Maiores torcidas do Brasil em 2022: Flamengo ou Corinthians?

Flamengo e o Corinthians se mantêm no topo

Que o futebol faz parte da vida dos brasileiros, não há dúvidas. E não basta apenas torcer em casa, para muitos amantes do futebol, é preciso mostrar o apoio nas arquibancadas, vendo o time jogar, cantando e disputando para ver qual torcida 'levanta' mais o time. Mas quais são as maiores torcidas do Brasil? Tem como saber isso?

Uma pesquisa realizada e divulgada pelo jornal O Globo, em parceria com o Ipec, mostrou que o Flamengo e o Corinthians estão entre as maiores torcidas do Brasil. O público torcedor dos dois times não se restringe à região Sudeste, carregando uma legião de fãs também em outras regiões e estados.

VEJA: Que horas começa a fina da Copa do Mundo 

Pesquisa: veja o ranking das maiores torcidas do Brasil

Segundo a pesquisa realizada em parceria entre Ipec e o jornal O Globo, o Flamengo segue na liderança das maiores torcidas do Brasil, com 21,8% das preferências apontadas pelo público. Já o Corinthians tem uma média de 15,5%.

Ainda no top 5 das maiores torcidas do Brasil aparecem o Palmeiras e o Vasco. Todos os times até a quinta colocação do ranking fazem parte do eixo Rio-São Paulo.

O Palmeiras aparece com 7,4% dos torcedores e o Vasco com 4,2%. O primeiro time que aparece no ranking de maiores torcidas do Brasil e não faz parte do eixo Rio-São Paulo é o Grêmio. Ele aparece com 3,2% do total dos torcedores.

Em Minas Gerais, a disputa fica entre o Cruzeiro e o Atlético-MG. Mas o Cruzeiro lidera com 3,1% de torcedores, ficando na sétima posição do ranking de maiores torcidas do Brasil.

Já no Nordeste, quem disputa a maior torcida é a Bahia e o Sport. Os times correspondem a 1,7% e 1,2% dos total dos torcedores, respectivamente.

A pesquisa, vale lembrar, contou com 2 mil entrevistas presenciais em 126 municípios de todo o Brasil, entre os dias 1 e 5 de junho de 2022. O índice de confiança divulgado pelo grupo é de 95%.

Veja o top 3 dos times brasileiros com maiores torcidas no Brasil:

Flamengo - maior torcida do Brasil

Como o próprio nome revela, a torcida surgiu no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Diferente do que hoje conhecemos como a maior torcida de futebol, nos primórdios, o clube era conhecido graças a suas disputas em outro esporte: o remo.

No fim do século XIX, esse era o esporte que dominava a cidade carioca. O futebol começou a ganhar força mesmo anos depois, por volta de 1911, quando foi fundado o departamento de esportes terrestres no clube. Mas, quem acha que a torcida flamenguista só ganhou destaque na época do futebol, está bem enganado.

Ainda em 1927, um concurso promovido elegeu o Flamengo como o clube “mais querido do Brasil". A competição funcionava da seguinte forma: o torcedor deveria escrever o nome do seu time favorito no rótulo da garrafa d'água, ou no cupom impresso no jornal, e enviá-lo preenchido para a sede do Jornal do Brasil.

Na contagem final dos pontos, o Flamengo ficou com nada mais nada menos que 254.850 votos e levou para casa a Taça Salutaris.

Torcida do flamengo é a maior do brasil
O flamengo está entre um dos favoritos para vencer a copa do brasil este ano. Foto: andré borges/cbf/divulgação

 

Em 2022, a torcida do Flamengo é composta por cerca de 42 milhões de torcedores, o que significa 24% do número total. Vale também destacar que o time carioca tem uma das torcidas mais jovens do país, enquanto seu principal rival, o Fluminense, é composto por torcedores mais velhos.

Vale destacar que seus torcedores não se restringem apenas ao Rio de Janeiro. Esse fato é curioso, pois o Flamengo se torna a maior torcida do país quando analisado o fato em aspecto de amplitude nacional, mas se avaliado apenas a maior torcida do Sudeste, o Flamengo não está na liderança.

Em pesquisas anteriores, feitas pelo Ibope em 2014, mencionava-se o fato do Mengão ter torcedores espalhados por diversas regiões brasileiras, com maior concentração nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Nessa pesquisa, mencionava-se o fato de que 80% da torcida do Flamengo (cerca de 25 milhões de torcedores na época - 2014) não era oriunda da cidade carioca.

Corinthians - segunda maior torcida do Brasil

Corinthians tem uma das maiores torcidas do brasil?
O corinthians tem a maior torcida do sudeste. Foto: thais magalhães/cbf/divulgação

 

Com cerca de 29,4 milhões de torcedores, o Corinthians tem a segunda maior torcida do Brasil. O time paulista aparece na pesquisa com 18% do total de torcedores, atrás apenas do Flamengo.

No entanto, quando o cenário muda para contar a maior torcida do sudeste, o Timão é quem leva a vantagem. O Corinthians tem mais torcedores nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Enquanto o Corinthians tem 20,7% da torcida, o Flamengo tem 18,1%.

O Corinthians é um dos clubes mais bem-sucedidos da atualidade, sendo um dos maiores campeões nacionais. Já conquistou, inclusive, dois Mundiais de Clubes, levando o troféu mais cobiçado pelos clubes no mundo.

Apesar de ser conhecido também através de outros esportes, como o basquete e o remo, a origem do Corinthians está intimamente atrelada ao futebol (diferente de como aconteceu com o Flamengo).

No caso do Corinthians, o clube surgiu em homenagem a uma equipe esportiva da Inglaterra chamada Corinthian FC. Aos poucos, aquele time que surgiu como “time de várzea” foi ganhando destaque e crescendo a base de torcedores para o que hoje conhecemos.

São Paulo - terceira maior torcida do Brasil

Quem fecha o pódio das maiores torcidas do Brasil é o São Paulo. Mais jovem que os demais, o Tricolor Paulista vem construindo sua base de torcedores há menos tempo, afinal o clube foi fundado apenas em 1930, enquanto seus rivais já são times centenários.

Segundo a pesquisa Ipec, feita em parceria com O Globo, o São Paulo responde por 8,2% dos entrevistados, somente atrás de Flamengo e Corinthians.

O maior contingente de são-paulinos está na região sudeste, o equivalente a 11% do total de torcedores desta parte do país. Enquanto a faixa etária mais presente em sua torcida compreende o público de 35 a 44 anos (10,5%).

Veja o ranking dos times com maiores torcidas do Brasil

1° - Flamengo: 21,8%
2° - Corinthians: 15,5%
3° - São Paulo: 8,2%
4° - Palmeiras: 7,4%
5° - Vasco: 4,2%
6° - Grêmio: 3,2%
7° - Cruzeiro: 3,1%
8° - Internacional: 2,2%
9° - Santos: 2,2%
10° - Atlético-MG: 2,1%
11° - Bahia: 1,7%
12° - Botafogo: 1,3%
13° - Fortaleza: 1,3%
14° - Sport: 1,2%
15° - Fluminense: 1,1%
16° - Paysandu: 0,9%
17° - Ceará: 0,8%
18° - Vitória: 0,7%
19° - Seleção brasileira: 0,7%
20° - Santa Cruz: 0,6%

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes