Grupo do Fluminense na Libertadores 2021: classificação e cenários

Tricolor chega à última rodada dependendo apenas de si para se garantir nas oitavas de final do torneio continental.

Logo depois de perder o título do Campeonato Carioca para o Flamengo, no último sábado (22), o Fluminense já volta a concentrar suas forças na Libertadores. Na segunda posição do Grupo D, o Tricolor depende apenas de si para avançar à próxima fase, mas a situação não é tão simples como parece. Confira abaixo como está o grupo do Fluminense na Libertadores 2021 e o que o clube precisa para avançar no torneio.

O que o Fluminense precisa para chegar às oitavas?

A derrota para o Junior por 2 a 1, na 5ª rodada da Libertadores 2021, deixou a situação do Fluminense complicada em seu grupo. Com oito pontos em cinco jogos, o Tricolor está na segunda posição da chave, um ponto atrás do River Plate, mas dois à frente dos colombianos.

Uma vitória na 6ª rodada garante o time nas oitavas de final, sem depender de nenhum resultado. Entretanto, o clube enfrenta nada mais, nada menos, que o River Plate, no Monumental de Nuñez, nesta terça (25). Por estar na segunda posição, o clube depende apenas de si para avançar. E, em caso de triunfo contra os argentinos, o Tricolor ainda fica com a primeira posição da chave, garantindo-se no pote 1 para o sorteio das oitavas de final.

Fluminense está na segunda posição de seu grupo na tabela da libertadores 2021
Fluminense está na segunda posição de seu grupo na tabela da libertadores 2021 (foto: lucas mercon/fluminense)

Em caso de empate ou derrota para o River, as chances do Fluminense avançar não estarão descartadas, mas o clube dependerá do resultado do confronto entre Junior e Santa Fe. Em caso de empate, o Tricolor precisa que a equipe de Barranquilla, terceira colocada,  tropece na rodada. Caso o Junior vença, ambos empatam com nove pontos e a vaga fica para o saldo de gols.

Hoje, os brasileiros possuem 1 de saldo, enquanto os colombianos tem 0. No entanto, ao empatar com os argentinos, o Flu pode ser ultrapassado pelo Junior se a equipe vencer por dois gols ou mais de diferença. Em caso de triunfo por um tento, os clubes empatam no saldo e a decisão fica para o segundo critério de desempate, o número gols feitos.

Derrota também pode garantir Flu nas oitavas

Se perder o jogo para o River Plate, na Argentina, o Tricolor terá que torcer para o empate ou derrota do Junior. Triunfo da equipe, tira as chances de classificação dos brasileiros, que terão que se contentar com a Copa Sul-americana. Isso porque, os terceiros colocados de cada chave, garantem vaga às oitavas da Sula.

Vitória na última rodada garante o tricolor nas oitavas de final, sem depender de nenhum resultado
Vitória na última rodada garante o tricolor nas oitavas de final, sem depender de nenhum resultado (foto: lucas merçon/ffc)

Grupo do Fluminense na Libertadores 2021

  • River Plate– 9 pts
  • Fluminense – 8 pts
  • Junior – 6 pts
  • Santa Fe – 2 pts

Próximos jogos do Fluminense

Além do confronto contra o River Plate, na terça (25), às 19h15, o clube estreia no Campeonato Brasileiro no sábado (29), às 21h30, em duelo contra o São Paulo. Caso avance no torneio continental, o clube aguarda até o dia 2 de junho para o sorteio das oitavas de final, para conhecer seu adversário.

A previsão é que jogos de mata-mata ocorram entre as semanas dos dias 14 e 21 de julho. Mas as quartas de final serão entre 11 e 18 de agosto; as semifinais estão marcadas entre os dias 22 e 29 de setembro; por fim, a final está prevista para o dia 20 de novembro.

+ Saiba o regulamento e critérios de desempate da Libertadores 2021

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes