e quatro empates, desempenho mediano.

No Campeonato Mineiro deste ano, o América disputa a final com o Atlético Mineiro. Na Copa do Brasil, avançou para a terceira fase. Em 2023, chegaram para compor o elenco o goleiro Mateus Pasinato, os laterais Nino Paraíba e Nicolas, o zagueiro Wanderson e os atacantes Dadá Belmonte, Mateus Gonçalves e Mikael.

Em resumo, o time de Belo Horizonte não deve brigar pelo título brasileiro, mas pode surpreender diante de gigantes.

Brasileirão 2023
Vagner mancini é o técnico do coelho em 2023. Foto: reprodução mourão panda / américa

 

Vasco de volta à elite | Brasileirão 2023

Depois de dois longos anos amargando na Série B, o Vasco finalmente está de volta na elite do Brasileirão! O clube conseguiu o tão sonhado bilhete de acesso para ao terminar em quarto lugar da tabela na última temporada.

O Vasco tem um gigantesco legado na história do futebol. Este ano, o clube fará o impossível para se manter na elite do Campeonato Brasileiro e consequentemente brigar por vagas em torneios internacionais como a Libertadores ou a Copa Sul-Americana.

Maurício Barbieri é o técnico do Vasco. O início de temporada do clube não é dos melhores, visto que até fez uma boa campanha na Taça Guanabara, mas acabou eliminado pelo Flamengo na semifinal do Campeonato Carioca. Na Copa do Brasil se despediu na segunda fase após ser derrotado pelo ABC nos pênaltis.

O elenco do Vasco passou por uma reformulação. Além de Barbieri, chegaram os goleiros Léo Jardim e Ivan, os zagueiros Manuel Capasso, Léo Pelé e Robson Bambu. Os laterais Paulo Henrique, Pumita Rodríguez e Lucas Piton assinaram com o Gigante da Colina.

No meio de campo, os volantes Andrey Santos, Jair e Patrick de Lucca, o meia-atacante Orellano e para o ataque Pedro Raul são as contratações do clube carioca. Em 2023 o Vasco não é o favorito ao título, mas irá de fato concorrer por vagas na Libertadores na parte de cima da tabela.

Brasileirão 2023
Vasco está de volta à série a. Foto: reprodução daniel ramalho / vasco

Cruzeiro quer brigar por título

Foram três longos anos na Série B do Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro passou por maus bocados dentro e fora de campo, com problemas no financeiro, polêmico entre diretorias e contratações irregulares que o fizeram perder pontos na classificação.

Finalmente, a Raposa quatro vezes campeã do Brasil está de volta para o calendário titular do futebol. Sob o comando do ex-jogador Ronaldo Fenômeno, ídolo da Seleção Brasileira, o clube conseguiu encontrar o seu caminho e desempenhar bom futebol. Para se despedir em grande estilo, ergue a taça da Série B do Brasileirão.

O Cruzeiro trouxe para o elenco o goleiro Anderson, os zagueiros Neris, Reynaldo, Luciano Castán, os laterais William, Marlon e Igor Formiga. Para o meio de campo, os volantes Ramiro, Walisson, Richard, Fernando Henrique, Matheus Jussa e o meia Nikão.

No ataque, assinaram com a equipe Mateus Vital, Rafael Bilu, Wesley e Matheus Davó e Gilberto. Além de jogadores contratados para compor o elenco cruzeirense, a diretoria de Ronaldo Fenômeno também fez a substituição do uruguaio Paulo Pezzolano para o português Pepa.

O início de temporada da Raposa está sendo bastante caótico. Isso porque foi eliminado pelo América na semifinal do Campeonato Mineiro, mas ainda tem o Brasileirão e a Copa do Brasil para jogar.

Ao que tudo indica, será difícil o Cruzeiro brigar pelo título brasileiro, mas no futebol nada é impossível. O time de Belo Horizonte tem como objetivo número um o de se manter na elite. Depois, traça como destaque a briga por competições internacionais e a taça em prata.

Brasileirão 2023
O técnico pepa assume o comando do cruzeiro em 2023. Foto: reprodução gustavo aleixo / cruzeiro

 

Flamengo promete brigar por título | Brasileirão 2023

A temporada passada foi perfeita para o Flamengo. O clube carioca conquistou a América com a taça da Libertadores pela terceira vez em sua história e venceu o Corinthians na final da Copa do Brasil, garantindo uma premiação milionária.

Este ano a história é bem diferente. Em três meses de trabalho sob o comando do técnico português Vitor Pereira, o time da Gávea não conseguiu bons resultados, pelo contrário, coleciona fracassos e eliminações. Na Supercopa do Brasil perdeu para o Palmeiras, no Mundial de Clubes ficou em terceiro lugar e na Recopa foi derrotado pelo Independiente del Valle.

Para fechar, perdeu o título da Taça Guanabara para o Fluminense. Para tentar reparar o erro, o clube tentará a glória do Campeonato Carioca novamente contra o próprio Tricolor. O Flamengo ainda irá disputar a Libertadores, Copa do Brasil e o Brasileirão.

A primeira divisão do futebol brasileiro, justamente, será a chance do Rubro-Negro se redimir com o torcedor. A última conquista foi em 2020, sob o comando de Rogério Ceni.

Para esta temporada, a diretoria do Flamengo repatriou Gerson, que estava no Olympique de Marseille, e o goleiro Agustín Rossi, mas só poderá atuar em julho.

Guia do brasileirão 2023
Flamengo foi campeão da libertadores e copa do brasil em 2022. Foto: reprodução gilvan de souza/flamengo

Atlético Mineiro quer o terceiro título brasileiro

Depois de 50 anos, o Atlético Mineiro finalmente conquistou o seu segundo título do Campeonato Brasileiro no futebol masculino. O clube, entretanto, fez uma temporada bem abaixo do esperado no ano passado e só conseguiu a vaga na Pré-Libertadores.

O início de 2023 tem sido bom para o Galo. O clube briga na final do Campeonato Mineiro, além de disputar também a Copa do Brasil e a fase de grupos da Libertadores após conquistar a vaga na etapa preliminar.

Primeiro, a diretoria substituiu Cuca por Eduardo Coudet. O argentino vem do Celta de Vigo, na Espanha, onde não conquistou títulos mas mostrou um belo trabalho no Campeonato Espanhol. Para compor o elenco, o Galo repatriou os zagueiros Bruno Fuchs e Maurício Lemos, os laterais Saravia e Paulo Henrique, os meias Edenilson, Igor Gomes e Patrick, além dos atacantes Paulinho e Hyoran.

O que esperar o Atlético Mineiro? O time pode, sim, brigar por título. Com Paulinho e Hulk no ataque, o elenco mineiro promete surpreender dentro de campo e ser um potente ataque. Os reforços foram justamente para compor o meio de campo e a linha de frente. Com isso, é certo que ao menos a vaga em competições o Atlético irá manter.

Brasileirão 2023
Galo foi campeão em 2021. Foto: reprodução pedro souza / atlético

Corinthians pode fazer bonito no Brasileirão 2023?

A temporada passada foi bastante equilibrada para o Corinthians. Vitória em cima do Boca Juniors nos pênaltis pela Libertadores, final da Copa do Brasil contra o Flamengo e disputas na parte de cima do Brasileirão pelo título. O clube paulista não ganhou títulos, mas conseguiu a vaga na fase de grupos da  Libertadores.

Por incrível que pareça, o Timão não fez grandes contratações. Trouxe de volta Romero, que atua como atacante, e o lateral Matheus Bidu, além do treinador Fernando Lázaro, para substituir Vitor Pereira, que decidiu trocar São Paulo pelo Rio de Janeiro.

No Paulistão foi eliminado pelo Ituano nos pênaltis mas ainda terá competições para brigar daqui para frente.

Mesmo sem grandes reforços, é certo que o Corinthians vai brigar na parte de cima da tabela. O último título brasileiro veio em 2017.

Guia do brasileirão 2023
Yuri alberto é destaque no timão. Foto: reprodução rodrigo coca / corinthians

Fluminense é destaque na temporada | Brasileirão 2023

O Fluminense de Fernando Diniz já é um fenômeno no futebol brasileiro. Campeão da Taça Guanabara em 2023, o tricolor briga pelo título do Campeonato Carioca neste início de temporada.

No ano passado, para quem não se lembra, o Fluminense até chegou a ser cogitado como favorito à taça com Palmeiras e Internacional, mas tropeçou em algumas rodadas e viu o Verdão aumentar a vantagem. Terminou em terceiro lugar com 70 pontos, somados em 21 vitórias, sete empates e dez derrotas.

Este ano, o Tricolor do Rio de Janeiro vem mais preparado do que nunca para levantar o troféu com o apoio da sua torcida no Maracanã. A diretoria trouxe Lelê, atacante, Gabriel Pirani, meia, e Marcelo, lateral e ídolo do clube e também do Real Madrid.

Outros nomes em contratações foram os laterais Guga e Jorge, o zagueiro Vitor Mendes e o goleiro Vitor Eudes. O meia Lima e o atacante Keno também assinaram com o Flu.

Guia do brasileirão 2023
Cano é a estrela do fluminense. Foto: reprodução marcelo gonçalves/ffc

 

Fortaleza rumo ao favoritismo | Brasileirão 2023

 

No ano passado o Fortaleza fechou a sua participação no Brasileirão em sétimo lugar com 55 pontos, conquistados em 15 vitórias, dez empates e 13 derrotas. Além do lugar na parte de cima da tabela, carimbou o passaporte para a fase preliminar da Libertadores, mas foi eliminado pelo Cerro Porteño e teve que se contentar com a vaga na Sul-Americana.

No Campeonato Cearense o Fortaleza está na final, além de disputar a semifinal da Copa do Nordeste. Com muito gás dentro de campo, o Leão do Ceará está pronto para buscar o seu lugar na força da região.

A diretoria do time mantém o trabalho de Juan Pablo Vojvoda, mas trouxe uma extensa lista de atletas. Os goleiros Mauricio Kozlinski e João Ricardo, o ex-jogador Yago Pikachu, além de Bruno Pacheco, Lucas Esteves, Pochettino, Dudu, Lucero, Calebe, o atacante Guilherme e Júnior Santos.

O Fortaleza vai conseguir parar grandes potencias como Palmeiras e Flamengo? Pode, sim, vencer os rivais em campo, mas a pergunta que fica é: pode concorrer ao título também com eles?

Guia do brasileirão 2023
Fortaleza quer fazer boa campanha este ano. Foto: reprodução mateus lotif/fec

 

São Paulo quer brigar pela taça

Depois de uma equilibrada campanha no Paulistão, o São Paulo está 100% confiante para estrear no Brasileirão deste ano. Ainda sob o comando de Rogério Ceni, o Tricolor promete brigar na parte de cima da tabela. Mas o que é necessário ao clube para imperar na liderança?

Nos últimos anos o São Paulo apresentou muitos problemas tanto na defesa como no ataque, mesmo com jogadores estrelados em campo. A última conquista do time foi o Paulistão em 2021, com Hernán Crespo como técnico. Desde então o elenco acumula eliminações e resultados inexpressivos no Brasileirão.

Passaram pelo Tricolor Paulista nos últimos anos Hernanes, Miranda, Daniel Alves e Juanfran. Nenhum deles foi capaz de levar o plantel até a liderança ou ao título do campeonato nacional. Por isso, o técnico Rogério Ceni precisa estudar mais de perto o elenco e trabalhar nas principais dificuldades.

Para a temporada 2023, a diretoria trouxe o goleiro Rafael, o zagueiro Allan Franco, o volante Méndez, o meia Wellington Rato e os atacantes Caio Paulista, David, Marcos Paulo e Pedrinho. O time ainda jogará a fase de grupos da Sul-Americana e a terceira fase da Copa do Brasil.

Santos busca a recuperação no futebol | Brasileirão 2023

O início de temporada do Santos pode ser resumido em um adjetivo: caótico. O time da Baixada Santista brigou para não ser rebaixado no Paulistão em mais uma edição, conseguiu escapar mas ficou fora da briga nas quartas de final.

Odair Hellmann é o treinador do Peixe. O comandante assumiu o cargo no fim do ano passado e, desde então, o seu trabalho tem feito pontos de interrogação surgiram na cabeça do treinador. Não por dúvidas à qualidade e a técnica sobre o profissional que é, mas porque muitas vezes o resultado não vem em campo.

No Paulistão o time ganhou apenas três jogos, empatou cinco e perdeu quatro. Afastou o rebaixamento, mas não deixou os torcedores satisfeitos. Na Copa do Brasil, por outro lado, venceu a segunda fase e agora irá enfrentar o Botafogo de Ribeirão na terceira.

Para o restante da temporada, o presidente Andrés Rueda e a diretoria do Peixe repatriaram o goleiro Vladimir, trouxeram lateral direito João Lucas, zagueiro Messias, o volante Dodi e o atacante Mendoza. O Santos tem, sim, potencial e camisa pesada para brigar na parte de cima da classificação do Brasileirão afastar a maré de azar que o ronda.

Guia do brasileirão 2023
Odair hellmann é o técnico do santos 2023. Foto: reprodução raul baretta/ santos fc

 

Bahia de volta à elite

Um ano depois, o Bahia está de volta para a elite do futebol brasileiro. O clube terminou a Série B no ano passado em terceiro lugar com 62 pontos, somados em 17 vitórias, 11 empates e dez derrotas, atrás do Cruzeiro e do Grêmio.

O início de temporada do Tricolor Baiano mostrou um elenco bastante regular. Venceu Ba-Vi, chegou na final do Campeonato Baiano e tornou-se favorito ao título, mas foi eliminado na fase de grupos da Copa do Nordeste. Pela Copa do Brasil, entretanto, venceu o Jacuipense na primeira fase e o Camboriú na segunda, garantido na terceira.

O Bahia promete dar trabalho para os adversários e fazer um retorno triunfal na primeira divisão, mas não é o favorito ao título brasileiro.

Para compor o elenco tricolor, a diretoria trouxe o goleiro Marcos Felipe, os zagueiros, Marcos Victor, Kanu, David Duarte, Raul Gustavo, laterais Jhoanner Chávez e Cinho, os volantes Nicólas Acevedo e Yago Felipe e os meias Thaciano, Cauly Oliveira e Diego Rosa.

No ataque juntam-se Kayky, Biel, Everaldo, Arthur Sales, Luciano Juba e Ademir.

Guia do brasileirão 2023
Bahia está de volta na elite do brasileirão. Foto: reprodução felipe oliveira / ec bahia

 

Com Suárez, o Grêmio pode ser favorito ao título | Brasileirão 2023

O Grêmio é responsável pela melhor contratação da temporada. Se você está por dentro das últimas notícias, com certeza sabe que estamos falando de Luis Suárez, o uruguaio que já disputou Copa do Mundo e vestiu as cores do Atlético de Madrid, Barcelona e Liverpool.

Depois de uma temporada no Nacional do Uruguai e a eliminação precoce e dolorosa na Copa do Catar com a sua seleção nacional, Suárez assinou contrato com o Tricolor de Porto Alegre. Já são 13 partidas e sete gols marcados.

O Grêmio na Série A do Campeonato Brasileiro deste ano é importante porque marca justamente o retorno um ano depois de cair para a segunda divisão do futebol. O desempenho do clube, entretanto, foi totalmente exemplar com a segunda posição, atrás do Cruzeiro com 65 pontos em 17 vitórias, 14 empates e sete derrotas.

A pergunta que fica é, com Suárez, o Grêmio pode ser campeão brasileiro em 2023? Sim, pode. Não somente por ter o uruguaio em campo - e também a participação inédita no jogo Cartola - mas pela performance entre as competições que disputa até aqui. Passou para a terceira fase da Copa do Brasil e está na final do Gauchão.

Além de Suárez, a diretoria não economizou e trouxe também os laterais Fábio, João Pedro e Reinaldo, o zagueiro Bruno Uvini, o volante Pepê, Carballo, os meias Vina, Cristaldo e Gustavinho e o atacante Everton Galdino.

Guia do brasileirão 2023
Suárez é o principal jogador do grêmio. Foto: reprodução lucas uebel / grêmio

Athletico PR pode ser a surpresa da temporada | Brasileirão 2023

Atual vice-campeão da Libertadores, o Athletico quer novamente ser o protagonista do futebol brasileiro. E para deixar claro, o Furacão tem sim potencial para isso.

O clube de Curitiba chega para jogar o Brasileirão como o finalista do Campeonato Paranaense, além de concorrente na Libertadores e terceira fase na Copa do Brasil. Para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, promete se dedicar inteiramente.

Paulo Turra assumiu o comando do Furacão em dezembro do ano passado. Ele permanece no clube com o seu digno trabalho que levou o elenco até a final do estadual. As novas contratações para o treinador poder utilizar nesta nova temporada são os laterais Madson e Fernando, o zagueiro Kaique Rocha e o atacante Luciano Arriagada.

Isso significa dizer que a diretoria não foi ao mercado muitas vezes, tratando de optar por pratas da casa, aqueles que já vestem a camisa. Mesmo assim, assegura com o seu desempenho mostrado até aqui que irá, sim, competir na parte de cima da tabela do Brasileirão.

Guia do brasileirão 2023
Athletico mantém a mesma base para 2023. Foto: reprodução josé tramontin/athletico

Botafogo promete qualidade em campo

Finalista da Taça Rio e componente da terceira fase da Copa do Brasil e Sul Americana, o Botafogo joga a primeira divisão do Campeonato Brasileiro com a promessa de fazer uma temporada melhor do que a anterior. É claro que todo time quer ocupar a parte de cima da classificação, mas será que o Botafogo tem o necessário para isso?

No ano passado, o clube do Rio de Janeiro passou por bocados até ocupar a 11ª posição com 53 pontos, somados em 15 vitórias, oito empates e 15 derrotas. Não fez aquilo que se comprometeu a fazer perante a torcida, mas conseguiu ficar com a vaga na fase de grupos da Sul-Americana.

Este ano, o Glorioso terá que enfrentar pela frente um árduo trabalho se quiser chegar até as primeiras posições. O técnico português Luís Castro encontrou muitos problemas no elenco, desde o lado ofensivo até defensivo, e terá que resolve-los até as primeiras rodadas do torneio.

Mas ele não está sozinho. Para compor o time, a diretoria trouxe o lateral Leonardo Di Plácido, zagueiro Segovia, o volante Marlon Freitas, o meia Caio Vitor e os atacantes Carlos Alberto, Diego Abreu e Júnior Santos.

Guia do brasileirão 2023
Botafogo tem problemas, mas quer brigar pelo título. Foto: reprodução vítor silva/ bfr

 

RB Bragantino pode alcançar a Libertadores este ano

O Bragantino está pronto para disputar mais uma edição do Campeonato Brasileiro na primeira divisão com muitas mudanças desde o elenco até o treinador. Isso porque Maurício Barbieri trocou o clube paulista pelo carioca Vasco, enquanto Pedro Caixinha, português de 52 anos, assume o Braga.

O time de Bragança Paulista perdeu Artur para o Palmeiras, mas ganhou os atacantes Eduardo Sasha, Thiago Borbas e Henry Mosquera, Juninho Capixaba, lateral, e o volante Matheus Fernandes.

Enquanto isso, a temporada do Bragantino terá também a fase de grupos da Copa Sul-Americana, enquanto o elenco foi eliminado na segunda fase da Copa do Brasil. O clube do interior paulista bateu na trave para conquistar o seu espaço na Libertadores, mas este ano é o principal objetivo.

Guia do brasileirão 2023
Bragantino está ansioso para o início da temporada. Foto: reprodução ari ferreira / rb bragantino

Goiás vai permanecer na elite?

Para mudar o rumo da sua história no Brasileirão e evitar um desastre assim como o da temporada passada, o Goiás trouxe muitos reforços. O pacote de contratações começa com Guto Ferreira, o novo treinador do Esmeraldino.

Vão fazer parte do clube os laterais Bruno Santos, Bruno Melo, Sander, zagueiros Edu e Eduardo Thuram, volantes Zé Ricardo e Willian, meias Carlos Maia e Palacios e os atacantes Matheus Peixoto, Gabriel Novaes, Diego Gonçalves, Alesson, Philippe Costa e Fernandinho.

Na edição passada, o Esmeraldino flertou com o rebaixamento em diferentes ocasiões, mas conseguiu se salvar ao ocupar a 13ª posição com 46 pontos, garantidos em 11 vitórias, 13 empates e 14 derrotas. Se quiser jogar por mais um ano a elite, terá que prestar atenção aos concorrentes e fazer por merecer em campo.

Guia do brasileirão 2023
Goiás tem uma extensa lista de contratações para 2023. Foto: reprodução rosiron rodrigues | goiás ec

Internacional Brasileirão 2023

A temporada 2022 do Internacional foi regular. O clube não chegou na final do Gauchão, foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil e nas quartas de final da Copa Sul-Americana. No Brasileirão, entretanto, o clube de Porto Alegre conseguiu brigar com o Palmeiras pelo título na reta final, mas ficou com o vice-campeonato.

Para este novo ano, a diretoria fez questão de dar continuidade no trabalho de Mano Menezes. Já no elenco contratou o goleiro John, o lateral Mário Fernandes, o zagueiro Nico Hernández, os volantes Aránguiz e Baralhas e o atacante Luiz Adriano, sucesso no Palmeiras e ex-jogador do próprio Inter.

Não é surpresa que o Colorado quer brigar pelo título do Brasileirão em mais uma temporada. O time se compromete com a torcida a buscar a taça em prata do campeonato de futebol brasileiro na primeira divisão. O caminho não será nada fácil uma vez que a agremiação encontrará grandes adversários na caminhada.

No Campeonato Gaúcho de 2023, o Internacional foi eliminado na semifinal pelo Caxias. Também vai disputar a fase de grupos da Libertadores e a terceira fase da Copa do Brasil.

Guia do brasileirão 2023
Mano menezes é o treinador do inter. Foto: reprodução ricardo duarte / internacional

Como chega o Cuiabá no Brasileirão 2023?

Depois de passar por apuros e correr o sério risco de ser rebaixado para a segunda divisão do Brasileiro, o Cuiabá conseguiu permanecer por mais um ano na elite do futebol brasileiro. Com 41 pontos, ficou na 16ª posição com dez vitórias, 11 empates e 17 jogos perdidos.

O início de temporada do Cuiabá vai muito bem. No Campeonato Mato-Grossense disputa a semifinal como favorito, além de jogar também as finalíssimas da Copa Verde. O time pode não sair do gramado com título, mas faz um bom trabalho sob o comando do técnico Ivo Vieira.

Para a temporada 2023, a diretoria do Dourado trouxe o volante Fernando Sobral, destaque do Ceará e o atacante Ivo Pitta, do Juventude. Os dois jogadores são considerados reforços de peso para o Cuiabá.

O time de Mato Grosso tem como principal objetivo ocupar a parte de cima da classificação do Brasileirão 2023 - de preferência longe da zona de rebaixamento - e, quem sabe, ganhar uma vaga para torneios da Conmebol.

Guia do brasileirão 2023
Cuiabá quer se manter na elite por mais um ano. Foto: reprodução assessoria cuiabá fc / cuiabaesporteclube. Com. Br

Coritiba | Brasileirão 2023

 

O Coxa conseguiu o acesso em 2021 para a elite do Brasileirão e, desde então, permanece na primeira divisão brigando por vagas em torneios internacionais e até mesmo pela parte de cima da tabela. No entanto, é sábio que o clube paranaense não é o favorito ao título, mas pode surpreender.

No ano passado, terminou em 15º lugar com 42 pontos, somados em 12 vitórias, seis empates e 20 derrotas, conquistando a permanência na elite durante a reta final.

A diretoria do Coxa trouxe uma extensa lista de jogadores para o elenco. São eles os zagueiros Bruno Viana e Kuscevic, o lateral Victor Luís, os volantes Liziero e Júnior Urso, o meia Marcelino Moreno e os atacantes Robson, William Potker e Rodrigo Pinho.

Brasileirão 2023
Grupo do coritiba para a temporada 2023. Foto: reprodução gabriel thá | coritiba

Critérios de desempate em 2023

Nova temporada, velhos critérios de desempate. O calendário e as equipes mudam, mas o regulamento que determina o desempate entre os clubes permanece o mesmo.

O primeiro critério usado pela CBF é o número de vitórias, ou seja, em caso de igualdade entre dois ou mais times na última rodada, quem contabilizar mais vitórias na competição leva a melhor. Mas, se esse número for igual, aí soma o saldo de gols.

Confira todos os critérios de desempate do Brasileirão 2023.

 

  • 1º) maior número de vitórias;
  • 2º) maior saldo de gols;
  • 3º) maior número de gols pró;
  • 4º) confronto direto;
  • 5º) menor número de cartões vermelhos recebidos;
  • 6º) menor número de cartões amarelos recebidos;
  • 7º) sorteio

Tabela do Brasileirão 2023

Trinta e oito rodadas do Brasileirão 2023 serão disputadas em dois turnos, sendo 19 em cada. O time enfrenta o mesmo adversário por duas vezes no calendário, uma em casa e a outra fora, seguindo a tabela formulada pela CBF.

O Campeonato Brasileiro da Série A é disputado em pontos corridos, ou seja, cada vitória garante três pontos, enquanto o empate dá um para cada time.

Confira a tabela completa com todos os jogos e as datas de cada rodada. Lembre-se que alterações podem ser realizadas pela própria CBF em consequência de compromissos das equipes.

 

1ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 15/04 (sáb), 16/04 (dom) e 17/04 (seg)
Flamengo x Coritiba
Botafogo x São Paulo
América MG x Fluminense
Fortaleza x Internacional
Athletico PR x Goiás
Grêmio x Santos
Atlético MG x Vasco
RB Bragantino x Bahia
Corinthians x Cruzeiro
Palmeiras x Cuiabá

 

2ª RODADA - 22/04 (sáb), 23/04 (dom) e 24/04 (seg)
São Paulo x América MG
Cuiabá x RB Bragantino
Bahia x Botafogo
Coritiba x Fortaleza
Internacional x Flamengo
Cruzeiro x Grêmio
Goiás x Corinthians
Santos x Atlético MG
Vasco x Palmeiras
Fluminense x Athletico PR

 

3ª RODADA - 29/04 (sáb), 30/04 (dom) e 01/05 (seg)
Vasco x Bahia
Flamengo x Botafogo
Santos x América MG
Palmeiras x Corinthians
RB Bragantino x Cruzeiro
Atlético MG x Athletico PR
Cuiabá x Grêmio
Fortaleza x Fluminense
Coritiba x São Paulo
Internacional x Goiás

 

4ª RODADA - 06/05 (sáb), 07/05 (dom) e 08/05 (seg)
Grêmio x RB Bragantino
América MG x Cuiabá
Bahia x Coritiba
Athletico PR x Flamengo
Cruzeiro x Santos
Goiás x Palmeiras
Corinthians x Fortaleza
São Paulo x Internacional
Botafogo x Atlético MG
Fluminense x Vasco

 

5ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 10/05 (qua) e 11/05 (qui)
Fortaleza x São Paulo
Cuiabá x Atlético MG
Coritiba x Vasco
Internacional x Athletico PR
Cruzeiro x Fluminense
RB Bragantino x América MG
Santos x Bahia
Palmeiras x Grêmio
Botafogo x Corinthians
Flamengo x Goiás

 

6ª RODADA - 13/05 (sáb), 14/05 (dom) e 15/05 (seg)
América MG x Cruzeiro
Bahia x Flamengo
Athletico PR x Coritiba
Grêmio x Fortaleza
Atlético MG x Internacional
Goiás x Botafogo
Corinthians x São Paulo
Palmeiras x RB Bragantino
Vasco x Santos
Fluminense x Cuiabá

 

7ª RODADA - 20/05 (sáb), 21/05 (dom) e 22/05 (seg)
Flamengo x Corinthians
Bahia x Goiás
Coritiba x Atlético MG
Grêmio x Internacional
Cruzeiro x Cuiabá
RB Bragantino x Athletico PR
Santos x Palmeiras
São Paulo x Vasco
Botafogo x Fluminense
América MG x Fortaleza

 

8ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 27/05 (sáb), 28/05 (dom) e 29/05 (seg)
Flamengo x Cruzeiro
Botafogo x América MG
São Paulo x Goiás
Cuiabá x Coritiba
Fortaleza x Vasco
Athletico PR x Grêmio
Internacional x Bahia
Atlético MG x Palmeiras
RB Bragantino x Santos
Corinthians x Fluminense

 

9ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 03/06 (sáb), 04/06 (dom) e 05/06 (seg)
Santos x Internacional
América MG x Corinthians
Fortaleza x Bahia
Athletico PR x Botafogo
Grêmio x São Paulo
Cruzeiro x Atlético MG
Goiás x Cuiabá
Palmeiras x Coritiba
Vasco x Flamengo
Fluminense x RB Bragantino

 

10ª RODADA - 10/06 (sáb) e 11/06 (dom)
São Paulo x Palmeiras
Botafogo x Fortaleza
Flamengo x Grêmio
Goiás x Fluminense
Corinthians x Cuiabá
Atlético MG x RB Bragantino
Internacional x Vasco
América MG x Athletico PR
Bahia x Cruzeiro
Coritiba x Santos

 

11ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 21/06 (qua) e 22/06 (qui)
Coritiba x Internacional
Cuiabá x Botafogo
Bahia x Palmeiras
Grêmio x América MG
Cruzeiro x Fortaleza
RB Bragantino x Flamengo
Santos x Corinthians
São Paulo x Athletico PR
Vasco x Goiás
Fluminense x Atlético MG

 

12ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 24/06 (sáb), 25/06 (dom) e 26/06 (seg)
Grêmio x Coritiba
Cruzeiro x São Paulo
RB Bragantino x Goiás
Santos x Flamengo
Palmeiras x Botafogo
Vasco x Cuiabá
Fluminense x Bahia
Fortaleza x Atlético MG
Athletico PR x Corinthians
América MG x Internacional

 

13ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 01/07 (sáb), 02/07 (dom) e 03/07 (seg)
Flamengo x Fortaleza
Cuiabá x Santos
Bahia x Grêmio
Athletico PR x Palmeiras
Internacional x Cruzeiro
Atlético MG x América MG
Goiás x Coritiba
Corinthians x RB Bragantino
São Paulo x Fluminense
Botafogo x Vasco

 

14ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 08/07 (sáb), 09/07 (dom) e 10/07 (seg)
Vasco x Cruzeiro
Cuiabá x Bahia
Fortaleza x Athletico PR
Coritiba x América MG
Grêmio x Botafogo
Atlético MG x Corinthians
RB Bragantino x São Paulo
Santos x Goiás
Palmeiras x Flamengo
Fluminense x Internacional

 

15ª RODADA - 15/07 (sáb), 16/07 (dom) e 17/07 (seg)
América MG x Vasco
Fortaleza x Cuiabá
Athletico PR x Bahia
Internacional x Palmeiras
Cruzeiro x Coritiba
Corinthians x Grêmio
Goiás x Atlético MG
São Paulo x Santos
Botafogo x RB Bragantino
Fluminense x Flamengo

 

16ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 22/07 (sáb), 23/07 (dom) e 24/07 (seg)
Cruzeiro x Goiás
Cuiabá x São Paulo
Bahia x Corinthians
Coritiba x Fluminense
Grêmio x Atlético MG
RB Bragantino x Internacional
Santos x Botafogo
Palmeiras x Fortaleza
Vasco x Athletico PR
Flamengo x América MG

 

17ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 29/07 (sáb), 30/07 (dom) e 31/07 (seg)
Goiás x Grêmio
Corinthians x Vasco
São Paulo x Bahia
Botafogo x Coritiba
Fluminense x Santos
Internacional x Cuiabá
Atlético MG x Flamengo
Athletico PR x Cruzeiro
Fortaleza x RB Bragantino
América MG x Palmeiras

 

18ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 02/08 (qua) e 03/08 (qui)
Cuiabá x Flamengo
Bahia x América MG
Coritiba x RB Bragantino
Internacional x Corinthians
Cruzeiro x Botafogo
Goiás x Fortaleza
Santos x Athletico PR
São Paulo x Atlético MG
Vasco x Grêmio
Fluminense x Palmeiras

 

19ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 05/08 (sáb), 06/08 (dom) e 07/08 (seg)
América MG x Goiás
Fortaleza x Santos
Atheltico PR x Cuiabá
Grêmio x Fluminense
Atlético MG x Bahia
RB Bragantino x Vasco
Corinthains x Coritiba
Palmeiras x Cruzeiro
Botafogo x Internacional
Flamengo x São Paulo

 

20ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 12/08 (sáb), 13/08 (dom) e 14/08 (seg)
Cuiabá x Palmeiras
Bahia x RB Bragantino
Coritiba x Flamengo
Internacional x Fortaleza
Cruzeiro x Corinthians
Goiás x Athletico PR
Santos x Grêmio
Vasco x Atlético MG
São Paulo x Botafogo
Fluminense x América MG

 

21ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 19/08 (sáb), 20/08 (dom) e 21/08 (seg)
Corinthians x Goiás
América MG x São Paulo
Fortaleza x Coritiba
Athletico PR x Fluminense
Grêmio x Cruzeiro
Atlético MG x Santos
RB Bragantino x Cuiabá
Palmeiras x Vasco
Botafogo x Bahia
Flamengo x Internacional

 

22ª RODADA - 26/08 (sáb), 27/08 (dom) e 28/08 (seg)
São Paulo x Coritiba
Botafogo x Flamengo
Fluminense x Fortaleza
Goiás x Internacional
Corinthians x Palmeiras
Cruzeiro x RB Bragantino
Grêmio x Cuiabá
América MG x Santos
Bahia x Vasco
Athletico PR x Atlético MG

 

23ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 02/09 (sáb) e 03/09 (dom)
Coritiba x Bahia
Cuiabá x América MG
Fortaleza x Corinthians
Internacional x São Paulo
Atlético MG x Botafogo
RB Bragantino x Grêmio
Santos x Cruzeiro
Palmeiras x Goiás
Vasco x Fluminense
Flamengo x Athletico PR

 

24ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 13/09 (qua) e 14/09 (qui)
América MG x RB Bragantino
Bahia x Santos
Athletico PR x Internacional
Grêmio x Palmeiras
Atlético MG x Cuiabá
Goiás x Flamengo
Corinthians x Botafogo
São Paulo x Fortaleza
Vasco x Coritiba
Fluminense x Cruzeiro

 

25ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 20/09 (qua) e 21/09 (qui)
Cuiabá x Fluminense
Fortaleza x Grêmio
Coritiba x Athletico PR
Internacional x Atlético MG
Cruzeiro x América MG
Santos x Vasco
RB Bragantino x Palmeiras
Flamengo x Bahia
Botafogo x Goiás
São Paulo x Corinthians

 

26ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 30/09 (sáb), 01/10 (dom) e 02/10 (seg)
Vasco x São Paulo
Cuiabá x Cruzeiro
Fortaleza x América MG
Athletico PR x RB Bragantino
Internacional x Grêmio
Goiás x Bahia
Atlético MG x Coritiba
Corinthians x Flamengo
Palmeiras x Santos
Fluminense x Botafogo

 

27ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 07/10 (sáb) e 08/10 (dom)
Vasco x Fortaleza
Fluminense x Corinthians
Palmeiras x Atlético MG
Santos x RB Bragantino
América MG x Botafogo
Bahia x Internacional
Coritiba x Cuiabá
Grêmio x Athletico PR
Cruzeiro x Flamengo
Goiás x São Paulo

 

28ª RODADA - 18/10 (qua) e 19/10 (qui)
RB Bragantino x Fluminense
Cuiabá x Goiás
Bahia x Fortaleza
Coritiba x Palmeiras
Internacional x Santos
Atlético MG x Cruzeiro
Corinthians x América MG
São Paulo x Grêmio
Botafogo x Athletico PR
Flamengo x Vasco

 

29ª RODADA - 21/10 (sáb), 22/10 (dom) e 23/10 (seg)
Santos x Coritiba
Palmeiras x São Paulo
Vasco x Internacional
Fluminense x Goiás
Cruzeiro x Bahia
RB Bragantino x Atlético MG
Grêmio x Flamengo
Athletico PR x América MG
Cuiabá x Corinthians
Fortaleza x Botafogo

 

30ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 25/10 (qua) e 26/10 (qui)
Fortaleza x Cruzeiro
América MG x Grêmio
Athletico PR x São Paulo
Internacional x Coritiba
Atlético MG x Fluminense
Goiás x Vasco
Corinthians x Vasco
Palmeiras x Bahia
Botafogo x Cuiabá
Flamengo x RB Bragantino

 

31ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 28/10 (sáb), 29/10 (dom) e 30/10 (seg)
Coritiba x Grêmio
Internacional x América MG
Atlético MG x Fortaleza
Goiás x RB Bragantino
Corintians x Athletico PR
São Paulo x Cruzeiro
Botafogo x Palmeiras
Flamengo x Santos
Cuiabá x Vasco
Bahia x Fluminense

 

32ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 01/11 (qua) e 02/11 (qui)
Fluminense x São Paulo
Vasco x Botafogo
América MG x Atlético MG
Fortaleza x Flamengo
Coritiba x Goiás
Grêmio x Bahia
Cruzeiro x Internacional
RB Bragantino x Corinthians
Santos x Cuiabá
Palmeiras x Athletico PR

 

33ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 04/11 (sáb), 05/11 (dom) e 06/11 (seg)
São Paulo x RB Bragantino
América MG x Coritiba
Bahia x Cuiabá
Athletico PR x Fortaleza
Internacional x Fluminense
Cruzeiro x Vasco
Goiás x Santos
Botafogo x Grêmio
Corinthians x Atlético MG
Flamengo x Palmeiras

 

34ª RODADA - 11/11 (sáb) e 12/11 (dom)
Cuiabá x Fortaleza
Bahia x Athletico PR
Coritiba x Cruzeiro
Grêmio x Corinthians
RB Bragantino x Botafogo
Atlético MG x Goiás
Santos x São Paulo
Palmeiras x Internacional
Vasco x América MG
Flamengo x Fluminense

 

35ª RODADA - 22/11 (qua) e 23/11 (qui)
Internacional x RB Bragantino
América MG x Flamengo
Fortaleza x Palmeiras
Athletico PR x Vasco
Atlético MG x Grêmio
Goiás x Cruzeiro
Corinthians x Bahia
São Paulo x Cuiabá
Botafogo x Santos
Fluminense x Coritiba

 

36ª RODADA - 25/11 (sáb), 26/11 (dom) e 27/11 (seg)
RB Bragantino x Fortaleza
Santos x Fluminense
Palmeiras x América MG
Vasco x Corinthians
Flamengo x Atlético MG
Grêmio x Goiás
Cruzeiro x Athletico PR
Coritiba x Botafogo
Bahia x São Paulo
Cuiabá x Internacional

 

37ª RODADA - 29/11 (qua) e 30/11 (qui)
América MG x Bahia
Fortaleza x Goiás
Athletico PR x Santos
Grêmio x Vasco
Atlético MG x São Paulo
RB Bragantino x Coritiba
Corinthians x Internacional
Palmeiras x Fluminense
Botafogo x Cruzeiro
Flamengo x Cuiabá

 

38ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2023 - 03/12 (domingo)
Bahia x Atlético MG
Coritiba x Corinthians
Internacional x Botafogo
Cruzeiro x Palmeiras
Goiás x América MG
Santos x Fortaleza
São Paulo x Flamengo
Vasco x RB Bragantino
Fluminense x Grêmio
Cuiabá x Atlhetico PR

Tem premiação?

A CBF não divulgou os valores da premiação para o Campeonato Brasileiro da Série A em 2023, mas saiba que os times ganham altos números em dinheiro como forma de recompensa.

No ano passado, o campeão Palmeiras ficou com R$ 45 milhões. O vice Internacional ganhou R$ 42,7 milhões e o Fluminense, terceiro lugar, faturou R$ 40,5 milhões.

Do primeiro ao décimo sexto lugar ganham premiações em dinheiro. Só não levam para casa os quatro rebaixados para a segunda divisão.

Onde assistir os jogos do Brasileirão em 2023?

Os jogos do Brasileirão serão transmitidos com exclusividade na Globo, na TV aberta, e nos canais SporTV e Premiere nas operadoras por assinatura. Online, o streaming GloboPlay vai retransmitir o sinal para assinantes.

A Rede Globo promete exibir até dois jogos por rodada na TV aberta em estados diferentes. É de graça e o torcedor só precisa sintonizar para curtir o seu time do coração.

Outra oportunidade para assistir ao Brasileirão 2023 são os canais SporTV e o pay-per-view Premiere, disponíveis somente em operadoras de TV por assinatura como a Sky, Claro, Oi e a Vivo. Para ter acesso ao pacote de canais é necessário desembolsar o valor extra na mensalidade.

Para quem curte assistir na internet, a plataforma GloboPlay é a solução. Dá para assistir a programação da Globo, além dos outros dois canais da TV paga.

 

Leia também:

Com dívida de quase R$ 1 bilhão, o Corinthians vai vender a Neo Química Arena? 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes