5 jogadores mais velhos que disputam a Eurocopa em 2021

Conheça cinco atletas que conseguiram manter a forma após os 30 anos e continuam a defender suas seleções na competição

A Eurocopa, uma das maiores competições de seleções no mundo, reúne diferentes equipes do continente europeu em busca do grande título na temporada. Em campo, apaixonados por esportes tem a oportunidade de acompanhar grandes craques do futebol brilhando. Em 2021, na edição comemorativa de 60 anos do torneio, jogadores com maior idade também marcam presença. Então, confira cinco atletas mais velhos que defendem suas seleções.

O que é e como funciona a Eurocopa?

Com a primeira edição realizada em 1960, a Eurocopa teve como fundador  Henri Delaunay, secretário-geral da Federação Francesa de Futebol, após ter a ideia de criar um torneio somente com seleções no continente.

As eliminatórias, fase inicial, traz seleções do continente brigando por uma vaga na competição separados em dez grupos com cinco e seis times cada, onde os dois primeiros se classificam diretamente para a Eurocopa. Depois, a repescagem semifinal traz dezesseis equipes disputando as últimas quatro vagas. Por fim, 24 seleções integram a fase de grupos.

A Eurocopa contabiliza seis grupos com quatro times. Em três rodadas iniciais, os dois primeiros se classificam para as oitavas, juntando também os quatro melhores terceiros lugares. Por fim, acontecem as quartas, semifinais e, então, a final em jogo único.

Conheça cinco jogadores mais velhos que disputam a Eurocopa em 2021

Conhecida por reunir grandes jogadores do futebol europeu em campo, a Eurocopa possibilita torcedores de acompanhar uma grande variedade de estrelas, com diferentes especialidades, técnicas e até mesmo idades. Na edição de 2021 do torneio, não poderia ser diferente.

 

Pepe, de Portugal, tem 38 anos e é brasileiro

O brasileiro nasceu em Maceió, no Alagoas, mas hoje defende a seleção de Portugal. Com 38 anos, o zagueiro segue jogando pela equipe portuguesa, contabilizando uma Eurocopa e Liga das Nações. Pepe começou a carreira no futebol ainda menino, pelo Corinthians de Alagoas, quando mudou-se em 2001 para o Marítimo, de Portugal.

Foi então que começou a sua carreira no futebol português. Com passagens também pelo Porto, transferiu-se ao Real Madrid, onde deixou o seu nome cravado na história. Depois de 10 anos, chegou ao Besiktas, onde ficou por um ano e, assim, retornou ao Porto para encerrar carreira.

Em 2021, Pepe disputa a Eurocopa com Portugal, buscando o seu segundo título da competição seguido.

Sem titulo 247
Pepe em disputa pela seleção portuguesa (portugal oficial / @selecaoportugal)

Tim Sparv, da Finlândia, tem 34 anos

O meia de 34 anos fez história ao disputar a partida contra a Dinamarca pela primeira rodada do grupo B na Eurocopa em 2021. Isso porque, pela primeira vez na história do país, a Finlândia disputa o torneio internacional. No elenco, Tim Sparv, de 34 anos, marca presença.

Nascido em Oravais, Tim começou nas categorias de base do Norrvalla, equipe de seu país natal. Em 2003, transferiu-se para o time juvenil do Southampton, na Inglaterra, conseguindo a primeira chance no profissional três anos depois. Então, o meia conta com passagens por Halmstads, VPS, Groningen, Greuther Fürth e Midtjylland.

Hoje, após um ano defendendo o AE Larisa, na Grécia, está sem clube.

Sem titulo 248
Meia tim sparv jogando pela finlândia (twitter oficial / reprodução @timsparv)

Maarten Stekelenburg, da Holanda, integra a lista de jogadores mais velhos da Eurocopa em 2021

Atualmente, o goleiro de 38 anos defende o Ajax, uma das maiores equipes dos Países Baixos, onde começou ainda nas categorias de base. Além disso, Maarten também atua como goleiro na seleção da Holanda.

Nascido na cidade de Haarlem, integrou rapidamente as equipes juvenis do Ajax entre 1999 e 2011. Neste mesmo ano, transferiu-se para a Roma, contando também com passagens por Fulham, Monaco, Southampton, Everton e, por fim, o Ajax novamente.

Atuando pela Holanda, Stekelenburg contabiliza 60 partidas, presente como titular na Eurocopa em 2021.

Jogadores eurocopa 2021
Goleiro é titular pela holanda na eurocopa (seleção da holanda oficial / @onsoranje)

Com 37 anos, Goran Pandev defende a Macedônia do Norte

O jogador do Genoa, na Itália, foi convocado para defender a Macedônia do Norte na Eurocopa em 2021. Com 37 anos, nascido na cidade de Estrúmica, o atacante contabiliza 120 jogos e 37 gols, sendo peça fundamental no elenco de sua seleção.

Goran começou na equipe do Belasica, no seu país natal, transferindo-se em 2001 para a Inter de Milão, onde jogou pelas categorias de base primeiramente antes de alcançar o profissional. Depois, o atacante também passou por Spezia, Ancona, Lazio, Napoli, Galatasaray e, por fim, o Genoa, onde segue desde 2015.

Mesmo com a idade fora dos padrões para jogadores, Pandev segue surpreendendo e sendo o destaque da Macedônia do Norte na fase de grupos, inclusive marcando contra a Áustria na primeira rodada da fase de grupos em 2021.

A 31
Goran pandev pela seleção da macedônia do norte (uefa eurocopa 2020 / @euro2020)

Rússia tem Yuri Zhirkov com 37 anos em lista de jogadores na Eurocopa 2021

O russo de 37 anos é um dos destaques da equipe da Rússia na Eurocopa em 2021. Isso porque, com 37 anos, segue jogando em alto nível e conquistando cada vez mais espaço no plantel. O lateral defende o Zenit dede 2016, mas contabiliza diversas passagens por diferentes clubes.

Em 2001, integrou o plantel profissional do Spartak Tambov, onde permaneceu por três anos. Depois, chegou ao CSKA Moscow antes de transferir-se ao Chelsea em 2009. Em breve passagem na Inglaterra, Yuri retornou para a Rússia onde jogou por Anzhi, Dínamo Moscow e, por fim, o Zenit.

Na Rússia, contabiliza 105 jogos e 2 gols marcados, esperando conquistar quem sabe a vaga nas oitavas de final da Eurocopa na edição de 2021.

Sem titulo 250
Zhirkov pela equipe da rússia (seleção da rússia oficial / @teamrussia)

 

+ Saiba como e onde assistir todos os jogos da Eurocopa 2021 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes