Ranking da Conmebol atualizado: confira a posição dos brasileiros

Palmeiras assumiu a segunda posição ao ganhar a Libertadores na temporada de 2021 do Flamengo

A Conmebol divulgou na última sexta-feira, 17/12, o ranking das equipes sul-americanas após o fim da temporada 2021. O destaque ficou com o campeão da Libertadores, o Palmeiras, que termina o ano em segundo lugar, ficando atrás apenas do River Plate, da Argentina. Confira como ficou o ranking de clubes da Conmebol atualizado.

Como funciona o Ranking da Conmebol?

O método de classificação para fazer o ranking de clubes associados à Conmebol ao fim da temporada leva em consideração as vitórias, o desempenho apresentado em campo em todo o ano e conquista de títulos são os medidores. O Palmeiras, por exemplo, ganhou posições já que ganhou a Libertadores, assim como o Athletico-PR, campeão da Sul-Americana.

O ranking da Conmebol serve formar os potes para o sorteio da Copa Libertadores e Sul-Americana tanto da fase preliminar como de grupos, isto é, os primeiros ganham a vantagem de serem cabeças de chave, ocupando o primeiro e o segundo pote.

O que mudou no Ranking da Conmebol em 2021?

Muitas equipes da América do Sul perderam posições, enquanto outras ganharam lugares significativos depois de apresentarem bom desempenho em campo. O destaque ficou com o Palmeiras, que saltou do sexto para o segundo lugar depois de ganhar a Libertadores em 2021.

O líder continua sendo o River Plate, enquanto Boca Juniors, Flamengo e Grêmio fecham o top 5 da edição. Dessa maneira, veja como ficou o ranking dos associados da Conmebol na temporada 2021 com os vinte primeiros colocados.

 

1 - River Plate (ARG)
2 - Palmeiras (BRA)
3 - Boca Juniors (ARG)
4 - Flamengo (BRA)
5 - Grêmio (BRA)
6 - Nacional (URU)
7 - Peñarol (URU)
8 - Santos (URU)
9 - Atlético Nacional (COL)
10 - Independiente (ARG)
11 - Atlético-MG (BRA)
12 - Athletico-PR (BRA)
13 - São Paulo (BRA)
14 - Olimpia (PAR)
15 - Cerro Porteño (PAR)
16 - Libertad (PAR)
17 - Internacional (BRA)
18 - Barcelona de Guayaquil (EQU)
19 - Racing (ARG)
20 - LDU (EQU)

Como vai funcionar a Libertadores de 2022?

Quarenta e sete equipes da América do Sul disputarão a Copa Libertadores de 2022. Até a primeira semana de dezembro, quarenta times estão classificadas, com a reta final da temporada se aproximando.

Seis times do Brasil já estão classificados, sendo dois através da Libertadores e Sul-Americana e as outras vagas entregues através do Brasileirão, onde as posições determinam cada um dos classificados.

Dessa maneira, confira todos os clubes já classificados até dezembro de 2021 para a Libertadores de 2022.

 

BRASIL – Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, RB Bragantino, Athletico-PR, Fortaleza e Corinthians

ARGENTINA – Boca Juniors, Talleres, Colón, River Plate e Vélez

COLÔMBIA – Tolima e Deportivo Cali/Millionários

CHILE – Colo-Colo e Universidad Católica

BOLÍVIA – Always Ready e Independiente Petrolero

EQUADOR – Emelec e Independente Del Valle

URUGUAI – Peñarol e Nacional

PARAGUAI – Libertad e Cerro Porteño

PERU – Alianza Lima e Sporting Cristal

VENEZUELA – Deportivo Táchira e Caracas

Qual é a data do sorteio da Libertadores?

O primeiro sorteio, o da fase preliminar, será realizado na próxima segunda-feira, 20 de dezembro, com início às 12h (horário de Brasília), na sede da Conmebol no Paraguai.

Já o da fase de grupos vai acontecer em 23 de março, quarta-feira, ainda sem horário definido. Tanto a primeira quanto a de grupos, os potes já estão completos.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes