Segunda fase Brasileirão Série C: entenda como funciona

Oito equipes disputam o acesso para a segunda divisão no quadrangular final da competição

Na segunda fase do Brasileirão Série C, as oito melhores equipes disputam o acesso para a segunda divisão em um quadrangular de seis rodadas, onde os quatro primeiros com a maior pontuação estão garantidos de volta. Entenda como funciona a segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro.

O que é o Brasileirão Série C?

A Série C é a terceira divisão do Campeonato Brasileiro, ou seja, é o caminho que as equipes tem que percorrer se quiserem voltar para a segunda divisão do futebol brasileiro na próxima temporada. São duas fases no sistema de pontos corridos e a final, trazendo elencos ao redor do país.

Quatro times garantem o acesso para a Série B, enquanto dois são rebaixados para a Série D, a quarta e última divisão do futebol no Brasil.

Dessa maneira, vinte equipes disputam a primeira fase do Brasileirão Série C. Divididas em dois com dez componentes cada, jogam as dezoito rodadas onde as quatro primeiras de cada grupo avançam para a segunda fase, enquanto 9º e 10º são rebaixados para a quarta divisão.

 

+ Veja times que podem garantir o acesso na Série C em 2021

Como funciona a segunda fase da Série C?

Oito equipes disputam a segunda fase da Série C do Brasileirão. Elas foram as quatro primeiras colocadas em cada um dos grupos da etapa anterior e adentram a nova etapa da competição do zero.

Porém, assim como na primeira, os times também seguem o modelo de pontos corridos na segunda fase. Por seis rodadas, brigam pelo retorno para a divisão superior do futebol brasileiro.

Após a realização das seis rodadas nos grupos C e D, o primeiro lugar de cada um deles está classificado para jogar a grande final em busca da taça, além de estar de volta à segunda divisão. Por fim, os segundo lugares também garantem a classificação para a Série B.

Quem disputa o acesso na Série C em 2021?

As equipes de Ituano, Criciúma, Botafogo-PB, Paysandu, Tombense, Novorizontino, Manaus e Ypiranga-RS disputam o acesso em 2021. Elas acabaram entre os quatro primeiros dos grupos na primeira fase e, por isso, ganharam a chance de brigar a segunda no quadrangular.

Até a 5ª rodada da segunda fase, Ituano, Tombense e Novorizontino tem a oportunidade de garantir o acesso de forma antecipada à B. Isso porque, com vantagem na soma de pontos, estão automaticamente classificados, mas enquanto algusn dependem só de si, outros tem que contar com o resultado de terceiros.

Confira os últimos jogos da segunda fase que devem definir o cenário da próxima temporada.

 

Sábado, 30 de outubro

Manaus x Tombense – 17h, no Arena Amazônia

Ypiranga-RS x Novorizontino – 19h, Estádio Colosso da Lagoa

Domingo, 31 de outubro

Criciúma x Ituano – 16h, Estádio Heriberto Hülse

Botafogo-PB x Paysandu – 18h, Estádio Almeidão

Sábado, 06 de novembro

Paysandu x Criciúma – 17h no Estádio Curuzu

Ituano x Botafogo-PB – 17h no Estádio Novelli Júnior

Domingo, 07 de novembro

Novorizontino x Manaus – 16h no Estádio Jorge Ismael Del Biasi

Tombense x Manaus – 16h no Estádio de Tombos

Acompanhe as últimas notícias do Brasileirão no DCI

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes