Final da Libertadores 2022: data, onde vai ser e quem vai transmitir

Competição vai reunir os dois sortudos times em disputa épica no mês de outubro de 2022

A final da Libertadores 2022 é o evento mais aguardado no futebol sul-americano. Dois sortudos vão disputar o título de melhor equipe da temporada entre a maior competição do continente. A Conmebol já definiu a data e o local da decisão, enquanto torcedores esperam que seus times do coração ocupem o lugar de finalistas.

Quando vai ser a final da Libertadores 2022?

A final da Libertadores 2022 será em 29 de outubro, sábado, com horário a ser definido pela Conmebol.

A data foi escolhida pela entidade logo no começo da temporada como em todas as edições. Porém, diferente do ano passado, a decisão não vai acontecer em novembro e sim em outubro, já que a Copa do Mundo da FIFA no Catar está marcada para o penúltimo mês do ano. Por obrigatoriedade, todos os torneios devem parar enquanto o Mundial acontece com as seleções.

Disputado em jogo único, a final da Libertadores sempre acontece em estádio neutro. Em caso de empate, a prorrogação é iniciada e, se nada mudar, a disputa de pênaltis é convocada para começar dez minutos após o fim do segundo tempo do tempo extra.

Anteriormente, a final da competição sul-americana era realizada em duas mãos, onde cada time tinha a opção de jogar uma partida em casa e a outra no estádio do oponente. A regra mudou a partir de 2019, logo após a briga entre torcedores do River Plate e Boca Junior em 2018.

Onde será a final da Libertadores 2022?

A final da Libertadores será jogada no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, na cidade de Guayaquil, no Equador. O local foi escolha da Conmebol também no início da temporada.

O estádio é a cada do Barcelona de Guayaquil, com capacidade para receber 59 mil torcedores. Foi inaugurado em 27 de dezembro de 1987, sendo desde então o espaço de maior capacidade para receber torcedores no Equador, além de apresentar um dos mais atrativos espaços esportivos da América do Sul.

O Monumental ainda mantém as antigas instalações como camarotes e a arquibancada. As cores são preto, vermelho, branco e amarelo. Assim como foi em 2021, é provável que a Conmebol também faça reparos para a grande final.

Dois times já foram campeões da América no estádio de Guayaquil: o Olimpia em 1990 e o Vasco em 1998.

Final da libertadores 2022
Guayaquil vai receber a final da libertadores. Foto: reprodução / conmebol libertadores oficial @libertadores

Quem são os finalistas da Libertadores 2022?

A Libertadores ainda não tem definido os finalistas, mas já é possível saber quem tem chances reais de disputar a decisão da temporada.

Entre os brasileiros que jogam as oitavas de final estão Athletico PR, Flamengo, Atlético Mineiro, Palmeiras, Corinthians e Fortaleza. Todos estes estão passíveis de alcançarem a final da Libertadores 2022.

Também estão vivos na briga pelo troféu o Libertad, Tolima, Vélez, River Plate, Emelec, Cerro Porteño, Talleres, Colón, Boca Juniors e Estudiantes.

A seguir, confira os jogos das oitava da Libertadores.

 

Athletico PR x Libertad
Tolima x Flamengo
Vélez x River Plate
Emelec x Atlético MG
Cerro Porteño x Palmeiras
Talleres x Colón
Corinthians x Boca Juniors
Fortaleza x Estudiantes

Qual o canal que vai transmitir a final da Libertadores?

Os canais do SBT, ESPN e Conmebol TV vão transmitir a final da Libertadores 2022 ao vivo para todos os estados do país.

Na TV aberta, a emissora do SBT é a grande responsável pelos direitos de transmissão. Com direito a pré e pós jogo, quadros especiais durante a programação e entrevistas inéditas com jogadores, a emissora de Silvio Santos realiza uma super cobertura da final.

Já nos canais fechados, a ESPN e a Conmebol TV vão passar a final da Libertadores para todos os assinantes, já que só estão disponíveis em operadoras de televisão por assinatura. Cada uma das opções define a sua programação de um jeito diferente.

Online, o site do SBT e o Star + são as principais maneiras de acompanhar o jogo da final. A primeira opção é de graça ao torcedor, enquanto a segunda só está disponível no aplicativo por assinatura.

 

+ Conheça oito curiosidades sobre Catar, a sede inédita da Copa do Mundo da FIFA

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes