Campeonato Paulista 2021: FPF planeja a volta do Estadual

Entidade regulamentadora do futebol paulista busca autorização do Ministério Público para que competição retorne no Estado.

Ainda sem previsão para o retorno do Paulistão 2021, a Federação Paulista de Futebol planeja realizar mais uma reunião com o Ministério Público, na tentativa de conseguir uma autorização para a volta das partidas. O governador João Doria (PSDB) anunciou o decreto da fase emergencial e proibiu a realização de jogos no Estado de São Paulo, desde o dia 15 de março, como medida de contenção da pandemia de Covid-19. Mas então, quando volta o Campeonato Paulista 2021?

Quando volta o Campeonato Paulista 2021?

A ideia da FPF é que o Ministério Público libere os jogos, para que algumas partidas do Campeonato Paulista 2021 já ocorram nesta semana. Médicos dos clubes desenvolveram um novo protocolo, em que indicam a diminuição de funcionários nas partidas, assim como sugerem a criação de "bolhas" para manter as delegações. Outra novidade seria jogos após às 20h, horário que inicia o toque de recolher no Estado, como forma de diminuir as aglomerações próximas aos estádios.

O atual decreto vigente no Estado vai até o dia 11 de abril. No entanto, existe a possibilidade do governo prorrogar a validade das regras, caso o número de mortes e infectados pela Covid-19 não reduza drasticamente. Diante deste cenário, o plano da FPF é, pelo menos, adiantar partidas de clubes com calendários mais apertados. São eles: Palmeiras, Santos, São Paulo, Palmeiras e RB Bragantino.

Entretanto, a entidade reconhece a dificuldade da liberação para essa semana. Por isso trabalha com a possibilidade de conseguir realizar os jogos a partir do dia 12, caso as medidas da fase emergencial sejam prorrogadas.

A FPF realizou duas partidas do Campeonato Paulista 2021 fora do Estado para "desafogar" o calendário dos clubes. O município de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, recebeu os jogos, Mirassol x Corinthians e São Bento x Palmeiras, no Estádio Raulino de Oliveira. No entanto, atualmente a entidade não tem conseguido encontrar novos locais para a realização das partidas. Os paulistas também procuraram Minas Gerais como possível destino, mas o governo local proibiu.

Quando terminará o Paulistão?

A Federação Paulista de Futebol trabalha na possibilidade de encerrar o Paulistão até a data oficial, dia 23 de maio. Visto que o Campeonato Brasileiro começa na semana seguinte e a CBF tem sinalizado que não mudará o calendário da competição. No entanto, para que o Estadual termine na data prevista, os jogos precisam retornar o mais rápido possível e há possibilidade de uma maratona de confrontos.

Para retornar com o Campeonato Paulista 2021, a FPF espera um sinal positivo do MP, mas também precisará da autorização do governo estadual. Embora as expectativas não sejam tão positivas, a entidade espera que com o aval do Ministério Público, o governador João Dória libere os jogos.

+ Saiba como funciona o regulamento da Copa Sul-americana 2021

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes