Estádios da Copa do Mundo 2022: veja os locais dos jogos

Catar prepara oito estádios para receber todos os 64 jogos previstos para o Mundial.

A Copa do Mundo de 2022 já está na cabeça da grande maioria dos torcedores. De 26 de novembro de 2022 a 18 de dezembro, o Catar recebe 32 seleções classificadas para a disputa do Mundial. Para receber todos os jogos, o país prepara oito arenas espalhadas pelo território. Mas então, quais são os Estádios da Copa do Mundo 2022?

Para receber sua primeira Copa do Mundo, o Catar preparou oito estádios para o Mundial de 2022. Serão arenas modernas, com tecnologia avançada e presença de ar-condicionado, visto que o país chega a 40º, mesmo no inverno.

Veja onde comprar os ingressos da Copa

Estádio Ras Abu Aboud

O Estádio Ras Abu Aboud está localizado nas margens do Golfo, no bairro de West Bay, em Doha. A arena foi construída com contêineres de transporte, além de assentos removíveis e blocos de construção modulares. O local que irá abrigar até 40.000 torcedores será desmontado após a Copa para uma nova construção.

As partes do estádio serão usadas em outros projetos esportivos ou não esportivos. O modelo estabelece um novo padrão em sustentabilidade, com ideias ousadas no planejamento. A arena recebe jogos da fase de grupos e mais um duelo das oitavas acontecerão neste estádio.

Estádio ras abu aboud será desmontado após a copa do mundo 2022
Estádio ras abu aboud será desmontado após a copa do mundo 2022 - foto: reprodução/qatar 2022

Estádio Al Bayt

Localizado na cidade de Al Khor, no norte do país, o estádio irá receber a abertura da Copa do Mundo 2022 e um das semifinais, além de outras sete partidas ao longo do Mundial. O local comporta 60.000 torcedores e terá uma estrutura de tenda, que cobre toda a arena.

Seu nome, bayt al sha'ar, remete às cabanas usadas por povos nômades no Catar e na região do Golfo. Como um tenda nômade, o estádio será portátil e após a Copa do Mundo 2022, a parte superior e arquibancadas serão retiradas e doadas à países que necessitam de infraestrutura para o futebol.

Estádio al bayt será coberto por uma tenda para a copa do mundo 2022
Estádio al bayt será coberto por uma tenda - foto: reprodução/qatar 2022

Estádio Lusail

Com capacidade para 80.000 lugares, o estádio é o principal da competição e recebe a final da Copa do Mundo 2022. A arena fica em Lusail, uma metrópole recém-construída. Assim que o Mundial acabar, o estádio irá se transformar em um espaço comunitário, incluindo escolas, lojas, cafés, instalações esportivas e clínicas de saúde.

Para isso, parte de suas arquibancadas serão removidas e doadas para centro esportivos do país. O local recebe 10 partidas ao longo da competição. Veja o vídeo do local que recebe a final da Copa:

Estádio Ahmad Bin Ali

Localizado em Al Rayyan, o Estádio Ahmad Bin Ali receberá até 40.000 torcedores nas partidas da Copa do Mundo até as quartas de final. A arena está construída em local que incorpora símbolos da cultura do país com estruturas em formato de dunas de areia.

Inaugurado no dia 18 de dezembro de 2020, a Arena terá metade de seus assentos doados para projetos de futebol no exterior.

Estádio ahmad bin ali terá capacidade para 40. 000 pessoas
Estádio ahmad bin ali terá capacidade para 40. 000 pessoas - foto: reprodução/qatar 2022

Estádio Al-Thumama

O Estádio Al-Thumama receberá jogos da Copa do Mundo 2022 até as quartas de final. A arena está localizada a 12 km ao sul do horizonte de Doha e o local terá a forma circular remetendo a um gahfiya - boné trançado usado por homens e meninos do Oriente Médio durante séculos.

A arena fica em torno a uma área verde, para embelezar o local. Seu legado ficará após a Copa do Mundo, quando a capacidade do estádio será reduzida e parte da infraestrutura será doada para países em desenvolvimento.

Estádio al-thumama recebe jogos até as quartas de final da copa do mundo 2022
Estádio al-thumama recebe jogos até as quartas de final da copa do mundo 2022 - foto: reprodução/qatar 2022

Estádio Al Janoub

O Estádio Al Janoub terá capacidade para 40.000 pessoas e foi o primeiro construído do zero a ser finalizado 16 de maio de 2019. Localizado no sul da cidade de Al Wakrah, a arena se tornará o lar do esporte do sul do país após a Copa do Mundo.

Sua capacidade cairá para 20.000, enquanto a outra metade também será doada para projetos de futebol no exterior. A arena receberá sete confrontos e realiza seu último duelo nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2022.

Estádio al janoub foi inaugurado em maio de 2019
Estádio al janoub foi inaugurado em maio de 2019 - foto: reprodução/qatar 2022

Education City

Com capacidade para 40.000 lugares, o Education City fica ao redor de universidades de ponta do Catar. O estádio irá receber oito partidas até as quartas de final e após a Copa do Mundo 2022, metade de suas arquibancadas serão doadas para construção de estádios de futebol ao redor do planeta.

Chamado de "Diamante do Deserto", foi a terceira casa do Mundial a ficar pronta, em 15 de junho de 2020. A arena está a 7km do centro da capital Doha e será de fácil acesso para os torcedores que forem acompanhar as partidas in loco.

Education city fica ao redor de grandes universidades do catar
Education city fica ao redor de grandes universidades do catar - foto: reprodução/qatar 2022

Estádio Internacional Khalifa

Construído em 1976 em Al Rayyan, o Estádio Internacional Khalifa foi reformado e está pronto para receber os jogos da Copa do Mundo. Com 40.000 lugares, o local ganhou expressão no futebol do Oriente Médio ao longo dos anos e já recebeu os Jogos Asiáticos, a Copa do Golfo Árabe e a Copa Asiática de Seleções, além de outras competições.

É a arena mais tradicional do Catar e durante o Mundial será casa de seis partidas da fase de grupos, uma das oitavas de final e, por fim, a disputa do terceiro lugar.

Estádio internacional khalifa copa do mundo 2022
Estádio internacional khalifa foi reformado para receber a copa do mundo 2022 - foto: reprodução/qatar 2022

Quando será a Copa do Mundo 2022?

Com os estádios da Copa do Mundo de 2022 em fase final de conclusão e outros já preparados, o Mundial se encaminha para sua abertura. O torneio começa dia 21 de novembro, com o duelo entre o Catar, país-sede, e uma seleção ainda a ser conhecida do Grupo A. As partidas da primeira fase ocorrem até dia 2 de dezembro.

Na última rodada da fase de grupos, os jogos da mesma chave serão em paralelo. Do dia 3 a 6 de dezembro ocorrem os confrontos das oitavas de final. Já entre 9 e 10, serão realizadas as quartas, e as duas semifinais estão marcadas para 13 e 14 de dezembro.

Em 17 de dezembro será a data da disputa do 3º lugar da Copa do Mundo 2022, no Estádio Internacional Khalifa. Por fim, a decisão do título ocorre dia 18 de dezembro no Lusail Stadium.

Fase de grupos: 21 de novembro a 2 de dezembro – jogos às 7h, 10h, 13h e 16h (horário de Brasília)
Oitavas de final: 3 a 6 de dezembro – jogos às 12h e 16h (horário de Brasília)
Quartas de final: 9 e 10 de dezembro – jogos 12h e 16h (horário de Brasília)
Semifinais: 13 e 14 de dezembro – jogos às 16h (horário de Brasília)
Disputa do terceiro lugar: 17 de dezembro às 12h (horário de Brasília)
Final: 18 de dezembro às 12h (horário de Brasília)

Quais seleções classificadas na Copa do Mundo?

Cerca de 13 seleções já estão classificadas para a Copa do Mundo 2022, mas ainda não sabem quais seus grupos e nem estádios que irão jogar. Os classificados são: Catar (anfitrião), Brasil, Argentina (garantidos no G-4 das Eliminatórias Sul), Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, França, Sérvia, Espanha, Inglaterra, Suíça e Holanda.

As equipes europeias garantiram suas vagas após terminarem as Eliminatórias europeias na primeira fase de seus grupos e garantiram a classificação direta. Com o fim das Data Fifa em 2021, os próximos classificados serão conhecidos somente no ano que vem. Restam ainda 19 vagas.

Onde fica o Catar?

Com pouco mais de 11 mil km² de área, o Catar é um país que está localizado na península arábica na Ásia Continental. Faz fronteira com Arábia Saudita e é separado por um estreito do Golfo Pérsico do Bahrein. A nação faz parte do chamado Oriente Médio, porção territorial à volta do leste e sul do mar Mediterrâneo.

Até a década de 50, a economia do país girava em torno da pesca e da criação de camelos. No entanto, com com o início da exploração do petróleo, a nação começou a ganhar destaque no cenário internacional. Ao exportar o recurso e gás natural, o Catar passou por uma revolução e atualmente é um dos países mais ricos do mundo.

Onde fica o catar

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes