Quantas vezes o Flamengo foi rebaixado no Brasileirão?

Saiba se o Flamengo já foi rebaixado no futebol brasileiro

O Flamengo é um dos maiores clubes do Brasil, mas até os grandes já viveram a baixa no futebol brasileiro ao terem que disputar a série B. Mas o Flamengo foi rebaixado no Brasileirão ou o clube segue invicto apesar dos momentos difíceis?

Flamengo já foi rebaixado no Brasileirão?

Para a alegria dos torcedores, o Flamengo nunca foi rebaixado no Campeonato Brasileiro. O time até já passou por apuros em diferentes edições e até flertou com o rebaixamento, mas de fato nunca vivenciou a segunda divisão do futebol brasileiro.

Entretanto, a situação do Rubro-Negro em 1995 levanta dúvida entre os torcedores. Vinte e quatro clubes disputaram a Série A do Campeonato Brasileiro na temporada. O Flamengo terminou em 21º lugar com 24 pontos, isto é, requisito para ser rebaixado. No entanto, um ano antes a CBF indicou a mudança no regulamento do Brasileirão onde os dois últimos seriam rebaixados para a segunda divisão.

Em 1995, o regulamento previa que os dois últimos cairiam para a divisão inferior e foi o que aconteceu. O fato de que o Flamengo teria sido "salvo" por mudanças no regulamento tratam-se de fake news. Em 1996, o elenco da Gávea jogou normalmente o Brasileirão.

Quais times nunca foram rebaixados?

Além do Flamengo, São Paulo e Santos também fazem parte da seleta lista de times que nunca foram rebaixados para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

A era dos pontos corridos começaram em 2003. Os três já flertaram com o rebaixamento e a parte de baixo da classificação, mas nunca foram para a Série B do Brasileirão. Confira o histórico das edições e todos os rebaixados, de acordo com dados do portal Olympics.

 

Temporada 2003:
Fortaleza e Bahia

Temporada 2004:
Criciúma, Guarani, Vitória e Grêmio

Temporada 2005:
Coritiba, Atlético MG, Paysandu e Brasiliense

Temporada 2006:
Ponte Preta, Fortaleza, São Caetano e Santa Cruz

Temporada 2007:
Corinthians, Juventude, Paraná e América RN

Temporada 2008:
Figueirense, Vasco, Portuguesa e Ipatinga

Temporada 2009:
Coritiba, Santo André, Náutico e Sport

Temporada 2010:
Vitória, Guarani, Goiás e Grêmio Prudente

Temporada 2011:
Atlético-PR, Ceará, América MG e Avaí

Temporada 2012:
Sport, Palmeiras, Atlético GO e Figueirense

Temporada 2013:
Portuguesa, Vasco, Ponte Preta e Náutico

Temporada 2014:
Vitória, Bahia, Botafogo e Criciúma

Temporada 2015:
Avaí, Vasco, Goiás e Joinville

Temporada 2016:
Inter, Figueirense, Santa Cruz e América MG

Temporada 2017:
Coritiba, Avaí, Ponte Preta e Atlético GO

Temporada 2018:
América MG, Sport, Vitória e Paraná

Temporada 2019:
Cruzeiro, CSA, Chapecoense e Avaí

Temporada 2020:
Vasco, Goiás, Coritiba e Botafogo

Temporada 2021:
Grêmio, Bahia, Sport e Chapecoense

Temporada 2022:
Ceará, Atlético GO, Avaí e Juventude

Relacionado: Gabigol está suspenso até quando? Quando o atacante volta a jogar?

Quantas vezes o Flamengo ocupou a zona de rebaixamento?

O clube carioca pode não ter rebaixamentos em sua história, mas já passou por grandes apuros dentro de campo. É possível dizer que os anos de 1995, 2001, 2002, 2013 e em 2023 também.

Em 1995, o Mengo teve um desempenho muito ruim dentro de campo. Na classificação geral somou 24 pontos em cinco vitórias, nove empates e nove derrotas dentro e fora de casa. Com a mudança no regulamento no ano anterior o elenco foi salvo.

Já em 2001 o Mengão se salvou nas últimas rodadas. Terminou em 24º lugar com 29 pontos, somados em oito vitórias, cinco empates e 14 derrotas. Em 2002 a história se repetiu, mas o Flamengo conseguiu buscar uma pontuação melhor no meio da temporada e acabou em 18º lugar.

Em 2013, mais uma vez o clube carioca flertou com o rebaixamento, mas escapou ao terminar em 16º lugar com 45 pontos. Em 2023, o time do Rio de Janeiro perdeu três partidas no início da temporada e só ganhou uma, ocupando a zona de rebaixamento com o treinador Sampaoli.

Quantas vezes o Flamengo foi campeão brasileiro?

O Flamengo tem oito títulos do Brasileirão, segundo maior campeão da história empatado com o Santos e atrás do Palmeiras com a diferença de três troféus.

Os títulos do Rubro-Negro foram conquistados em 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019 e 2020 pela última vez sob o comando de Rogério Ceni. Em todas as edições do Brasileirão, o Flamengo protagoniza na parte de cima da tabela em busca do título.

Em 2020, o Flamengo conquistou o título brasileiro anotou 71 pontos e garantiu a taça na última rodada ao derrotar o São Paulo e após o empate entre Internacional e Corinthians.

 

Leia também:

Fanática pelo Corinthians, Rita Lee fez até música para o Timão

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes