Confrontos das quartas de final Libertadores 2023: datas e classificados

Final está agendada para 4 de novembro, no Maracanã

Fluminense, Internacional e Palmeiras estão classificados para as quartas de final da Libertadores enquanto o Athletico Paranaense e o Atlético Mineiro estão eliminados. Com o chaveamento definido pela Conmebol no início de julho, confira todos os confrontos e as datas.

Veja: tem sorteio nas quartas de final?

Chaveamento das quartas de final da Libertadores

Fluminense, Internacional, Bolívar, Palmeiras Boca Juniors e Deportivo Pereira estão classificados para as quartas de final, agora só faltam duas vagas a serem definidas em dois jogos na quinta-feira, 10 de agosto, pela última rodada das oitavas de final.

Na quinta-feira, o Flamengo enfrenta o Olimpia e tem a vantagem porque ganhou o primeiro confronto em 1 a 0, gol de Bruno Henrique. Atual campeão da Libertadores, o Rubro-Negro venceu três partidas, empatou duas e perdeu uma, enquanto o Olimpia marcou quatro vitórias, dois empates e nenhuma derrota. Quem ganhar vai jogar contra o Fluminense.

Para fechar as oitavas de final, o Racing receberá o Atlético Nacional na quinta, 10 de agosto, após o triunfo dos colombianos por 4 a 2, dentro de casa. Os argentinos marcaram 13 pontos na primeira fase com quatro vitórias, um empate e uma derrota enquanto o Atlético ficou em segundo com três vitórias, um empate e duas derrotas.

 

 JOGOS DAS QUARTAS DE FINAL

>> Atlético Nacional ou Racing x Boca Juniors

>> Deportivo Pereira x Palmeiras

>> Bolívar x Internacional

>> Fluminense x Olimpia ou Flamengo

Quais times estão eliminados da Libertadores?

Com a derrota nas oitavas de final os times de Athletico Paranaense, Nacional do Uruguai, Independiente del Valle, Atlético Mineiro, River Plate e Argentinos Juniors estão eliminados da Libertadores.

Cada um dos citados perdeu o seu jogo nas oitavas de final e por isso ficam sem a chance de brigar pelo título na temporada. O River Plate e o Indepediente del Valle são as decepções do torneio, já que os argentinos tradicionalmente vão até as etapas finais enquanto o time equatoriano é o atual campeão da Sul-Americana.

Na fase de grupos foram eliminados da Libertadores os clubes Ñublense, Aucas, Independiente Medellín, Metropolitanos, Barcelona de Guayaquil, Cerro Porteño, Sporting Cristal, The Strongest, Corinthians, Liverpool, Colo-Colo, Managas, Libertad, Alianza Lima, Patronato e Melgar.

Como funciona as quartas de final?

Disputada desde a edição de fundação da Libertadores, em 1960, as quartas de final tornou-se parte fundamental do sistema eliminatório, responsável por reunir oito equipes da América do Sul para determinar quem segue vivo até a fase seguinte, a semifinal. E assim como todas as outras rodadas, as quartas de final também ocorrem em ida e volta.

O calendário da Conmebol determina uma semana dedicada aos jogos de ida e outra semana separada inteiramente para a volta, onde os resultados formam os classificados.

O regulamento prevê que gol fora de casa não é critério de desempate nas quartas. O time que fizer mais gol - ou mais pontos - fatura a classificação, mas em caso de igualdade na soma dos dois placares aí a disputa de pênaltis é que determinará o vencedor, sem qualquer tipo de prorrogação. O Presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, indicou que a mudança no regulamento prevê a igualdade entre os dois times.

Depois, seguem para a semifinal os quatro melhores e aí a final, decidida em partida única, marcada para o início de novembro, no Maracanã.

Quando vão ser as semifinais da Libertadores?

A semifinal da Libertadores está marcada para começar em 26 de setembro, terça-feira, seguindo até a primeira semana de outubro. O chaveamento divide as quatro equipes em duas chaves, onde jogam o confronto de suas vidas pelo acesso até a final da temporada.

Assim como as etapas que a sucederam, a semifinal também é jogada em ida e volta, onde o time com a melhor campanha na fase classificatória e eliminatória tem a vantagem de decidir em casa a partida de volta. A Conmebol informa que mudanças serão realizadas caso seja necessário.

 

Quartas de final:
21, 22 e 23 de agosto ida e 28, 29 e 30 de agosto

Semifinal:
26 e 27 de setembro e 03 e 04 de outubro
Vencedor das quartas de final 1 x Vencedor das quartas de final 2
Vencedor das quartas de final 3 x Vencedor das quartas de final 4

Final:
04 de novembro no Estádio do Maracanã
Vencedor da semifinal 1 x Vencedor da semifinal 2

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes