Quando começa o Brasileirão 2022: datas, times e onde assistir

Competição terá início e fim antecipados por conta da Copa do Mundo no Catar

Contagem regressiva para quando começa o Brasileirão 2022. As disputas do campeonato começam em abril e contarão com a elite do futebol brasileiro. São 20 times confirmados, de Norte a Sul do país. A seguir, veja as principais datas de quando começa o Brasileirão 2022 e o que esperar do torneio.

Que mês começa o Brasileirão 2022?

O Brasileirão de 2022 começará no dia 10 de abril com 38 datas para jogos como de costume. A competição iniciará e terminará com um mês de diferença em relação às outras (geralmente começa em maio e acaba em dezembro) por conta da Copa do Mundo do Catar, com o início em novembro.

Haverá, no meio do ano, uma data FIFA com uma maior duração, 14 dias, e, por isso, o campeonato nacional será impactado em cinco rodadas não especificadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Quando sai a tabela Brasileirão 2022?

A CBF já divulgou a tabela oficial do Campeonato Brasileiro na Série A. Com vinte equipes, a competição vai começar em abril de 2022, podendo acontecer entre os dias 9, 10 ou 11 de abril.

Como de praxe, a entidade brasileira responsável pelo futebol organiza a tabela com cada um dos representantes dos times da primeira divisão. Este ano, devido à Copa do Mundo no Catar, o calendário sofreu alterações, com previsão de encerramento antes mesmo do esperado.

Para ter acesso completo à tabela do Campeonato Brasileiro deste ano, basta acessar o site da CBF, procurar pela categoria futebol brasileiro e, então, acompanhar a tabela para ter informações sobre a competição.

Primeira rodada do Brasileirão 2022 - dias 09, 10 ou 11 de abril

  • Atlético-MG x Internacional
  • Fluminense x Santos
  • São Paulo x Athletico
  • Palmeiras x Ceará
  • Botafogo x Corinthians
  • Juventude x Red Bull Bragantino
  • Fortaleza x Cuiabá
  • Atlético-GO x Flamengo
  • Avaí x América-MG
  • Coritiba x Goiás

Quais times estarão no Brasileirão 2022?

O Campeonato Brasileiro da Série A conta com 20 times confirmados para a edição de 2022. São eles: Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Fortaleza, Red Bull Bragantino, Fluminense, América-MG, Atlético-GO, Ceará, Santos, Internacional, São Paulo, Athletico-PR, Botafogo, Goiás, Coritiba, Juventude, Cuiabá, e Avaí.

O time do Atlético Mineiro foi o grande campeão, enquanto o Flamengo terminou com a vice-liderança. Na mesma competição, Palmeiras, Fortaleza, Corinthians e RB Bragantino fecharam o G6 com vagas garantidas na Libertadores.

Na parte de baixo, Grêmio, Bahia, Sport e Chapecoense foram rebaixados.

Onde vai passar o Campeonato Brasileiro de 2022

A emissora que terá direito de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro é a Rede Globo, tanto na televisão aberta, como na fechada.

Na aberta, a Globo transmitirá as partidas no próprio canal, geralmente às quartas e aos domingos. Já na televisão fechada, os jogos passarão no Sportv e no Premiere, ambos canais por assinatura.

Na edição de 2021, a TNT Sports também tinha os direitos da competição. Porém, a Turner anunciou que rompeu os contratos com os sete clubes que tinha acordos até o ano de 2024. Segundo comunicado oficial, a empresa não transmitirá mais a competição. A empresa tinha contrato com: Palmeiras, Santos, Athletico, Ceará, Bahia, Fortaleza, Juventude e Coritiba.

Desses clubes, apenas Palmeiras e Athletico ainda não assinaram um acordo com a Rede Globo para a transmissão na televisão fechada. O Verdão aguarda o primeiro trimestre de 2022 para definir essa situação e o Furacão não gostou da proposta feita pela emissora e, por enquanto, deve continuar sem transmissão.

Quem está na Série B 2022

Vinte equipes vão disputar a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Na edição passada, os times de Bahia, Grêmio, Chapecoense e Sport foram rebaixados da primeira após terminarem a temporada entre os quatro últimos colocados na tabela.

Ao todo, participam da Série B as equipes de Grêmio, Bahia, Sport, Chapecoense, CSA, Guarani, CRB, Náutico, Vila Nova, Vasco, Ponte Preta, Operário, Brusque, Cruzeiro, Sampaio Corrêa, Londrina, Ituano, Tombense, Grêmio Novorizontino e Criciúma.

A competição vai começar no sábado, 9 de abril de 2022, com a primeira rodada da competição.

Quando começa o brasileirão 2022
Grêmio vai disputar a segunda divisão em 2022. Foto: reprodução / lucas uebel / grêmio fbpa

 

Leia também: Quando começa o Brasileirão Série B 2022: times e onde assistir

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes