Maiores campeões da Libertadores: quais são os melhores da América?

Equipes argentina como o Independiente, Boca Juniors e Estudiantes dominam o topo da lista de campeões

Conquistar a taça da Copa Libertadores da América é o sonho de qualquer time sul-americano. A competição, realizada no começo da temporada, reúne equipes do continente dispostas a faturar o título e o mais prêmio alto do escalão seja como for. A seguir, conheça os maiores campeões da Libertadores e saiba qual é o país com mais vencedores.

Quem são os maiores campeões da Libertadores?

O Independiente, da Argentina, está entre os maiores campeões da Libertadores com 7 títulos. O time argentino levou a taça nos anos de 1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984. O clube garantiu a hegemonia no futebol sul-americano entre os anos 60 e 70, quando venceu duas e quatro seguidas respectivamente.

Em segundo lugar e próximo do líder no ranking vem o Boca Juniors, também da Argentina, com 6 taças nos anos de 1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007.

Ao todo, 25 times já levantaram o troféu mais valioso do futebol na América do Sul. Entre os brasileiros, São Paulo, Grêmio, Santos e Palmeiras foram as que mais venceram.

Confira a lista completa dos maiores campeões da Libertadores a seguir.

  • Independiente (Argentina) - 7 títulos
  • Boca Juniors (Argentina) - 6 títulos
  • Peñarol (Uruguai) - 5 títulos
  • River Plate e Estudiantes (Argentina) - 4 títulos
  • Flamengo, Olimpia (Paraguai), Nacional (Uruguai), São Paulo, Grêmio, Santos e Palmeiras - 3 títulos
  • Cruzeiro, Internacional e Atlético Nacional (Colômbia) - 2 títulos
  • Fluminense, Colo-Colo (Chile), San Lorenzo (Argentina), Racing (Argentina), Vélez (Argentina), LDU (Equador), Argentinos Juniors (Argentina), Corinthians, Vasco, Atlético MG e Once Caldas (Colômbia) - 1 título
Maiores campeões da libertadores
Independiente conquistou sete vezes o troféu. Foto: reprodução / arquivo conmebol libertadores @libertadores

Maiores campeões da Libertadores por país

O país que levantou mais vezes a taça da Libertadores é a Argentina, com 25 conquistas, complementando a hegemonia dos "hermanos" na história do futebol sul-americano. Independiente, Boca Juniors, River Plate, Estudiantes, San Lorenzo, Argentinos Juniors, Racing e Vélez são os times que venceram a competição até o ano de 2022.

O Brasil vem em segundo lugar com 21 títulos, mas com dez times na contagem: São Paulo, Santos, Grêmio, Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, Internacional, Vasco, Atlético Mineiro e Corinthians.

Neste século, entretanto, os brasileiros tomam conta da liderança com nove títulos garantidos contra sete das terras argentinas.

Os países de Peru, Venezuela e Bolívia não entram na lista porque suas equipes nunca levantaram a taça de campeão da Libertadores.

 

  • Argentina - 25 títulos
  • Brasil - 21 títulos
  • Uruguai - 8 títulos
  • Paraguai - 3 títulos
  • Colômbia - 3 títulos
  • Chile - 1 título
  • Equador - 1 título

Quais são os maiores campeões da Libertadores do Brasil?

Os maiores brasileiros campeões da Libertadores são São Paulo, Grêmio, Santos e Palmeiras, empatados com três títulos cada.

Em 1962, o Santos tornou-se o primeiro brasileiro a trazer a taça da Libertadores para o Brasil, sob o comando de Pelé. O clube ainda venceu em 1963 também com o maior jogadores de todos os tempos em campo e em 2011 com a presença de Neymar no esquadrão.

O São Paulo garantiu a hegemonia em 1992, 1993 e depois em 2005. O Grêmio, por outro lado, levantou a taça prateada em 1983, 1995 e 2017.

O Palmeiras, por fim, chegou a vencer duas vezes em um mesmo ano a Libertadores em 2021. O alviverde tornou-se vencedor em 1999, 2020 e 2021, já que a final da edição de 2020 teve de ser adiada para o começo do ano seguinte por conta da pandemia do Covid-19.

Maiores campeões da libertadores
Palmeiras venceu três vezes a libertadores. Foto: reprodução / cesar greco / palmeiras

Quem foi o primeiro campeão da Libertadores?

O Peñarol foi o primeiro campeão da Copa Libertadores da América. A competição nasceu em 1960, sob o comando da então entidade do futebol Conmebol.

Naquele ano, somente um clube de cada país participava do torneio. O Peñarol, dessa maneira, representou o Uruguai, já que obteve a melhor campanha no Campeonato Uruguaio. Somente a partir de 1970 é que a possibilidade se expandiu no território.

Disputaram Bahia, Peñarol, San Lorenzo, Jorge Wilstermann, Universidad de Chile, Olimpia e Millionarios. Na fase de grupos, os uruguaios venceram o Jorge Wilstermann, e depois o San Lorenzo na semifinal.

Classificado para a final, enfrentou o Olimpia, do Paraguai, em dois jogos. O primeiro venceu por 1 x 0, enquanto o segundo terminou empatado em 1 x 1, dando a vitória para os uruguaios.

Maiores campeões da libertadores
Peñarol foi o primeiro campeão da libertadores. Foto: reprodução / arquivo conmebol oficial @libertadores
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes