Saiba como será a nova fórmula do Campeonato Carioca em 2021

Clubes aprovaram nesta segunda-feira (28), o novo formato da competição Estadual para as próximas duas temporadas.

Os 12 clubes da elite do Campeonato Carioca definiram nesta segunda (28), a nova fórmula da competição em 2021. O novo modelo foi aprovado por unanimidade pelas equipes presentes na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). Esse será o novo formato do Campeonato Estadual para as duas próximas temporadas.

Entenda a fórmula do Campeonato Carioca 2021

Ao contrário das 17 datas utilizadas neste ano, o modelo do Carioca 2021 terá apenas 15. Isso porque a Taça Guanabara, tradicional primeiro turno do Estadual, ocorrerá em pontos corridos, com todos os times se enfrentando em turno único. Então, a equipe que mais pontuar, fica com o título.

Logo depois desta fase, as quatro primeiras equipes farão os jogos de semifinais, e posteriormente, as finais. De acordo com o calendário da CBF, o Campeonato Carioca 2021, nesta nova fórmula, ocorre entre 28 de fevereiro e 23 de maio.

+ Diniz ‘pistola’ em campo: veja as reações do técnico nos jogos de 2020

Mudança também na fórmula da Taça Rio

A Taça Rio também continua presente no campeonato, mas terá características diferentes. Agora, os times que ficarem de 5º ao 8º lugar disputarão o torneio. No entanto, antes da fase principal, haverá uma fase preliminar prevista para ocorrer de 16 de janeiro a 25 de fevereiro. Cabofriense, Friburguense, Americano, América, Nova Iguaçu e Sampaio Correa brigam pela única vaga para a etapa principal.

O calendário do futebol brasileiro está mais apertado por conta da pandemia. Por conta disso, os participantes entraram em acordo que não haverá limite para uso e inscrição de jogadores das categorias inferiores neste novo modelo do Carioca 2021.

A previsão é que o Campeonato Brasileiro termine no final de fevereiro. Logo depois, já se inicia as competições estaduais, assim como o Carioca 2021. A tendência é que devido ao curto espaço de tempo entre os campeonatos, as equipes que disputam o Brasileirão, comecem o Estadual com muitos jogadores jovens.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes