Quem é o jogador com mais assistências na história do futebol?

No futebol, costumamos enaltecer os principais artilheiros da temporada, os craques com mais gols na história. Mas, quem será o jogador com mais assistências na história do futebol? Afinal, não podemos esquecer que auxiliar passes para o gol pode definir uma partida, sendo muito importante para o time sair com a vitória.

Qual é o jogador com mais assistências na história do futebol até 2022

O jogador com mais assistências na história do futebol até 2022 é Messi. O título é atribuído ao argentino, que acumula 365 passes para gol.

1º - Lionel Messi
Apesar de ser argentino, Messi foi revelado na categoria de base da equipe do Barcelona, aos 17 anos, em outubro de 2004. Até 2021, quando deixou de vez a equipe catalã, o atacante já havia somado 778 partidas, 672 bolas na rede e 305 assistências com a camisa do time.

Hoje, o atacante joga na França, pelo Paris Saint-Germain. Pelo time, já anotou outras 11 assistências. Ou seja, somente em jogos de clubes (Barcelona + Paris Saint-Germain), o argentino já somou 316 assistências e 680 gols.

Quando contamos os jogos oficiais com a camisa da seleção argentina, Messi já computou 81 gols e 49 assistências em 160 partidas jogadas. O craque, de fato, lidera o ranking de mais assistências na história do futebol (365 ao todo) e se enquadra como um dos melhores do mundo.

2º - Thomas Müller:
O craque alemão ocupa o segundo lugar no ranking de jogadores com mais assistências na história do futebol. Müller, jogador do Bayern de Munique, apenas na temporada 2021/2022, soma 23 assistências ao gol e 12 tentos em 42 partidas jogadas.

Na apuração geral, o meia-atacante soma 268 gol e 246 assistências em jogos por clube, além de 43 gols e outras 40 assistências pela seleção alemã. Sendo assim, são, ao todo, 286 assistências em sua carreira.

3º - Luis Suárez:
O camisa 9 do Uruguai é quem fecha o pódio de jogador com mais assistências na história do futebol. Em sua carreira foram 277 assistências ao gol contabilizadas por clubes e pela seleção;

Atualmente, Suárez joga pelo Atlético Madrid e pela seleção uruguaia. O centroavante deve, em 2022, embarcar para a sua última Copa do Mundo. Pela Celeste, inclusive, já marcou 66 gols e deu 37 passes de assistência ao gol.

4º - Cristiano Ronaldo:
O ponta-esquerda português ocupa a quarta colocação no ranking de jogadores com mais assistências na história do futebol. Sua soma total é de 272 assistências, contando tanto jogos de clube quanto de seleção.

Apenas na atual temporada, Cristiano Ronaldo fez 21 gols e deu 3 assistências com a camisa do Manchester United. Em sua história de clubes, o centroavante acumula 695 gols e 231 assistências.

Já pela seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo soma 115 gols e 41 assistências. Em 2022, inclusive, o jogador vai para a sua 5ª copa seguida e poderá quebrar recordes. Aos 37 anos, o maior artilheiro de seleções pode conseguir o feito de ser o jogador mais velho da história das Copas a fazer gol na competição.

5º - Ángel Di María:
O quinto lugar da lista de jogadores com mais assistências na história do futebol também é da Argentina, com o ponta direita Di María. Em sua carreira, o jogador conseguiu marcar 176 gols e fazer 266 assistências.

Somente pela seleção argentina, Di María conseguiu o feito de 24 gols e 24 assistências. Soma-se ao montante ainda seu desempenho em jogos por clubes, onde marcou 152 gols e fez 242 assistências.

Quem é o jogador com mais assistências na história da Copa do Mundo?

Nos últimos anos, quem vem se destacado em número de assistências é o alemão Thomas Müller. O jogador agora soma seis passes ao gol em Copas do Mundo, entrando para a lista dos jogadores com mais assistências na história do Mundial.

No entanto, para acirrar a discussão de melhor jogador do mundo, os líderes dessa lista são Pelé e Diego Maradona, ambos com oito assistências em Copas do Mundo. Já em número de gols feitos, Pelé ainda se destaca, com 12, enquanto Maradona tem oito gols.

Já quando a contagem dessas assistências é ampliada para jogos com a camisa da seleção, sem contar somente com jogos da Copa do Mundo, o resultado surpreende.

Nenhum dos top 5 jogadores com mais assistências na história do futebol entra na lista. Ao contrário, quem a lidera é um brasileiro: Neymar.

O atacante brasileiro soma 117 jogos pela seleção, com 71 gols feitos e 52 passes para gol. Número de assistência que supera o próprio Messi, que acumula 49, e Muller, com 40.

Quem é o jogador brasileiro com mais assistências na história da seleção?

Neymar também lidera a lista de participações em gols na história com a camisa da seleção. Foram 123 participações: 71 gols e 52 passes de assistência.

Pelé soma 109 participações em gols: 77 gols e 32 assistências. Mas, vale considerar, o Rei do Futebol jogou menos jogos em sua carreira do que o craque da seleção atual.

Jogadores brasileiros com mais assistências na história da seleção:

1 - Neymar: 52 assistências
2 - Pelé: 32 assistências
3 - Ronaldinho Gaúcho: 24 assistências
4 - Kaká: 22 assistências
5 - Ronaldo: 17 assistências
6 - Marcelo: 12 assistências

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes