Torino x Juventus: quem é freguês de quem no clássico italiano

Ao todo, equipes se enfrentaram em 178 jogos na história do futebol italiano; veja quem sai ganhando na disputa

O clássico entre Torino e Juventus, equipes da cidade de Turim, no norte da Itália, é considerado uma das maiores rivalidades no futebol italiano. Conhecido como Derby della Mole, é uma competição com bagagem histórica, repleta de gols e disputas. Então, confira quem leva a melhor no clássico.

A última partida, realizada em 5 de dezembro de 2020, teve a vitória da Velha Senhora por 2 a 1. O clássico não contou com a torcida já que, devido à pandemia do coronavírus em todo o mundo, as arquibancadas ficaram vazias.

Retrospecto de Torino x Juventus

Em toda a história do futebol italiano, Torino e Juventus se enfrentaram oficialmente 178 vezes, de acordo com dados do site Transfermarket. Todas as partidas aconteceram no Campeonato Italiano e Copa da Itália. Assim, a Juventus se da melhor no confronto, contando com 88 vitórias da Velha Senhora, contra 44 do Torino e 46 empates.

O primeiro confronto em toda a história da rivalidade aconteceu em 13 de janeiro de 1907, no Velódromo Umberto I, contando com a vitória do Torino por 2 a 1, segundo o site italiano Archivio Torino. Em torneios oficiais, aconteceu em 3 de abril de 1927 pela rodada final da Divisão Nacional, ou seja, competição que determina quem sobe e quem fica no Campeonato Italiano. Por 1 a 0, a Juve garantiu a primeira vitória do que seria a vir um dos maiores clássicos do futebol italiano.

Sem titulo 82
Derby entre juventus e torino em 1968/69 (reprodução site oficial juventus / www. Juventus. Com)

Decisões entre Torino e Juventus

Ao todo, foram 13 decisões na Copa da Itália. A primeira vez aconteceu no dia 1 de maio de 1938, na final da competição italiana, tendo a vitória da Juventus por 3 a 1. No segundo jogo, novamente o time bianconero levou a melhor em 2 a 1.

A última decisão em que se encontraram aconteceu nas quartas de final da Copa da Itália em 2018, em jogo único, com a Juve vencendo por 2 a 0, garantindo a classificação para as semis.

Maiores goleadas

Em 1913, o duelo entre Torino e Juventus levou o placar de 8 a 6, contando com catorze gols ao todo. Em toda a história de confrontos, este é, sem dúvidas, o maior placar já registrado tendo as duas equipes em campo.

Entretanto, outras goladas também ficaram marcadas para os torcedores, como o 7 a 2 no placar em 1914 novamente da equipe e a goleada de 6 a 0 da Juventus em 1952.

 

Cristiano Ronaldo na seleção de Portugal: conheça a trajetória

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes