Quantas rodadas tem o Brasileirão 2021 e como será a final campeonato

O Campeonato Brasileiro da Série A é a principal competição futebolística do país. Disputado por pontos corridos desde 2003, a competição reúne 20 times em busca do sonhado título nacional. No entanto, quantas rodadas tem o Brasileirão 2021 e como funciona o campeonato?

Quantas rodadas tem o Brasileirão 2021?

O Campeonato Brasileiro possui 38 rodadas. A competição é disputada por 20 times e cada equipe enfrenta seus 19 adversários duas vezes, no primeiro e então segundo turno. Dessa forma, 19 + 19, equivalem às 38 rodadas da competição. Na Série B, o sistema é o mesmo.

Desde 2003, o campeonato da elite do futebol brasileiro ocorre no formato de pontos corridos, mas nos dois primeiros anos a competição teve 24 participantes. Em 2005, a CBF diminuiu o número para 22 e, por fim, desde 2006 apenas 20 clubes participam do Nacional.

- PUBLICIDADE -

Como funciona o Campeonato Brasileiro 2021?

As equipes do Campeonato Brasileiro realizam 38 rodadas e após o término dos jogos quem mais pontuar fica com o título do Brasileirão. A competição ainda garante seis vagas para a Libertadores, sendo quatro de forma direta à fase de grupos e duas às etapas preliminares, além de ofertar seis vagas para a Sul-americana.

Por outro lado, as quatro últimas equipes do campeonato, ou seja, as quatro que menos pontuarem, caem para a segunda divisão do futebol nacional do ano posterior, a Série B. Já os quatro primeiros colocados da segundona garantem o acesso à Série A do próximo ano.

Flamengo venceu Brasileirão 2020 após as 38 rodadas – Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Como é feita a pontuação do Campeonato Brasileiro?

A pontuação do Campeonato Brasileiro é constituída da seguinte maneira: uma vitória equivale a três pontos; um empate garante um ponto para cada clube e por fim, na derrota, a equipe que sofrer o revés não pontua no campeonato.

Em caso de empate no número de pontos entre as equipes, a posição dos times na tabela de classificação é definida então pelos critérios de desempate. De acordo com o regulamento da CBF, existem sete critérios de desempate:

  • Número de vitórias
  • Saldo de gols
  • Número de gols pró
  • Confronto direto
  • Menor número de cartões vermelhos recebidos
  • Menor número de cartões amarelos recebidos
  • Sorteio

Qual a data final do Campeonato Brasileiro 2021?

A última rodada do Brasileirão será realizada na quinta-feira, 09 de dezembro, com todos os dez jogos acontecendo ao mesmo tempo e as vinte equipes. Ela será a 38ª rodada da temporada 2021.

A edição de 2021 do Campeonato Brasileiro tem o Atlético Mineiro como líder isolado. O Galo pinta como grande favorito, podendo ficar com a taça de maneira antecipada por conta da sua pontuação, na quinta-feira, 02 de dezembro contra o Bahia em partida válida pela 32ª rodada.

 

LEIA TAMBÉM

- PUBLICIDADE -

Como funciona a distribuição de vagas brasileiras na Libertadores 2022