Grêmio é rebaixado em 2021 para a Série B do Brasileirão

Mesmo depois de vencer o Atlético-MG, o Tricolor foi rebaixado para a segunda divisão

O Grêmio é rebaixado em 2021 para a Série B do Brasileirão. Mesmo depois de vencer o Atlético-MG por 4 a 3  na quinta, dia 9 de dezembro, o Tricolor Gaúcho confirmou o rebaixamento na temporada, o terceiro em toda a história do clube, sendo nos anos de 1991 e 2004.

O elenco conseguiu levar a disputa até a última rodada do campeonato depois de vencer o São Paulo e empatar com o Corinthians na penúltima rodada, além de contar com resultados favoráveis de terceiros como Cuiabá. Porém, mesmo depois de vencer o atual campeão, vai jogar a segunda divisão do futebol brasileiro.

Grêmio rebaixado 2021

O Grêmio está oficialmente rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro de 2022. O Imortal contabiliza o terceiro rebaixamento da história, sendo o primeiro em 1991 e o segundo em 2004.

O time rebaixado do Grêmio, comandado pelo técnico Vagner Mancini, foi para campo com Gabriel Chapecó (Goleiro); Diego Barbosa (Lateral), Ruan Tressoldi (Zagueiro), Rodrigues (Zagueiro), Rafinha (Lateral); Thiago Santos (Meia), Lucas Silva (Meia); Jaminton Campaz (Meia), Douglas Costa (Meia); Ferreira (Atacante), Diego Souza (Atacante).

Com cara de final, o primeiro tempo começou quente, com a torcida gaúcha levantando a voz em prol da equipe e cantando. Bastou apenas cinco minutos para Diego Souza, o artilhiero do time no Brasileirão, abrir o placar em favor o Grêmio. Em cruzamento de Rafinha, o atacante aproveitou que estava na área e cabeceou para o fundo da rede do goleiro Rafael, reserva do Galo.

Neste momento, a torcida estava fervorosa em sua comemoração, mesmo com nada definido. O tricolor seguiu pressionando até encontrar o segundo gol aos 10 minutos com Campaz. Douglas Costa mandou para Diego Costa que, ao ver Campaz no meio da área sozinho, só tocou para o meia fazer o segundo na partida. E não parou por ai, já que aos 20 da primeira etapa Diego Souza fez o terceiro do Grêmio depois de cobrar falta, em belíssimo gol.

Com a vantagem, a torcida contava os minutos e acompanha pelo rádio e também no celular os resultados dos outros jogos, já que precisava da derrota de Juventude e Bahia na rodada. Foi aí que Dodô aproveitou a área adversária livre e descontou para mandar por cima do goleiro Gabriel. No finalzinho, o Galo chegou bem e conseguiu retomar o bom futebol até marcar o segundo com Vargas aos 34. Até o apito final, o confronto seguiu morno e sem maiores emoções e tentativas em ambos os lados.

No segundo tempo, entretanto, o confronto ficou morno e nenhuma das equipes conseguiu botar pressão, principalmente o Grêmio. O primeiro chute saiu com Savarino, mandando a bola do lado da trave com dez minutos de jogo. Porém, aos 13 minutos, Douglas Costa recebeu passe de Ferreira que, no mesmo momento, mandou a bola para o fundo da rede de Rafael.

A partida seguiu sem grandes emoções até a metade, com pouco perigo por parte do Imortal. Dodô chegou bem aos 26, parando em boa defesa de Gabriel. Porém, aos 39, o Grêmio ganhou um pênalti em seu favor depois que Jhonata sofreu falta por parte de Neto, caindo na grande área. No mesmo instante, o árbitro assinalou a penalidade. Borja assumiu a responsabilidade e cobrou, mas chutou a bola por cima e long do gol.

O Grêmio pareceu se influenciar com os resultados de terceiros, com a vitória do Juventude e o empate do Bahia, não conseguindo impor o seu jogo. O Galo conseguiu marcar o terceiro com Hyoran, encostando no placar.

Entretanto, nada mudou mesmo com os três minutos de acréscimo. Com o apito final, o Grêmio teve o rebaixamento confirmado em 2021 com o resultado do jogo em 4 a 3, o terceiro rebaixamento da história.

 

Veja os melhores lances do jogo.

Quantas rebaixamentos o Grêmio tem?

O Grêmio já foi rebaixado duas vezes em sua história, sendo a primeira em 1991 e a segunda em 2004. Na primeira vez, a campanha do elenco de Porto Alegre foi lamentável, contabilizando 12 pontos em dezenove rodadas, chegando a simples marca de três vitórias, seis empates e dez derrotas na 19ª posição.

Já em 2004, os tricolores conseguiram a façanha de terminar em último lugar com 39 pontos, um retrospecto superior mas ainda insuficiente para evitar o rebaixamento, com nove vitórias, doze empates e vinte e cinco derrotas por quarenta e seis partidas jogadas naquele ano.

Agora, em 2021, o Grêmio contabiliza o seu terceiro rebaixamento, buscando retomar o seu caminho para a Série A o mais breve e rápido possível. Ao longo da temporada foram 40 pontos, com onze vitórias, sete empates e dezenove derrotas tanto dentro quanto fora de casa. Na reta final, o tricolor conseguiu se reerguer e mostrou tamanha força mas, nos últimos dois jogos, o elenco deixou a desejar e não conseguiu escapar do seu terceiro rebaixamento.

Quais times foram rebaixados em 2021?

Chapecoense, Sport, Grêmio e Bahia estão rebaixados para a Série B de 2022. As duas primeiras carimbaram o seu passaporte para a segunda divisão de maneira antecipada, isto é, não conseguiram os pontos necessários e foram rebaixadas sem conseguir deixar a zona da degola

O Grêmio e o Bahia, entretanto, levaram a disputa até a última rodada. O primeiro ganhou e o segundo empatou, mas contaram com o resultado do Juventude indiretamente prejudicando os dois, sem conseguir escapar do fantasma do rebaixamento. Agora, as equipes precisam se reformular completamente em busca do acesso novamente.

Quais times subiram para a Série A?

As equipes de Botafogo, Goiás, Coritiba e Avaí subiram para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro depois de terminarem a temporada 2021 da Série B do Brasileirão entre as quatro primeiras posições.

O elenco carioca foi o grande campeão com duas rodadas de antecedência, enquanto os outros três classificaram-se na reta final do torneio. O Vasco, uma das maiores equipes a disputar a segunda divisão, acabou ficando para trás, assim como o Cruzeiro.

 

Confira, a seguir, o desempenho dos quatro times que conquistaram o acesso de volta para a elite do futebol brasileiro.

Grêmio rebaixado
Quatro equipes subiram para a primeira divisão. Foto: reprodução / cbf

Quem foi o campeão do Brasileirão 2021?

O Atlético-MG conquistou o título de campeão brasileiro de maneira antecipada depois de vencer o Bahia em partida atrasada da 32ª rodada da competição por 3 a 2 em virada inexplicável. Hulk e Keno, com dois gols, marcaram na consagração do clube mineiro.

Este é o segundo título apenas do Galo, que saiu da fila de 50 anos para levar o caneco diate dos torcedores de maneira histórica.

Enquanto isso, na parte de cima da classificação, Atlético, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Fortaleza e RB Bragantino garantiram a vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2022. Já Fluminense e América-MG carimbaram o seu passaporte para a fase preliminar do torneio.

Na parte de baixo da classificação, Chapecoense, Sport, Grêmio e Bahia não escaparam e foram rebaixados.

 

Leia também:

Internacional x Grêmio: quem tem mais vitórias no histórico do Grenal?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes