Entenda o regulamento do Campeonato Carioca em 2022

Dividido em Taça Guanabara e a Taça Rio, competição é uma das mais complexas de se entender

Com todas as doze equipes já classificadas para disputar o Campeonato Carioca, resta esperar o início do calendário na próxima temporada para o pontapé inicial. No entanto, muitos torcedores querem saber como vai funcionar o regulamento do Campeonato Carioca em 2022 para entender os passos do seu times até o título.

Regulamento do Campeonato Carioca 2022

Mesmo que pareça igual aos anos anteriores, a FERJ, Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, garantiu que mudanças foram realizadas no regulamento do Carioca para o ano que vem. Por isso, o Campeonato Carioca de 2022 será dividido em: o primeiro turno (a Taça Guanabara), a semifinal e a final (Taça Rio).

 

Taça Guanabara

A Taça Guanabara será disputada em onze rodadas, turno único, no sistema de pontos corridos com doze equipes classificadas para jogar, isto é, cada vitória vale 3 pontos, o empate vale 1 e a derrota nenhum. Ao fim de todas as rodadas, o time que terminar em primeiro lugar com mais pontos será declarado o campeão da Taça Guanabara.

Enquanto isso, os times que ficaram do 1º ao 4º lugar na tabela disputarão a semifinal. Em caso de empate, os critérios utilizados serão respectivamente o maior número de vitórias, maior saldo de gols, número de gols pró e confronto direto entre os dois clubes em questão.

 

Semifinal

Com o fim da Taça Guanabara, se dá início as semifinais do campeonato. Como apenas quatro equipes disputam a fase, o regulamento do Cario indica que o sistema de confrontos aconteça da seguinte maneira:

  • 1º x 4º
  • 2º x 3º

É importante ressaltar que são jogos de ida e volta, onde o 1º e 2º colocado jogam com a vantagem do empate em pontos ganhos e saldo de gols, além de escolherem o mando de campo tanto na primeira ou segunda partida.

Final do Carioca

Os dois vencedores das semifinais vão disputar a grande final do campeonato, se enfrentando novamente em dois jogos. O melhor colocado na Taça Guanabara terá o direito de escolher o mando de campo seja na primeira ou segunda partida.

Não existe gol fora de casa. Por isso, o time que fizer mais pontos entre as duas partidas é o grande campeão carioca. Além disso, de acordo com o regulamento do Campeonato Carioca em 2022, se houver empate nos pontos somados ao fim do segundo jogo, será levado em conta o clube que obter o melhor saldo de gols nas duas partidas. Se o empate continuar, aí a cobrança de pênaltis vai acontecer.

Com a vitória do Fluminense na primeira partida da final por 2 x 0, a equipe do Flamengo precisa virar o jogo se quiser lutar pelo título. No próximo confronto, tem de vencer com três gols ou mais para ser campeão. Se o Rubro-Negro repetir o placar do primeiro confronto (2x0), aí a disputa vai para pênaltis.

Para o Fluminense, um empate sem gols basta para ser campeão ou até mesmo a vitória.

Taça Rio

Ainda não acabou. A Taça Rio, última parte do torneio carioca, será realizada com os times classificados entre o 5º e o 8º lugares ao final da Taça Guanabara. Novamente, o sistema de ida e volta será adotado.

  • 5º x 8º
  • 6º x 7º

Os clubes que terminaram em 5º e 6º entram em campo com a vantagem do empate, podendo também escolher o mando de campo. Assim, os vencedores avançam para a grande final, onde novamente o elenco melhor colocado na Taça Guanabara escolhe o mando, mas desta vez não tem a vantagem para si em pontos. Lembrando que, em caso de empates, quem obter o melhor saldo de gols passa. Caso contrário, a cobrança de pênaltis vai acontecer.

Daí, o vencedor será o dono do troféu da Taça Rio.

Quais times vão jogar o Campeonato Carioca?

Doze equipes estão classificadas para disputar o Campeonato Carioca: Audax Rio, Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Resende, Vasco da Gama e Volta Redonda.

Por onze rodadas, os clubes vão brigar por uma classificação até a semifinal da Taça Guanabara ou até mesmo a Taça Rio, já que a competição é dividida em duas fases. Dessa maneira, resta saber em qual etapa os times serão os favoritos.

Onde assistir ao Campeonato Carioca em 2022?

A Record, emissora na TV aberta, será a grande responsável por transmitir os jogos do Campeonato Carioca para o estado do Rio de Janeiro. O canal garantiu os direitos de transmissão até 2025, podendo exibir até 16 partidas desde a primeira fase até as finais do torneio.

O canal vai transmitir jogos pela televisão aberta e também no serviço de streaming por assinatura, o Play Plus. Até o momento, os profissionais Silvio Luiz, Márcio Canuto e Renato Marsiglia foram contratados para as transmissões além de Zé Luiz, Roberto Thomé, Bruno Piccinato, Janice de Castro e Rodrigo Hinkel que também vão participar.

 

Leia também:

Quem vai ser o novo técnico do Inter? Confira os nomes disponíveis 

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de flávio
    Flávio Diz

    Como um time vai possuir melhor saldo de gols empatando as duas partidas das finais ?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes