Times do brasileirão 2022: quem disputa a Série A do Brasileiro

Está cada vez mais próximo o início do Campeonato Brasileiro, quando 20 times se enfrentarão na Série A da competição em busca do título de maior campeão do país. Então, fica a pergunta: quais são os times do Brasileirão 2022? Como anda o desempenho dessas equipes nesse início de ano?

A Série A será realizada em 38 rodadas, com início previsto para o dia 10 de abril e encerramento em novembro.

Neste ano, o Brasileirão 2022 terá término mais cedo que o previsto, uma vez que o calendário esportivo do fim de ano estará voltado para as competições da Copa do Mundo, no Catar.

Aproveite e siga o DCI no Google News

Quais são os times do Brasileirão 2022?

Disputarão a primeira divisão do Campeonato Brasileiro os times:  América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Avaí, Botafogo, Ceará, Corinthians, Coritiba, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Palmeiras, RB Bragantino, Santos e São Paulo.

Os 20 times se enfrentam em jogos de ida e volta, somando pontos para a competição. Ao fim do Brasileirão, ganha o troféu aquele que tiver mais pontos. Os quatro primeiros classificados garantem vaga direito para a Libertadores. Por outro lado, os quatro últimos são rebaixados de fase.

Atlético MG: O Galo é o atual campeão brasileiro (2021) e começa a competição de uma maneira especial: participando da Libertadores desse ano. No Estadual, a equipe já vinha se destacando, passando para a final do campeonato com 87% de aproveitamento até confirmar o título no último sábado após vencer o Cruzeiro. Grande parte do bom desempenho é atribuída ao treinador Antonio Mohamed (El Turco) e ao time cheio de estrelas.

América-MG: O time comandado por Marquinhos Santos teve um ano de 2021 com fortes emoções. Seu maior objetivo era permanecer na série A, no entanto, ainda conseguiu a classificação para a Pré-Libertadores. Em 2022, o Coelho disputa, pela primeira vez, a Copa Libertadores. Dentre seus titulares, vale destacar o atacante Wellington Paulista, que teve atuações importantes no Campeonato Mineiro. Porém, o jogador inicia o Brasileirão lesionado.

Athletico-PR: A equipe principal do Athletico-PR atuou em poucos jogos no estadual desse ano. Mas, se vale o destaque, o atacante Rômulo se apresenta como uma promessa. Em 2021, o jogador foi vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro Sub-20 e pode vir forte para a temporada de 2022. O jovem tem potencial para surpreender no torneio.

Atlético-GO: O Dragão é o atual campeão do Campeonato Goiano, se tornando o segundo time com mais títulos na história do estadual (16 títulos). Após vencer a competição, o time embalou uma goleada na estreia da Copa Sul-Americana, ao vencer a LDU por 4x0, em Goiânia.

Avaí: O início da temporada do time não começou com muitas alegrias. O Avaí quase foi rebaixado no estadual e conseguiu classificação apenas na última rodada. O jogador Muriqui é o atual artilheiro da equipe. Ganhou vaga fixa no ataque devido ao bom desempenho, uma vez que no início da temporada era reserva do Leão da Ilha.

Botafogo: O time alvinegro carioca começa o Brasileirão com um novo nome na equipe: o do técnico Luís Castro, atual campeão da Copa do Emir (título do Catar). O treinador chegou à equipe em março e teve pouco tempo para preparar o clube. Agora, é esperar para ver o jogo entre Botafogo x Corinthians, já na primeira rodada do Brasileirão.

Ceará: Recuperação é a palavra de ordem para o Vozão. Depois de sofrer duas eliminações nos pênaltis - contra o Iguatu, pelo Estadual, e contra o CRB, no Nordestão - o Ceará tenta se reerguer na temporada. Para isso, mexeu no comando, optando pelo experiente Dorival Júnior na vaga de Tiago Nunes.

Corinthians: O início de 2022 não tem ajudado o Timão. Após três jogos da temporada, o clube precisou lidar com a demissão do técnico Sylvinho. Quem entrou no seu lugar foi Vítor Pereira. A má fase também foi sentida em campo, onde perdeu em clássicos (contra o Santos, São Paulo e Palmeiras) e não mostrou um bom desempenho nas partidas.

Coritiba: Campeão paranaense de 2022, o Coritiba chega ao Brasileirão após uma sólida Série B no ano passado e um período de estabilidade com o treinador Gustavo Morínigo. No ataque, a esperança de gols passa pelos pés do artilheiro Léo Gamalho, responsável por anotar 16 tentos na Segundona de 2021.

Cuiabá: Bicampeão mato-grossense, o Cuiabá sobe mais um degrau nesta temporada ao disputar a Copa Sul-Americana pela primeira vez em sua história. O confronto de estreia diante do Melgar, do Peru, será seu primeiro duelo contra times internacionais. Para 2022, o investimento do clube também cresceu. Nomes como André, Rodriguinho e Valdívia foram contratados para melhorar e dar mais experiência ao elenco.

Flamengo: Desde 2018, o rubro-negro carioca vem se destacando nos jogos do Brasileirão, terminando ou como campeão ou como vice na tabela da Série A. Entre os principais jogadores da equipe, destaca-se o uruguaio Arrascaeta, tido como o jogador mais decisivo do time, além dos atacantes Gabigol e Bruno Henrique. Dias antes de iniciar o campeonato, o clube enfrenta a pressão para a saída do treinador Paulo Sousa da equipe, que vem sendo questionado por não render o esperado.

Fluminense: Após uma eliminação precoce durante a Pré-Libertadores, o Fluminense teve um alento ao conquistar o Campeonato Carioca depois de 10 anos de jejum em cima do rival Flamengo. Com um grupo de veteranos, formado por ex-atletas da seleção brasileira como Fred, Felipe Melo e Paulo Henrique Ganso, o Tricolor aposta na experiência dentro e fora das quatro linhas, sendo liderado pelo técnico Abel Braga.

Fluminense: Após uma eliminação precoce durante a Pré-Libertadores, o Fluminense teve um alento ao conquistar o Campeonato Carioca depois de 10 anos de jejum em cima do rival Flamengo.

Com um grupo de veteranos, formado por ex-atletas da seleção brasileira como Fred, Felipe Melo e Paulo Henrique Ganso, o Tricolor aposta na experiência dentro e fora das quatro linhas, sendo liderado pelo técnico Abel Braga.

Fortaleza: Atual campeão da Copa Nordeste, o Fortaleza vem se destacando. O clube vem investindo alto no mercado para a temporada de 2022 e, atualmente, tem a maior folha salarial da história do clube.

O tricolor leonino ainda fará estreia na Libertadores esse ano e chega para o Brasileirão com os principais destaques sendo o atacante Moisés, o lateral-direito Pikachu, o volante Matheus Jussa e o zagueiro Marcelo Benevenuto.

Goiás: Em 2021, o time foi destaque na Série B do Brasileirão, ganhando a posição de vice no campeonato.

Em 2022, apesar de não ter um treinador definido logo no início da temporada, o Goiás teve um bom desempenho, chegando à final do Campeonato Goiano. Agora, o time se prepara para o início do Brasileirão.

Internacional: Mesmo com um início de temporada turbulento, o Inter chega ao Brasileirão 2022 em busca de dias melhores. Eliminado para o Grêmio na semifinal do Campeonato Gaúcho e pelo modesto Globo-RN na primeira fase da Copa do Brasil, o Colorado se divide entre a Copa Sul-Americana e a Série A para alcançar resultados mais satisfatórios na temporada.O comando técnico fica a cargo do uruguaio Alexander Medina.

Juventude: No Brasileirão de 2021, o Juventude escapou por pouco do rebaixamento. Já nesse início de temporada, o Verdão buscou reforço para iniciar bem a competição.

O time já fez oito contratações e, mesmo assim, ainda espera dois nomes para bater o martelo no elenco final para o campeonato. Hoje, quem comanda o time é o técnico Eduardo Baptista.

Palmeiras: Maior campeão da história do Brasileirão, o Palmeiras acumula 10 títulos em sua trajetória. Em 2021, garantiu a terceira posição da tabela e, consequentemente, vaga para a Copa Libertadores. Em 2022, vem garantindo o terceiro melhor aproveitamento dentre os clubes da Série A e como destaque do time tem Raphael Veiga, artilheiro do clube na temporada passada.

RB Bragantino: Não houve tanta mudança no time do Bragantino. O clube trouxe alguns reforços pontuais: Andrés Hurtado e o meia Hyoran, que vem sendo destaque no Paulistão.

Santos: O Santos também não teve um desempenho muito bom no início de 2022. Mas, se seguir o roteiro do Brasileirão de 2021, ainda pode crescer na temporada.

O time do técnico argentino Fabián Bustos deve contar com um reforço certo para o Brasileirão 2022: o atacante Marcos Leonardo. O jogador havia sido expulso nas três primeiras rodadas da Sul-Americana, mas deverá ser titular no jogo de estreia do Campeonato Brasileiro. Vale destacar também que os dois atacantes equatorianos, Bryan Angulo e Jhojan Julio, devem também entrar com peso nos jogos da Série A neste início de temporada.

São Paulo: O time do São Paulo parece estar captando forças para ter uma boa temporada na Série A em 2022. Após sofrer goleada na final do Paulistão, o técnico Rógerio Ceni já anunciou que a prioridade é focar o treinamento do time principal para o Brasileirão 2022. Mas, o desfalque de Nestor, meio de campo, é o que pode se apresentar como um impasse para o clube.

+++ Como assistir o Brasileirão pela internet de graça em 2022

Quais são times subiram para a Série A?

Na Série A do Brasileirão jogam os times da elite do futebol nacional. Em todo final de campeonato, os quatro últimos colocados na tabela sofrem o rebaixamento, enquanto os quatro melhores da Série B sobem para disputar a Primeirona.

Em 2022, os times que subiram para o Brasileirão Série A foram: Botafogo, Goiás, Coritiba e Avaí.

O Coritiba e o Goiás se enfrentam logo na primeira rodada do Brasileirão. Enquanto isso, o Avaí pega o América-MG, em um jogo como mandante, em Santa Catarina, e o Botafogo enfrenta o Corinthians em seus domínios, no Rio de Janeiro.

Quais times desceram para Série B do Brasileirão?

Entre os times do Brasileirão Série B jogam, em 2022, o Grêmio, o Bahia, o Sport e a Chapecoense. Os quatro clubes foram os que menos pontuaram em 2021 e ficaram atrás na tabela do campeonato, sofrendo o descenso.

Na primeira rodada do Brasileiro Série B, o Bahia irá enfrentar o Cruzeiro. Já a Chapecoense encara o Ituano em casa, o Sport jogará com o Sampaio Corrêa, também em casa, e o Grêmio fará estreia com a Ponte Preta, em Campinas.

Quando começa o Brasileirão 2022?

A estreia do Campeonato Brasileiro 2022 Série A está marcada para o dia 10 de abril, com o jogo de estreia entre Santos x Fluminense, no Maracanã.

Os times do Brasileirão Série B se preparam para início no dia 9 de abril de 2022, quando Brusque e Guarani se enfrentarão em Santa Catarina.

A Série C tem estreia prevista também para o dia 10 de abril. Enquanto isso, a Série D tem previsão para início mais tardio, no domingo de Páscoa, dia 17 de abril.

Confira:

- Série A: 10/04 a 13/11 (38 datas)

- Série B: 09/04 a 05/11 (38 datas)

- Série C: 10/04 a 09/10 (27 datas)

- Série D: 17/04 a 25/09 (24 datas)

Qual é o elenco mais caro do Brasil em 2022?

O Flamengo e o Palmeiras são os times do Brasileirão com elenco mais caro. Não é para menos que os dois clubes foram finalistas da Conmebol Libertadores de 2021.

De acordo com a pesquisa feita pelo Sports Value, divulgada em janeiro desse ano, o time carioca é avaliado em pouco menos de R$ 2,7 bilhões. Já o Palmeiras soma, em média, R$ 2,35 bilhões.

A pesquisa também aponta que o Corinthians está em terceiro lugar nessa lista, somando R$ 2,278 bilhões.

Já quando falamos em desvalorização, os três times que "lideram" a lista são: Cruzeiro (- 24%), Avaí (-32%) e Goiás (-31%).

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes