Sorteio da Libertadores 2022: quando sai a fase de grupos?

Saiba a data do próximo sorteio na Copa Libertadores do ano que vem e onde assistir ao vivo

Após o sorteio dos jogos da fase preliminar na Libertadores, os torcedores já ser perguntam quando vai ser o sorteio da libertadores 2022 fase de grupos.  Mas calma, já em março de 22 o público conhecerá os grupos para a disputa da fase principal do torneio. Confira:

Quando vai ser o sorteio da Libertadores 2022?

O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2022 está marcado para o dia 23 de março de 2022, quarta-feira, com horário a ser definido pela Conmebol. A sede da entidade em Luque, no Paraguai, será o grande palco do evento. Quatro potes serão disponibilizados com oito equipes cada para definir o chaveamento completo dos quatro grupos da competição do ano que vem.

Assim como foi na fase preliminar, o SBT será novamente a emissora responsável por transmitir o sorteio através de suas redes sociais. O canal vai transmitir o evento em suas redes sócias, seja no Youtube, Facebook e também no site oficial.

Potes da Libertadores 2022

Os potes para o sorteio da fase de grupos da Libertadores do ano que vem já estão definidos. Isso acontece porque todos os anos a Conmebol disponibiliza ao fim da temporada o ranking oficial de clubes atualizado. Quem tem o melhor desempenho ou até mesmo ganha títulos consideravelmente sobe de posição, enquanto outros perdem.

Porém, a principal função do ranking da Conmebol é definir através de suas posições os potes para o sorteio. Como esperado, quem fica entre as primeiras posições leva vantagem, aparecendo no primeiro pote.

Este ano, Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG serão cabeças de chaves por aparecem na parte de cima do ranking (2º, 4º e 11º respectivamente). No sorteio, equipes do mesmo país não podem se enfrentar, porém, se vierem da fase preliminar, caso do Fluminense e América-MG, aí o regulamento da Conmebol permite o encontro.

Confira todos os quatro potes e saiba o que esperar na fase de grupos de 2022:

 

POTE 1 – Quando vai ser o sorteio da fase de grupos da Libertadores 2022
Palmeiras
River Plate
Boca Juniors
Flamengo
Nacional (Uruguai)
Peñarol
Atlético-MG
Cerro Porteño

 

POTE 2 – Quando vai ser o sorteio da fase de grupos da Libertadores 2022
Athletico-PR
Libertad (Paraguai)
Independiente del Valle
Universidad Católica
Emelec (Equador)
Corinthians
Colo-Colo
Vélez

 

POTE 3 – Quando vai ser o sorteio da fase de grupos da Libertadores 2022
Sporting Cristal
Millonarios/Deportivo Cali (Colômbia)
RB Bragantino
Deportivo Táchira (Venezueal)
Alianza Lima
Colón
Tolima
Caracas

 

POTE 4
Always Ready
Talleres
Independiente Petrolero (Bolívia)
Fortaleza
1 Classificado da fase preliminar
2 Classificado da fase preliminar
3 Classificado da fase preliminar
4 Classificado da fase preliminar

Quando começa a Libertadores 2022?

A fase preliminar é a primeira etapa da Copa Libertadores da América em uma nova temporada. Em 2022, os jogos terão início em 9 de fevereiro, seguindo até a terceira fase em 16 de março.

Depois, com o sorteio definido, a fase de grupos vai dar o pontapé inicial a partir dos dias  06, 13 e 27 de abril e 04, 18 e 25 de maio de 2022.

Chega a hora do mata-mata na competição. O calendário sofreu pequenas alterações por conta da Copa do Mundo e, por isso, vão acontecer nos meses de junho, agosto e setembro, com a final marcada para o dia 29 de outubro, mais cedo devido ao Mundial da FIFA, no Equador.

 

Leia também:

Ranking da Conmebol atualizado: confira a posição dos brasileiros

Você pode gostar também