Final do Mundial de Clubes 2022: quando começa, times e como funciona

Sete equipes vão disputar o Mundial de Clubes da FIFA ao fim da temporada e das competições nos continentes

Com a conquista do Real Madrid na Champions League, os torcedores já contam os dias para saber quando será o Mundial de Clubes 2022. O torneio da FIFA deverá contar com sete equipes, cada uma representando o seu continente, além do representante do país sede. Confira as informações no texto e saiba quando vai ser a final do Mundial de Clubes 2022.

Quando vai ser a final do Mundial de Clubes 2022?

Organizado pela FIFA, o Mundial de Clubes 2022 ainda não tem data marcada e local. Entretanto, como a Copa do Mundo vai acontecer em novembro de 2022, o torneio de clubes deverá ser em janeiro ou fevereiro de 2023.

Geralmente, a competição de clubes da FIFA é realizada sempre no fim do ano, quando todas as competições já terminaram de acordo com a temporada. Entretanto, desde 2020, quando o calendário do futebol foi gravemente afetado pela pandemia do Covid-19, o torneio tem sofrido alterações.

A edição de 2019 foi a última disputada em dezembro. Em 2020, seria jogada em dezembro de 2020 mas, com a pandemia afetando o Catar, país sede, a competição foi adiada para fevereiro de 2021. Na final, realizada no dia 11 daquele mês, o Bayern de Munique venceu o Tigres. Não havia público nos estádios.

Na edição de 2021, o mesmo aconteceu. O torneio estava marcado para o fim do ano mas também pelos altos números de mortes e casos,  foi realizada em 12 de fevereiro de 2022.

Agora, mesmo com a pandemia controlada ao redor do globo, a competição novamente terá de ser adiada, mas desta vez pela Copa do Mundo da FIFA.

Quem vai jogar Mundial de Clubes 2022?

Até o momento, já estão classificadas as equipes de Real Madrid, campeão da Champions, Seatttle Sounders, vencedor da Liga dos Campeões da CONCACAF e o Wydad, campeão da Liga dos Campeões da CAF.

Na Europa, o representante será o Real Madrid, já que a equipe comandada por Carlo Ancelotti venceu o Liverpool na decisão da Champions League por 1 x 0.

Para a CONCACAF, representando a América do Norte, Central e Caribe, o time do Seattle Sounders fica com a vaga no Mundial depois de ganhar do Pumas em 3 x 0.

Já o Wydad Casablanca, do Marrocos, vai representar a África no torneio da FIFA depois de vencer o Al Ahly na final da Liga dos Campões da CAF por 2 x 0.

Ainda faltam os participantes da América do Sul, Ásia, Oceania e o do país sede. Na Libertadores, a competição segue para as oitavas de final, assim como a Liga dos Campeões da Ásia. Na Oceania, entretanto, sequer começaram as disputas.

 

Europa: Real Madrid (Espanha)
América do Norte, Central e Caribe: Seatttle Sounders (Estados Unidos)
América do Sul:
Ásia:
Oceania:
África: Wydad (Marrocos)
País sede:

Final mundial de clubes 2022
Real madrid venceu o liverpool na final da champions. Foto: reprodução / antonio villalba / real madrid

Como vai ser Mundial de Clubes 2022?

Sete equipes disputam o Mundial de Clubes da FIFA em 2022. Seis representam os seus continentes por serem os campeões continentais, enquanto a outra equipe é a convidada do país sede para jogar e representar a nação em campo.

Na primeira rodada de playoffs, o time da Oceania e do país sede se enfrentam em partida única. Quem vencer, segue até as quartas de final para enfrentar o campeão da África, Ásia ou Concacaf.

Somente os vencedores da Champions League da Europa e o da Libertadores entram direto na semifinal do Mundial de Clubes. Os dois conhecem os seus adversários através de sorteio, feito pela FIFA meses antes do início da disputa.

 

+Oitavas da Libertadores 2022: quem são os rivais dos times brasileiros

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes