Roberto Dinamite morre aos 68 anos

Ex-atleta lutava contra um câncer; Dinamite é considerado um dos maiores ídolos do Vasco

Carlos Roberto de Oliveira, o Roberto Dinamite, morreu na manhã deste domingo, 08 de janeiro de 2023. A informação foi confirmada pela família do ídolo do Vasco, que lutava contra um câncer. Ainda não há informação do velório e sepultamento.

Roberto Dinamite morreu do que?

Roberto Dinamite vinha lutando contra um tumor no intestino desde o fim de 2021. O maior ídolo da história do Vasco vinha por sessões de quimioterapia e mostrava aos fãs seu estado de saúde nas redes sociais.

De acordo com o Inca,  a doença de Roberto Dinamite é considerada o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil. De acordo com o instituto, este é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, também chamado de cólon e reto. Ele quase sempre se desenvolve a partir de pólipos, lesões benignas que crescem na parede do intestino.

Número de gols

Roberto dinamite
Roberto dinamite pela seleção brasileira - foto: reprodução /twitter fifa

A partida do jogador não apaga os números que deixou na história do futebol. Roberto Dinamite é considerado o maior artilheiro da história do Brasileirão com 190 gols. O maior ídolo do Vasco fez 708 gols em 1.110 jogos vestindo a camisa do Gigante da Colina. O ex-atacante disputou a Copa do Mundo em 1978 e 1982.

  • Maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro (190 gols).
  • Maior artilheiro da história de São Januário (184 gols)
  • 2 vezes artilheiro do Campeonato Brasileiro (1974, 1984).
  • Maior artilheiro da história do Campeonato Carioca (279 gols).
  • 1 vez campeão brasileiro (1974).
  • 5 vezes campeão Carioca (1977, 1982, 1987, 1988, 1992).
  • 3 vezes artilheiro do Carioca (1978, 1981, 1985).

Origem do apelido de Roberto Dinamite

Em entrevista ao UOL Esporte, em 2019, o eterno ídolo do Vasco contou que a origem do apelido foi em 25 de novembro de 1971, aos 17 anos. “Eu fiz a minha estreia no Maracanã num jogo entre Vasco e Internacional, no time principal, e aí surgiu o apelido Dinamite. Na época, o técnico interino me levou para a partida no Maracanã e eu entrei no segundo tempo. Entrei no jogo, peguei uma bola na intermediária, fui levando, levando, dei um corte no zagueiro e bati, um chute forte, de fora da área”, começou Roberto, na entrevista ao portal.

“Naquela época, a rede tinha um ferrinho, não era esticada como é hoje. Quando a bola entrou, ela levou a rede, carregou. E um fotógrafo tirou a foto e mostrou. O Jornal dos Sports deu, à época, ‘o garoto dinamite explode o Maracanã’. Desse título, surgiu o Roberto Dinamite”, detalhou.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes