Vasco tem uma ou duas Libertadores? Entenda os títulos do clube

Gigante da Colina venceu a Copa dos Campeões da América em 1948, torneio que foi percursor da Copa Libertadores.

O Vasco da Gama ganhou a Copa Libertadores em 1998 ao vencer o Barcelona de Guayaquil nos dois jogos da final. No entanto, o clube possui em sua história outro título sul-americano de grande valia: a Copa dos Campeões da América, percursora do torneio continental atual. Por isso, o Vasco tem uma ou duas Libertadores?

Quantas Libertadores o Vasco tem?

A equipe do Vasco da Gama tem apenas uma Libertadores, conquistada em 1998. No entanto, o clube acumula um título de Copa dos Campeões da América em 1948, competição que foi a primeira entre clubes da América do Sul e que serviu de inspiração para a criação da Ligas dos Campeões em 1955 e a própria Libertadores em 1960.

Segundo o site da Conmebol, o presidente do clube chileno do Colo Colo, Luis Valenzuela, decidiu realizar uma competição com os campeões nacionais do continente. À época, não existia o Campeonato Brasileiro, mas o Vasco representou o país por ser o campeão do Campeonato Carioca.

O Estadual do Rio de Janeiro era considerado o principal do país, pois a Cidade Maravilhosa era a Capital Federal, além do estado ser tricampeão do Brasileiro de Seleções Estaduais. O torneio entre sul-americanos reuniu o Colo Colo (Chile), River Plate (Argentina), Nacional (Uruguai), Emelec (Equador), Litoral (Bolívia), Deportivo Municipal (Peru) e Vasco (Brasil). Paraguai, Venezuela e Colômbia não enviaram representantes.

A competição funcionou no sistema todos contra todos e quem pontuasse mais, ficava com o título. Curiosamente, o time carioca e o River Plate chegaram na última rodada com chances de vencerem o torneio, mas com o empate em 0 a 0, o Vasco ficou com o caneco da competição que não é a Libertadores, mas que inspirou sua criação.

Quando o Vasco venceu a Libertadores?

O Vasco venceu a Libertadores em 1998, ano de seu centenário. Na época a competição reunia cinco grupos e avançavam à próxima fase os três primeiros de cada. O Cruzmaltino passou na segunda posição do Grupo 2, que tinha o Grêmio, América e Chivas de Guadalajara. Nas oitavas, enfrentou o Cruzeiro, que garantiu vaga direta por ser o atual campeão.

Depois de passar pela Raposa, o time carioca enfrentou o Grêmio e após empatar em 1 a 1 no primeiro jogo, venceu o segundo pelo placar mínimo. O adversário da semi foi o River Plate e dessa vez o Cruzmaltino empatou em 1 a 1 na ida, mas venceu a volta por 1 a 0.

Por fim, chegou na decisão diante do Barcelona de Guayaquil e venceu as partidas por 2 a 0 e 2 a 1. Esta foi a primeira e única Copa Libertadores que o Vasco tem, embora o título da Copa dos Campeões da América seja muito significativo e de grande representação à época da conquista, em 1948. Confira abaixo o título do Vasco na Copa Libertadores de 98:

 

LEIA TAMBÉM

+ Como funciona a distribuição de vagas brasileiras na Libertadores 2022

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes