Qual a probabilidade de rebaixamento no Brasileirão Série A em 2021

Chapecoense, Grêmio, Sport e Bahia são os mais ameaçados para cair para a segunda divisão do futebol brasileiro

Com a reta final do Campeonato Brasileiro Série A, a zona de rebaixamento vai se desenhando. Com o fechamento da 26ª rodada, Chapecoense, Grêmio, Sport e Bahia preocupam a torcida já que possuem as maiores chances no Z-4. Dessa maneira, confira as probabilidades de rebaixamento dos elencos no Brasileirão Série A em 2021.

 

+ Quem são os Artilheiros do Brasileirão na temporada 2021?

Probabilidade de rebaixamento no Brasileirão Série A

Chapecoense, Grêmio, Sport e Bahia estão na zona de rebaixamento e correm risco de cair para a série B do campeonato em 2022.

Se no desenrolar da temporada o clube obter menos do que 35 pontos, automaticamente se torna um alvo do rebaixamento até a segunda divisão. Entretanto, na era dos pontos corridos, muitos times também dependem dos resultados de adversários.

Neste momento, a Chapecoense é quem tem a maior probabilidade de rebaixamento com 99% de chances já que, na lanterna, contabiliza 13 pontos. O Grêmio é o segundo com 71% de acordo com os dados do estudo divulgado no portal de estatísticas do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em terceiro lugar o Juventude que, mesmo fora da zona de rebaixamento, tem 47% de chances de retornar para a Série B. Com 28 pontos, está empatado com o Santos, que também briga na parte de baixo.

Os números são obtidos a partir da pontuação, número e saldo de gols e o desempenho entre as rodadas da competição.

 

  • Chapecoense - 99%
  • Grêmio - 71%
  • Juventude - 47%
  • Sport - 42%
  • Bahia - 35%
  • Santos - 32%
  • São Paulo - 14%
  • Cuiabá - 13%
  • Ceará - 13%
  • América-MG - 12.5%

Qual é a pontuação necessária para escapar do rebaixamento?

Para se livrar do rebaixamento, são necessários entre 42 e 50 pontos no Campeonato Brasileiro. Dessa maneira, se o seu time chegar pelo returno com esse número na conta, pode respirar aliviado torcedor, porque o elenco deverá ficar longe do perigo do Z-4.

Entretanto, é importante ressaltar que em toda nova temporada do futebol brasileiro os dados sofrem alterações já que muito se depende do desempenho apresentado em campo e o grau da disputa na tabela. No ano que vem, pouquíssimos elencos podem sofrer na degola e, com isso, o padrão para chegar ao rebaixamento pode ser menor ou maior.

Quais equipes não tem chance de rebaixamento em 2021?

Flamengo e Atlético-MG estão 100% seguras na Série A do Campeonato Brasileiro em 2021. Isso porque ambas as equipes apresentam 0% na probabilidade de rebaixamento, segundo dados do estudo divulgado pelo Departamento de Matemática da UFMG.

Outros cinco times também contam com números abaixados em 1, ou seja, zero chances de chegarem até a Série B no ano que vem. São eles Fortaleza, Bragantino, Internacional, Palmeiras e Corinthians. O Athletico-PR também, mas marca 2.9% até o fechamento da 26ª rodada.

Probabilidade de rebaixamento série a 2021
Atlético mineiro não tem chances de rebaixamento. Foto: pedro souza / atlético-mg

Quantas rodadas faltam para acabar o Brasileirão 2021?

Faltam 12 rodadas para terminar o Campeonato Brasileiro em 2021. Com muita disputa em campo, a competição pega fogo nos gramados do país tanto na parte de cima quanto na de baixo enquanto as equipes buscam os seus objetivos.

A 27º rodada tem início no próximo sábado e, com as vinte equipes em campo, tudo pode mudar pela classificação do Brasileirão em 2021, por fim, as probabilidades de rebaixamento também. O fim de semana segue até a segunda.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes