Qual time tem mais Paulistão? Ranking de campeões até hoje

Competição reúne equipes do estado de São Paulo para disputar o tão sonhado troféu dourado na temporada

O Paulistão é uma das competições de maior prestígio no cenário atual, contando com quatro divisões. O futebol paulista prevê uma grande disputa entre as equipes para chegar ao tão sonhado pódio, conquistando assim o tão desejado troféu dourado por jogadores e principalmente pela torcida.

Qual time é o maior campeão do Paulistão?

O Corinthians é o time que mais venceu o Paulistão, somando 30 títulos em toda a história. Já o Palmeiras vem logo atrás com 26 taças, enquanto o São Paulo e Santos contabilizam 22, cada um.

Veja a lista completa e saiba qual time tem mais Paulistão.

Corinthians – 30 títulos
Palmeiras – 26 títulos
São Paulo – 22 títulos
Santos – 22 títulos
Paulistano - 11 títulos
São Paulo Athletic - 4 títulos
Portuguesa – 3 títulos
AA das Palmeiras  – 3 títulos
Ituano – 2 títulos
Germânia – 2 títulos
SC Internacional – 2 títulos
AA São Bento – 2 títulos
Albion - 1 título
Inter de Limeira – 1 título
Juventus – 1 título
São Caetano – 1 título
Bragantino – 1 título

+ Estádio do Morumbi: conheça a história e recordes da casa do São Paulo FC

O que é o Campeonato Paulista?

O Campeonato Paulista é um torneio de futebol realizado em São Paulo somente com times do estado. Ele contém quatro divisões, sendo A1, A2, A3 e a Segundona onde o primeiro é a elite e o último é a menor.

Não há como negar que o Paulistão é o maior e mais popular estadual de futebol no Brasil. Na primeira divisão dezesseis times disputam a primeira fase, onde concorrem à duas vagas nas quartas de final. Depois, brigarão pela semifinal e por fim a decisão pelo título.

Ao mesmo tempo, a primeira divisão também oferece o troféu secundário para o Troféu do Interior, onde equipes que não se classificaram ganham o direito de disputar em busca da conquista.

O Campeonato Paulista é organizado pela Federação Paulista de Futebol, a FPF, criado em 1902. Naquele mesmo ano, o São Paulo Athletic foi o primeiro elenco a tornar-se vencedor paulista. Hoje, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos são os maiores campeões.

Quais times ainda não venceram o Campeonato Paulista?

Mesmo com o triunfo dos quatro grandes do estado, algumas equipes ainda não venceram o Campeonato Paulista.

Fazem parte da lista de não vencedores os times de Ponte Preta, Botafogo de Ribeirão Preto, Mirassol, Água Santa, Ferroviária, Guarani, Santo André, São Bernardo e Novorizontino. Estes são os principais times que disputam a primeira divisão do futebol paulista e nunca levantaram a taça.

O RB Bragantino tem um título de campeão paulista em 1990 mas, neste ano, o clube ainda se chamava Bragantino e não tinha a mesma administração atual. O clube foi comprado pela empresa de energéticos Red Bull.

Qual time tem mais paulistão
Ferroviária nunca levantou o troféu de campeã no paulista. Foto: reprodução / tiago pavini / ferroviária sa

Qual foi o primeiro time campeão paulista?

O São Paulo Athletic Club foi o primeiro campeão do Campeonato Paulista ao levantar o troféu em 1902, a primeira edição do torneio a ser realizada.

Criado por Charles Miller, conhecido por ser o pioneiro do futebol ao Brasil por trazer a ideia da Inglaterra para as terras brasileiras em 1894. Charles, inclusive, foi associado ao São Paulo Athletic Club, jogando entre 1896 e 1912 como atacante. Ele, inclusive, estava presenta na primeira conquista.

Ao todo, o clube conquistou quatro títulos, em 1902, 1903, 1904 e 1911. Charles chegou a trabalhar como árbitro antes de se despedir. Em 30 de junho de 1953, ele se despediu do mundo.

Hoje, o São Paulo Athletic Club tornou-se um clube de associados na capital paulista que oferece eventos culturais, esportes e até mesmo lazer.

Quando foi o primeiro jogo do Paulistão?

A primeira edição do Campeonato Paulista foi realizada em 1902, sob responsabilidade da LPF, a Liga Paulista de Futebol, que comandou até 1916.

Naquele mesmo ano, o primeiro jogo disputado foi no dia 3 de maio entre o Mackenzie e Germânia, equipes que não existem mais e que representavam a cidade ou até mesmo bairros.

A final do torneio foi em 26 de outubro, quando São Paulo Athletic venceu o Paulistano por 2 a 1. O elenco do São Paulo venceu as outras duas edições na sequência.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes