Quantas Champions o Benfica tem?

Elenco português disputa a mais importante competição de futebol na Europa todos os anos

No futebol português, o Benfica aparece no topo de maiores campeões. O time tem a sua história consolidada no continente europeu, com grandes nomes que já vestiram a camisa do clube, feitos e recordes que serão lembrados por torcedores, incluindo títulos da Champions League.

Organizada pela UEFA, a Liga dos Campeões é a competição mais importante do futebol europeu. É disputada anualmente por clubes dos mais diferentes países. A orelhuda é o principal objeto de desejo de torcedores.

Benfica tem dois títulos da Champions League

O Benfica venceu duas vezes a Champions, nos anos de 1960/61 e 1961/62. O clube português integra a lista de maiores campeões do torneio, para marcar a história do futebol. Eusébio, ídolo do futebol, foi o grande responsável pelos dois títulos.

O elenco, entretanto, não é o único que contabiliza dois títulos. Também tem o mesmo número de taças os times de Porto, Juventus, Chelsea e Nottingham Forest.

Relembre cada uma das conquistas na Liga dos Campeões.

 

Elenco português venceu o Barcelona na primeira conquista

Naquela época, a Liga dos Campeões levava o nome de Taça dos Campeões Europeus. Com Eusébio no elenco, o Benfica tinha como principal objetivo desbancar o Real Madrid, cujo time havia vencido cinco troféus seguidos desde a criação do torneio da UEFA.

Apenas vinte e oito times participavam da competição. O Benfica derrotou o Hearts na fase preliminar (5x1 no agregado), depois ganhou do Újpesti Dózsa (7x4 no agregado) na primeira fase, deixou o AGF Aarhus (7x2 no resultado agregado) nas quartas de final e o Rapid Vienna na semifinal (4x1 no placar agregado).

Na grande final, encontrou o Barcelona. Disputada em 31 de maio de 1961, no Estádio Wankdorf, em Berna, na Suíça, o Benfica venceu por 3 a 2, com gols de Águas, Antoni Ramalles e Coluna. Do lado dos espanhois, Kocsis e Czibor marcaram.

 

 

Benfica derrotou o Real Madrid na final em 1961/62

Desta vez, o elenco português chegou para disputar a Liga dos Campeões como o atual campeão. O time entrou em campo confiante em todas as etapas, pronto para garantir o seu segundo troféu europeu na história.

O clube português esbarrou com o Áustria Vienna logo na primeira fase e, sem maiores problemas, levou a melhor mesmo depois de empatar no primeiro embate (6x2 no agregado). Nas quartas de final, as Águias encontraram o Nuremberg, da Alemanha, mas novamente ganharam sem problemas (6x3 no agregado).

Na semifinal, o Benfica trombou com o Tottenham. O time ganhou o primeiro jogo e, na volta, perdeu para os ingleses, mas ficou com a classificação até a final (4x3 no agregado).

Com Eusébio no elenco, o clube português manteve a confiança. Diante do Real Madrid, a final aconteceu em 2 de maio de 1962, no Estádio Olímpico de Amsterdã, Amsterdã, na Holanda.

O maior campeão da Champions na época não conseguiu deter o Benfica, que goleou por 5 a 3. Os gols foram de Eusébio, dois, Coluna, Águas e Cavém. Do outro lado, Puskas fez os três.

 

Quantas taças da Champions League tem o Messi?

Quantas finais da Liga dos Campeões o Benfica jogou?

O Benfica disputou sete finais da Champions League em toda a história, mas só venceu duas. O time também aparece na lista de clubes com mais participações em finais da competição da UEFA.

A primeira vez que as Águias conquistaram o passaporte para a final foi na temporada 1960/61, quando o torneio ainda era chamado de Taça dos Campeões Europeus. O time acabou como campeão ao ganhar do Barcelona, assim como em 1961/62 ao vencer o Real Madrid.

Em 1962/63, novamente chegou até a decisão, mas desta vez perdeu para o Milan. Em 64/65, perdeu para outro italiano, a Inter de Milão. Anos se passaram, e o clube português retornou em 1967/68, derrotado pelo Manchester United na prorrogação.

Desde então, o time perdeu a sua hegemonia. Em 1987/88, chegou até a final mas perdeu para o PSV nos pênaltis. Em 1989/90, foi derrotado pelo Milan no tempo normal. Esta foi a última vez em sua história que jogou a decisão do torneio da UEFA.

 

  • Benfica 3 x 2 Barcelona - 1960/61
  • Benfica 5 x 3 Real Madrid - 1961/62
  • Milan 2 x 1 Benfica - 1962/63
  • Inter de Milão 1 x 0 Benfica - 1964/65
  • Manchester United 4 x 1 Benfica - 1967/68
  • PSV 6 x 5 Benfica (pênaltis) - 1987/88
  • Milan 1 x 0 Benfica - 1989/90

 

Leia também: VOTE: quem é o favorito ao título do Brasileirão em 2023?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes