Quem é o português Pepa, novo técnico do Cruzeiro em 2023

Clube confirmou a saída do técnico Paulo Pezzolano em março de 2023, deixando a vaga em aberto

Após a eliminação no Campeonato Mineiro e a derrota no clássico para o América, a diretoria do Cruzeiro foi rápida em conter os danos. Na tarde desta segunda-feira (20), o clube anunciou o português Pepa como o novo treinador do elenco na temporada. A estreia do comandante deve acontecer no Brasileirão.

Assim que o jogo da semifinal contra o América terminou no Mineiro, o Cruzeiro confirmou o desligamento do treinador Paulo Pezzolano. O uruguaio foi responsável pelo acesso à elite do futebol, assim como o título da Série B no ano passado.

O português Pepa, de 42 anos, é o novo técnico do Cruzeiro. Assim que pendurou as chuteiras, o profissional decidiu que era a hora de tomar novos rumos na carreira.

Dentro das quatro linhas, o português atuou como atacante. Passou por Benfica, Lierse (Bélgica), Varzim, Paços Ferreira até encerrar a carreira no Olhanense por graves lesões que atrapalharam o seu rendimento dentro de campo.

Dois anos depois de anunciar a aposentadoria, em 2009, Pepa decidiu se aventurar como treinador adjunto nas categorias de base do Taboeira, de Portugal, e no Benfica. Finalmente, em 2013, Pepa deu o primeiro passo ao assumir o Sanjoanense, de Portugal, como treinador profissional.

O comandante passou também por Feirense, Moreirense, Tondela, Paços de Ferreira e o Vitória de Guimarães. Toda a sua trajetória foi no país natal. Pepa obteve destaque enquanto treinador do Paços de Ferreira, entre 2019 e 2021, onde terminou em quinto lugar no Campeonato Português e ficou com vaga em torneios menores do cenário internacional.

Em 2022, ele foi contratado para assumir o Al Tai, da Arábia Saudita. Segundo o jornal O Tempo, foram 16 jogos com seis vitórias, um empate e nove derrotas.

 

Como é o trabalho de Pepa?

O treinador português tem um complexo desafio pela frente no Cruzeiro. Em sua jornada como técnico, será a primeira vez no comando de uma grande equipe, com bons jogadores e uma torcida comprometida.

Segundo o jornalista Bruno Andrade, em entrevista ao canal de Samuel Venâncio, Pepa fez o seu nome no futebol português como um bom treinador defensivo, responsável por segurar resultados diante de times grandes. No entanto, ao assumir o Paços de Ferreira, Pepa passou a ter um trabalho mais ofensivo.

Com um investimento maior, o comandante conseguiu mostrar mais da sua experiência. Hoje, segundo o jornalista, Pepa é mais ofensivo do que defensivo, o que diz muito sobre o que o torcedor da Raposa pode esperar. Além disso, a sua tática preferida é o 4-2-3-1.

Pezzolano demitido após eliminação no Campeonato Mineiro

Após a derrota nos dois jogos contra o América Mineiro, pela semifinal do Campeonato Mineiro, a diretoria da Raposa optou por desligar o uruguaio Paulo Pezzolano.

Segundo a Itatiaia, o treinador foi oferecido para o Real Valladolid, clube que Ronaldo também administra. O treinador não comentou o seu futuro no futebol.

Foram 68 partidas à frente da Raposa, com 38 vitórias, 13 empates e 17 derrotas. O uruguaio conquistou o título da Série B do Brasileirão em 2022, além do acesso.

Estreia do Cruzeiro no Brasileirão

A estreia do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro da Série A vai ser contra o Corinthians, na Neo Química Arena, na capital paulista.

A CBF divulgou a tabela completa do Brasileirão, mas as datas não estão confirmadas. O jogo do Cruzeiro na primeira rodada deverá ser disputado entre 15, sábado, 16, domingo, ou 17 de abril, segunda-feira. O horário será confirmado pela CBF.

O Campeonato Brasileiro será transmitido pela Rede Globo, além dos canais SporTV e Premiere.

 

Leia também

Conheça a história do Estádio Olímpico Monumental

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes