Conheça Yann Sommer, o goleiro que defendeu o pênalti de Mbappé

Com 32 anos, o guarda-redes suíço contabiliza seis títulos na carreira e momentos memoráveis em campo

Para defender a posição de goleiro, é exigido muito do atleta. Com muita atenção, dedicação e bom desempenho em campo, o suíço Yann Sommer atende todos estes requisitos. Aos 32 anos, o guarda-redes do Borussia Mönchengladbach, da Alemanha, chama a atenção por seu grande trabalho frente à uma das maiores equipes do futebol europeu. Com seis títulos na prateleira, números gloriosos e uma carreira na seleção suíça, conheça o goleiro Sommer, responsável pela bela campanha durante a Eurocopa em 2021.

Quem é Yann Sommer?

Aos 32 anos e consolidado na posiçãõ, Yann Sommer figura na lista de melhores goleiros do futebol alemão. Dessa maneira, começou a sua carreira aos quinze anos nas categorias de base do Basel, equipe suíça, ganhando a primeira oportunidade profissional somente em 2006. Ao todo, contabiliza 212 partidas e dois troféus da Copa da Suíça.

Um ano depois, transferiu-se por empréstimo ao Vaduz, também em seu país natal, onde alcançou a marca de 54 jogos disputados. Por fim, vestiu a camisa do Grasshoppers em 2009, por um ano, em 33 oportunidades. Depois, retornou ao Basel, onde conquistou quatro títulos do Campeonato Suíço.

Foi então que, em 2014, Sommer foi contratado oficialmente pelo Borussia Mönchengladbach, equipe alemã que disputa a primeira divisão do Campeonato Alemão, onde permanece até hoje. Ao todo, tem 288 jogos e, mesmo sem conquistar títulos, é considerado um grande ídolo da torcida pelo seu desempenho e qualidade em campo.

Sommer também defende as redes da Seleção da Suíça desde 2012. Ao todo, tem 65 jogos disputados incluindo Eurocopa, amistosos, Eliminatórias. Liga das Nações e Copa do Mundo.

Yann sommer
Sommer em ação pelo borussia, na alemanha (borussia mönchengladbach oficial / @borussia)

Curiosidades do goleiro Sommer

Além do futebol, o goleiro também é muito ligado à música. Em seu perfil oficial no Instagram, é possível ver cliques com o seu violão em casa e também na concentração antes dos jogos. Sommer também realiza ações sociais em hospitais para crianças em feriados e datas especiais.

Por fim, o atleta também já teve um blog de culinária onde se arriscava em pratos refinados e até dava palpites sobre cada um deles, intitulado de Sommerkocht. No entanto, hoje a página se encontra fora do ar.

Sem titulo 423
Sommer aparece tocando violão nas postagens das redes sociais (instagram oficial / reprodução @ysommer1)

Assista ao pênalti de Mbappé defendido pelo goleiro Sommer na Eurocopa

França e Suíça disputaram a vaga nas quartas de final na Eurocopa em 2021. Com o placar de 3 a 3 no tempo normal, a prorrogação foi necessária, mas o resultado não mudou, indo então para os pênaltis. Foi aí que Sommer brilhou em campo.

Ambas as equipes acertaram as suas batidas. No entanto, o último jogador da França a bater foi Kylian Mbappé, o jovem astro do PSG. Mesmo tenso, Sommer acertou o lado que Mbappé acertou e defendeu o pênalti, terminando em 5 a 4 o resultado final e tornando-se assim o grande herói da classificação histórica das quartas de final na edição de 60 anos da Eurocopa.

A seguir, assista ao momento em que Sommer defende o pênalti de Mbappé no dia 28 de junho de 2021, na National Arena, na Romênia.

Leia também: Kevin De Bruyne faz 30 anos: confira os melhores momentos do belga

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes