Mundial de Clubes 2023 adotará novo formato?

A expectativa para que o Mundial de Clubes 2023 adotasse um novo formato era grande. No entanto, mais uma vez, a Covid-19 e calendários desportivos apertados desse ano frustraram os planos.

Pelo menos a curto prazo, a FIFA anunciou que manterá o modelo de sete times na competição. Assim, se enfrentarão as principais equipes de cada continente em busca do título mundial.

Como será o Mundial de Clubes 2023?

Não haverá mudanças no formato do Mundial de Clubes em 2023. O modelo continuará o mesmo: sete equipes, cada uma campeã em seu continente, disputarão o Mundial de Clubes ao fim da temporada.

Participam da competição os vencedores da Libertadores (América do Sul), Uefa (Europa), AFC (Ásia), OFC (Oceania), CAF (África), Concacaf (América Central, do Norte e Caribe) e o campeão do torneio nacional no país-sede.

Na primeira fase do Mundial de Clubes há a definição de quais times avançam até as quartas de final. Os primeiros jogos são disputados pelos campeões, salvo somente os da Europa e da América do Sul, que já entram na disputa na semifinal.

A promessa é que esse formato mude nos anos seguintes. Desde 2021, a FIFA divulgou o interesse de aumentar os participantes do torneio.

A ideia é que ocorra o que eles chamam de Super Mundial de Clubes, com 24 participantes, podendo ter até oito times europeus e seis sul-americanos.

Na América do Sul, por sinal, é especulado que algumas das vagas sejam direcionadas para a Copa Sul-Americana, mas a viabilidade disso ainda precisa passar pelo conselho da Conmebol.

Outro entrave que impossibilita a realização desse Super Mundial de Clubes é o calendário desencontrado das competições. Uma opção era fazer no meio do ano (junho e julho), porém coincide com as férias e a pré-temporada de muitos jogadores europeus.

A mudança, no entanto, não tem data para acontecer, nem muito menos será válida para o Mundial de Clubes 2023.

Quais são os campeões mundiais de clubes?

O Mundial de Clubes, no formato atual que conhecemos, sendo chancelado pela FIFA, existe desde 2005 (salvo a edição única de 2000) e, em 2021, chegou a sua 18ª edição. No ranking de maiores campeões mundiais brigam times europeus. No entanto, o Brasil não fica longe na corrida.

O clube com mais títulos na competição é o Real Madrid, com quatro troféus na sua história. Logo abaixo, vem outro time espanhol brigando pela liderança, o Barcelona, com três títulos mundiais.

O terceiro lugar no pódio, no entanto, é de um time brasileiro, o Corinthians. O clube é bicampeão do Mundial de Clubes; venceu a edição de 2000 e a de 2012.

Se forem considerados outros formatos de mundiais de clubes, incluindo equipes vencedoras de competições que tenham sido, ao menos uma vez, tratadas em documento oficial da FIFA, a lista de campeões muda um pouco.

Acontece que de 1960 a 2004 acontecia a Copa Intercontinental/Copa Toyota, competição que também dava o status de campeão mundial.

Partindo desse princípio, a liderança do pódio ainda fica com o time espanhol, no entanto, o Real Madrid soma sete títulos como campeão e não quatro.

O segundo time com mais títulos no Mundial de Clubes é o Milan, da Itália, e logo atrás vem o Bayern de Munique. Um pódio totalmente europeu.

Quais brasileiros têm Mundial?

O São Paulo é o time com mais mundiais de clubes, três ao todo. Dois deles foram adquiridos no antigo formato e um deles pela competição que hoje conhecemos como Mundial de Clubes da FIFA.

O Santos e o Corinthians seguem o ranking de times brasileiros com mais mundiais, somando dois títulos cada.

Outros times brasileiros com mundiais são o Grêmio, o Flamengo e o Internacional.

Veja a lista completa:
São Paulo - 3 títulos (1992, 1993 e 2005)
Santos - 2 títulos (1962 e 1963)
Corinthians - 2 títulos (2000 e 2012)
Grêmio - 1 título (1983)
Flamengo - 1 título (1981)
Internacional - 1 título (2006)

Qual o único time brasileiro que não tem Mundial?

Não se pode dizer que exista apenas um time brasileiro sem Mundial. O Vasco da Gama, o Cruzeiro, o Atlético Mineiro e o Palmeiras são os únicos quatro times que participaram do Mundial de Clubes e nunca conquistaram um título.

O Vasco da Gama ficou com a vice-liderança do campeonato em 1998 e 2000. Lembrando que em 2000 perdeu justamente para o Corinthians, que detém o título de campeão.

O Cruzeiro também teve duas chances de ganhar o Mundial de Clubes (1976 e 1997), no entanto, também só conseguiu a segunda colocação.

Já o Atlético Mineiro só conseguiu chegar até as semifinais. Não conseguiu disputar sequer o jogo de decisão. Em 2013, o Galo foi eliminado pelo Raja Casa Blanca, um time do Marrocos, por 3 x 1 no Mundial de Clubes.

O caso da Palmeiras já é peculiar. O Verdão tenta cavar um título do mundial em 1951, mas o feito nunca foi considerado formalmente.

Pesa o fato da competição de 51 não ter sido organizado nem pela FIFA, nem Conmebol, nem Uefa. No Brasil, também não havia o conceito de campeão nacional. Todos esses argumentos inviabilizam a validação do título.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes