Gre-Nal: veja quem leva vantagem entre Inter e Grêmio

Equipes possuem uma das maiores rivalidades do futebol e protagonizam sempre jogos recheados de conflitos e discussões.

Considerado por muitos a maior rivalidade do futebol brasileiro, Internacional e Grêmio já fizeram 428 clássicos, tradicionalmente conhecido como Gre-Nal. A primeira partida entre os arquirrivais ocorreu no dia 18 de julho de 1909, com uma goleada histórica para os gremistas. Isso porque Tricolor venceu o Colorado por 10 a 0, nesta que é a maior goleada do confronto. No entanto, nos números gerais, a vantagem não fica o Imortal. Confira quem é o freguês do Gre-Nal.

+ Corinthians x Palmeiras: quem é freguês de quem no clássico paulista?

Quem é freguês de quem no Gre-Nal?

No total, as equipes já se enfrentaram em 428 oportunidades, e o Internacional tem uma ligeira vantagem diante do seu rival, em número de vitórias. O Colorado já venceu 156 jogos, contra 136 do Grêmio e 136 empates. Em gols, a vantagem também é do Inter que balançou a rede 586 vezes, enquanto o Tricolor fez 557 tentos.

No entanto, embora atualmente a vantagem seja dos colorados, no início do Gre-Nal, quem detinha o maior número de vitórias era o Grêmio. O Inter apenas passou seu rival em 1945. Naquela ocasião, as equipes disputaram o clássico 89 e estavam empatados com 37 vitórias cada. O time do Beira-Rio venceu a partida por 4 a 2, assumiu a liderança dos confrontos e nunca os gremistas ultrapassaram.

No clássico gre-nal, grêmio permanece freguês do inter
No clássico gre-nal, grêmio permanece freguês do inter (foto: ricardo duarte)

Quem venceu mais vezes pelo Brasileirão?

Embora o Grêmio seja freguês do Inter, pelo Campeonato Brasileiro, a vantagem do clássico é Tricolor. Em 59 Gre-Nais, o Imortal venceu 23, empatou 17 e perdeu 19 partidas.

Quem é o freguês do Gre-Nal no Estadual?

No entanto se contabilizar apenas jogos pelo Gauchão, o Colorado tem mais vitórias que o Grêmio. São 56 vitórias do Inter e 51 de seu rival. Mas, pelo Estadual, o resultado que mais vezes se repetiu foi o empate: 63.

História da alcunha 'Gre-Nal'

Tradicionalmente, os clássicos do futebol possuem uma alcunha, e no confronto entre Inter e Grêmio, não seria diferente.

O jornalista Ivo dos Santos Martins, torcedor do Grêmio, criou a expressão em 1926. E o motivo? estava cansado de escrever por extenso os nomes do clubes, e uniu o início do nome de um, com o final do outro.

Gre-nal é um dos maiores clássicos do mundo
Gre-nal é um dos maiores clássicos do mundo (foto: ricardo duarte)

Jejum do Internacional

Embora tenha vantagem no número de vitórias do clássico, o Inter vive um jejum sem vencer o Grêmio, o que deixa a história de 'freguês do Gre-Nal' ainda mais interessante.

O Colorado não sai vitorioso do confronto desde 9 de setembro de 2018. Na ocasião, a equipe venceu a partida por 1 a 0, com gol de Edenílson. De lá para cá, foram mais 11 jogos, com nenhuma vitória do Inter.

Recheado de rivalidade, a partida entre as equipes sempre reserva conflitos e discussões.  Veja algumas brigas do clássico Gre-Nal.

Próximo Gre-Nal

Neste domingo (24), as equipes escrevem mais um capítulo na história do então Gre-Nal. Às 16h, Inter e Grêmio se enfrentam no Beira-Rio, em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Este será o clássico de número 429, e na reta final da competição, as duas equipes buscam os três pontos para manterem a esperança de conquistarem o troféu do Brasileirão, que há 25 anos não vai para o Rio Grande do Sul.

A última conquista de Brasileiro de um time gaúcho ocorreu em 1996, com o Grêmio. Já o Inter, não fica com o caneco desde 1976, e vive um dos maiores jejuns na competição entre os clubes considerados 'grandes'.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes