Quantos anos tem Marta, eleita por 6 vezes a jogadora do mundo?

Jogadora é de Alagoas e carrega o legado de melhor jogadora

A Rainha do Futebol tem nome: Marta Vieira da Silva Veiga, de 37 anos. Seis vezes eleita pela FIFA a melhor jogadora do mundo, a brasileira acumula história e recordes na carreira, além de ser uma das grandes responsáveis pelo aumento da popularidade na categoria. A atleta também se faz presente na luta pela igualdade de gênero.

Nascida em 19 de fevereiro de 1986, Marta é de Dois Riachos, no estado do Alagoas. Em entrevistas, a atleta faz questão de relembrar como sempre sonhou em ser jogadora de futebol, mas que também passou grandes dificuldades na infância com a família.

Marta defende o Orlando Pride, da Flórida, desde 2017, quando decidiu trocar de vez a Suécia, na Europa, pelos Estados Unidos.

Quantos gols a Marta já fez na carreira?

De acordo com os dados do portal de estatísticas O Gol, Marta coleciona 291 gols em 468 partidas disputadas, entre clubes e a Seleção Brasileira.

Na Seleção Feminina ela contabiliza 115 em 173 jogos, sendo a maior artilheira da equipe feminina de todos os tempos na história do futebol. Ela tem cinco títulos com a Seleção, sendo três da Copa América e dois Jogos Pan-Americanos.

Marta acumula seis prêmios como melhor jogadora do mundo, entregues pela FIFA, além de três segundas posições e dois terceiros lugares na premiação.

A brasileira começou cedo na carreira. Foi o CSA quem abriu espaço para treinar na base em 1999, até viajar para o Rio de Janeiro no ano seguinte em busca de realizar os seus sonhos.

O Vasco a contratou. Marta também passou por Santa Cruz, de Belo Horizonte, até transferir-se para a Suécia, no time do Umea. Ela também fez carreira nos Estados Unidos, em times como Los Angeles Sol, Gold Pride e New York Flash, além do Santos, no Brasil.

Em 2012, Marta voltou para a Suécia para representar o Tyreso e depois o FC Rosengard. Mas aí, em 2017, ela foi contratada pelo Orlando Pride, dos Estados Unidos, onde permanece até hoje. A jogadora de futebol mora na Flórida, nos Estados Unidos.

Quem é a nova namorada da Marta jogadora?

A nova namorada de Marta é a jogadora de futebol Carrie Lawrence. A maior jogadora de futebol do mundo publicou nas redes sociais cliques com a loira e deixou os seguidores confusos.

Anteriormente, Marta e a norte-americana Toni Deion estavam juntas desde 2019, com o noivado marcado com direito a aliança e cliques fofos no Instagram. Porém, a brasileira anunciou em junho de 2022 o fim do relacionamento com a zagueira.

Semanas depois, Marta publicou fotos com Carrie, também jogadora do Orlando Pride. Ela cresceu em Orlando, na Flórida, segundo o jornal Extra, e tem 25 anos. Assim como a namorada brasileira, Carrie também começou desde o colégio a jogar futebol.

Na faculdade, integrou a equipe da Universidade da Carolina do Sul. Ela só assinou com o Orlando em 2020.

Marta
Marta e a namorada carrie. Foto: reprodução instagram @martavsilva10

Qual o valor do salário da jogadora?

Atleta do Orlando Pride, nos Estados Unidos, e eleita seis vezes a melhor atleta do mundo, Marta ganha por temporada € 340 mil, o mesmo aproximadamente R$ 1.6 milhão, segundo noticiou o jornal O Globo em 2021 logo após a Copa do Mundo da França.

A diferença do futebol masculino e feminino é gritante.  Neymar, por exemplo, 55 milhões de dólares por temporada, além de bônus e o salário, sendo 258 milhões de reais.

Marta é uma das percursora do debate entre a igualde de gênero no esporte. Na Copa do Mundo da França, em 2019, ela utilizou uma mensagem na chuteira com o símbolo da campanha "Go Equal", que pede a igualdade para homens e mulheres no esporte.

Leia também

Quantas bolas de ouro o Pelé tem? Conheça os prêmios do Rei 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes