Zlatan Ibrahimovic: conheça a trajetória do craque sueco

Com passagens por Juventus, Ajax, PSG, Barcelona e Milan, Ibrah segue na ativa fazendo história e quebrando números atrás de números

Um gigante do futebol europeu. É assim que podemos descrever o atacante Zlatan Ibrahimovic. O sueco chama a atenção dentro e fora de campo, seja pelo seu jeito egocêntrico de ser ou o futebol inegavelmente incrível.  Aos 39 anos, o jogador continua escrevendo a sua história no futebol dia após dia. Então, conheça mais sobre o astro Ibrahimovic.

Quem é Zlatan Ibrahimovic?

Nascido em Malmö, na Suécia, o jogador de 39 anos deu os primeiros passos no futebol nas categorias de base em sua cidade natal. Em 2001, o atacante chamou a atenção dos dirigentes do Ajax, transferindo-se no mesmo ano.

Foi em 2004 que Ibrah chegou ao futebol italiano após ser contratado pela Juventus, mas não obteve êxito. Então, dois anos depois, a Inter de Milão repatriou o sueco, deslanchando na equipe de Milão, sendo quatro vezes campeão da Itália. Em 2009, jogou pelo Barcelona em uma nova experiência, jogando ao lado de grandes craques como Lionel Messi, Iniesta e Thierry Henry.

Sem titulo 34
Miguel ruiz - fc barcelona

Em 2010, teve a sua primeira passagem pelo Milan após empréstimo. Venceu, naquela temporada, o Campeonato Italiano e a Supertaça da Itália. No Paris Saint-Germain, em 2012, foi onde conquistou mais troféus em toda a sua carreira, além de uma experiência duradoura. Lá, trouxe para a capital francesa treze títulos.

Pensando em encerrar a carreira, Ibrah parou no Manchester United em 2016. Lá, entretanto, não obteve sucesso já que sofreu com lesões. No ano seguinte, defendeu o Los Angeles Galaxy na MLS, nos Estados Unidos. Agora, com 39 anos, Ibrah segue no Milan em busca de mais títulos e triunfos.

Números de Ibrahimovic na carreira

Em toda a sua carreira, Ibrah vestiu a camisa de oito clubes. Os números são impressionantes, tendo marcado 483 gols, segundo o site Transfermarket. No quesito títulos, Ibrahimovic conquistou 32 troféus. No PSG, entretanto, foi o mais vitorioso com treze, enquanto no Milan, em 2010, obteve apenas dois.

Polêmicas envolvendo Ibrahimovic

Além de seu futebol excepcional, o atacante também é conhecido por ter um grande ego, soltando frases que demonstram todo o seu amor próprio e passando até mesmo a imagem de arrogante para muitos. Assim, na lista de sentenças de Zlatan, constam: "É verdade que não sei muito sobre os jogadores aqui, mas eles definitivamente sabem quem eu sou.",.

Ou até mesmo quando se trata de sua esposa, com a seguinte expressão: "O que você quer dizer com 'presente?' Ela pegou Zlatan" sobre ser o presente ideal. No quesito ostentação, o jogador também já deu declarações brincando sobre gastar demais: "Estamos procurando um apartamento. Se não encontrarmos nada, provavelmente vou comprar o hotel"  quando chegou ao PSG em 2012.

Vestindo a camisa do Milan na temporada 2020/21, o sueco se estranhou com Lukaku, em partida contra a Inter de Milão na Copa da Itália em fevereiro. Houve muita provocação de ambas as partes, além de uma acusação de racismo e intolerância religiosa contra o sueco. No dia seguinte, em suas redes sociais, Ibrah postou a seguinte mensagem: "No mundo de Zlatan não há lugar para racismo. Nós somos todos da mesma raça, somos todos iguais. Somos todos jogadores e alguns são melhores que outros".

Ibrahimovic volta a defender a Seleção da Suécia em 2021

Após a Eurocopa de 2016, o atleta decidiu aposentar-se da Seleção da Suécia. Porém, meses antes da Copa do Mundo em 2018, na Rússia, Ibrahimovic voltou atrás de sua decisão e tentou retornar para o plantel de jogadores de seu país, mas já era tarde demais. Na competição, mesmo sem Ibrah a Suécia chegou nas quartas de final. Eliminada pela Inglaterra, teve o melhor desempenho do país na competição desde 1994, de acordo com o portal Sky Sports.

Em março de 2021, o jogador chegou em um acordo e informou que vestirá novamente a camisa amarela, tornando-se o jogador mais velho da história a jogar pela seleção sueca. Aos números, detém 62 gols em 112 jogos entre 2001 e 2016.

Zlatan
Twitter oficial seleção da suécia / @svenskfotboll

Champions League 2021: onde assistir o sorteio das quartas de final 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes