Auckland City desiste de participar de Mundial de Clubes por pandemia

Competição agora terá cinco clubes, juntamente com o campeão da Libertadores, Santos ou Palmeiras

O Mundial de Clubes ainda nem começou, mas já começou a ter problemas. Na manhã desta sexta-feira (15), o Auckland City, clube da Nova Zelândia e representante da Oceania na competição, informou em seu perfil oficial que não vai mais disputar o campeonato. Segundo a nota, a pandemia do coronavírus e as medidas de quarentena impostas pelo governo foram as principais causas que levaram à desistência. Então, entenda o caso.

Por que o Auckland City não vai participar do Mundial?

De acordo com o comunicado emitido pelo clube em seu site oficial, a escolha se deu a partir do grave momento com a pandemia do covid-19 e as medidas exigidas durante a quarentena pelas autoridades da Nova Zelândia. Além disso, mesmo com todos os protocolos de segurança da FIFA e o forte auxílio da entidade, o clube neozelandês afirmou que "os requisitos das autoridades neozelandesas em relação ao isolamento e quarentena vão além da competência da FIFA".

Contudo, a FIFA garantiu que todas as medidas de segurança e protocolos médicos serão tomados para garantir a saúde e segurança de todos os participantes do torneio, desde jogadores até membros da comissão.

Quem continua na disputa pelo título?

Mesmo com a saída do clube que representava a Oceania, a competição continua com o mesmo formato. Assim, restam cinco equipes participando para faturar o prêmio de melhor time do mundo da FIFA. São elas:

 

  • Bayern de Munique – Alemanha (campeão da Liga dos Campeões da Uefa)
  • Tigres – México (campeão da Liga dos Campeões da Concacaf)
  • Ulsan Hyundai – Coreia do Sul (campeão da Liga dos Campeões da Ásia)
  • Al-Ahly – Egito (campeão da Liga dos Campeões da África)
  • Al-Duhail  – Qatar (representante do país-sede)
  • Palmeiras ou Santos - Brasil - Campeão da Libertadores

Então, quando acontece o Mundial?

Inicialmente, a abertura da competição estava marcada para acontecer no dia 1 de fevereiro. Entretanto, o primeiro duelo traria Al-Duhail, do Qatar, e o Auckland City. Agora, o jogo foi cancelado, sendo o time do Qatar o primeiro classificado para as quartas de final.

Ademais, o sorteio que define os confrontos acontecerá no dia 19 de janeiro, na Sede da FIFA, em Zurique.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes