Quem vai sediar a Copa do Mundo de 2026?

A edição vai continuar com um maior número de seleções, além de mudanças também nos países-sedes

A maior competição de futebol no mundo é, sem dúvidas, a Copa do Mundo. Idealizada pela FIFA, a edição de 2026 ainda vai levar um bom tempo para acontecer mas, enquanto isso, a federação já realizou mudanças desde o desenvolvimento até o local. Onde vai ser a Copa do Mundo de 2026 e como vai funcionar? Separamos as principais informações.

Onde vai ser a Copa do Mundo de 2026?

A Copa do Mundo FIFA de 2026 vai acontecer no Canadá, México e Estados Unidos. A candidatura do grupo, intitulada como United, foi escolhida em votação de 134 a 65 em 2018 pelo 68º Congresso da FIFA em Moscou, na Rússia, onde na primeira vez três países receberão o evento, que também contará com a novidade de 48 seleções.

Depois de 32 anos, a América do norte volta a ser a casa da maior competição de seleções do futebol. Esta também será a primeira vez em que o Canadá receberá jogos da Copa do Mundo, enquanto Estados Unidos e México já sediaram o torneio sendo em 1994 e 1970 e 1986 respectivamente.

Copa do mundo de 2026
Responsáveis no evento da fifa em 2018 pela sede. Foto: fifa oficial /@fifacom

Quais cidades vão receber os jogos da Copa em 2026?

Mesmo com os países já definidos, a FIFA ainda não escolheu quais serão as cidade-sedes do torneio. A entidade realiza neste momento a seleção final com visitas para a competição de 2026 entre 23 candidatos propostos na candidatura do United. 

No Canadá, são Edmonton e Toronto. Nos Estados Unidos aparecem no calendário Boston, Nova York, Nova Jersey, Philadelphia, Baltimore, Washington, Cincinnati, Nashville, Atlanta, Kansas, Dallas, Orlando, Miami, Houston, Denver, Seattle, São Francisco e Los Angeles. Por fim, no México, as cidades de Monterrey, Cidade do México e Guadalajara.

De acordo com o plano da FIFA, os Estados Unidos receberão 60 partidas enquanto Canadá e México serão a casa de 10 cada um.

Copa do mundo de 2026
Cidades nos três países que podem receber os jogos. Foto: reprodução fifa

Como vai funcionar a Copa com 48 seleções?

A nova Copa do Mundo com 48 seleções vai manter o sistema do torneio, enquanto os números de grupos e participantes serão completamente diferentes. Em 2026, as seleções estarão divididas em dezesseis grupos com três equipes onde os dois primeiros avançam para as oitavas de final.

Depois as seleções classificadas buscam as quartas, semifinais e, por fim, as duas finalistas vão disputar o título em uma partida. Lembrando que todas as fases eliminatórias são jogos únicos. Ao todo, as 48 seleções disputarão 80 jogos com mais de mil jogadores em campo, um aumento de 25% nas partidas que o atual formato.

Dessa maneira, é válido ressaltar que, durante as Eliminatórias em cada uma das seis confederações, as vagas para o Mundial aumentam significativamente. As estruturas propostas pelo grupo dos três paíeses incluem 150 instalações de treinamento com tecnologia e padrão FIFA, além de quartos de hotel e infraestrutura avançada.

Qual a data da Copa do Mundo de 2026?

As datas da Copa de 2026 ainda não foram definidas pela FIFA principalmente porque a atual preocupação da entidade é, neste momento, realizar com toda a segurança necessária a Copa de 2022, no Catar, devido à pandemia do Covid-19.

O sorteio dos grupos, segundo a Federação de Futebol Norte-Americana. está marcado para acontecer em dezembro de 2025.

 

+ Quais os maiores campeões da Copa do Mundo?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes