Regulamento do Campeonato Carioca 2021: veja quem pode ser campeão

Três equipes possuem chances de título da Taça Guanabara e cinco clubes ainda disputam vaga para a Taça Rio; entenda o Campeonato Carioca e veja o cenário para a última rodada.

Com a definição dos quatro semifinalistas do Cariocão, resta saber quem será o grande campeão da Taça Guanabara. Três equipes ainda brigam pelo título, que será conquistado pelo clube que terminar a primeira fase da competição na liderança. No entanto, o Estadual do Rio de Janeiro é sempre meio confuso, e por isso, explicaremos a seguir o regulamento do Campeonato Carioca 2021.

Entenda o regulamento do Campeonato Carioca 2021

Ao contrário das 17 datas utilizadas na temporada passada, o modelo do Carioca 2021 tem apenas 15 rodadas. Isso porque a Taça Guanabara, tradicional primeiro turno do Estadual, ocorrerá em pontos corridos, com todos os times se enfrentando em turno único. Então, a equipe que mais pontuar, fica com o título.

Faltando apenas uma rodada para o término da primeira fase, três clubes ainda sonham com a Taça. Volta Redonda lidera, com 21 pontos, mas o Flamengo vem logo atrás com 20. Os dois clubes se enfrentam na próxima rodada, e quem vencer, fica com o caneco da Taça Guanabara.

No entanto, o Fluminense ainda sonha com a chance do título e em caso de empate no confronto de líder e vice, o Tricolor pode ficar com o primeiro lugar, se vencer o Madureira.

Veja os cenários pelo título da Taça Guanabara

  • Volta Redonda: Precisa ganhar do Flamengo ou em caso de empate, torcer para o Fluminense não vencer o Madureira
  • Flamengo: Garante o título caso ganhe do Volta Redonda
  • Fluminense: Precisa vencer o Madureira e ainda torcer por um empate entre Flamengo e Volta Redonda

A Portuguesa fecha o G-4, na quarta posição. Entretanto, com 18 pontos, a equipe não consegue chegar a liderança da primeira fase e faturar a Taça Guanabara.

Volta Redonda, Flamengo, Fluminense e Portuguesa farão a semifinal do Campeonato Carioca, com o 1º colocado enfrentando o 4º, enquanto o 2º pega o 3º. Quem passar de cada confronto, faz a final do Estadual.

Volta Redonda lidera primeira fase, mas Flamengo e Fluminense ainda sonham com título
Volta Redonda lidera primeira fase, mas Flamengo e Fluminense ainda sonham com título (Foto: Mailson Santana/Fluminense)

E a Taça Rio?

A Taça Rio também continua presente no Campeonato Carioca 2021, mas está com o regulamento diferente. Agora, os times que ficarem de 5º ao 8º lugar disputam o torneio. O 5º colocado enfrenta o 8º, assim como o 6º encara o 7º. Em jogos de ida e volta, quem vencer, faz a final da competição. Ao todo, cinco equipes ainda brigam por chance de classificação no torneio. Confira:

O Madureira já está classificado, com 15 pontos, e na quinta posição. Por outro lado, outra equipe que está com a vaga praticamente garantida é o Vasco, que só não se classifica se perder na última rodada para o Resende, e duas equipes entre Nova Iguaçu, Botafogo e Boavista vencerem. Sendo que o Verdão de Saquarema precisa tirar uma diferença de quatro gols para o Cruzmaltino.

A equipe do Nova Iguaçu só não garante a vaga se perder para o Bangu e uma combinação de resultados acontecer: Botafogo pontuar diante do já rebaixado Macaé e, Resende e Boavista venceram.

Já o Botafogo só fica fora da Taça Rio se perder sua partida e Resende ou Boavista pontuarem. Caso o Glorioso empate seu duelo, só é eliminado se o Nova Iguaçu não perder e Resende ou Boavista vencer.

A equipe de Cartolouco precisa vencer o Vasco para garantir sua vaga, e por fim, o Verdão de Saquarema só avança se vencer a Portuguesa e Nova Iguaçu ou Botafogo tropeçarem. Em caso de empate do Boavista, Laranjão e Fogão precisam perder para o clube garantir sua vaga na Taça Rio.

Segundo o regulamento do Campeonato Carioca 2021, equipes do 5º ao 8º  lugar disputam Taça Rio
Segundo o regulamento do Campeonato Carioca 2021, equipes do 5º ao 8º  lugar disputam Taça Rio (Foto: Twitter/Flamengo)

Última rodada da 1ª fase do Campeonato Carioca 2021

A última rodada da primeira fase do Campeonato Carioca 2021 ocorre no dia 25 de abril. No entanto, a Ferj ainda não confirmou os horários das partidas.

+ Dudu Barrichello: conheça a carreira do filho de Rubinho

Você pode gostar também
buy cialis online