Horários da Fórmula 1 no GP de Abu Dhabi 2023 e onde assistir

Saiba como acompanhar a última corrida da temporada

Com Max Verstappen campeão, chegamos ao fim de mais uma temporada da Fórmula 1. O último fim de semana em alta velocidade no ano começa na sexta-feira, 24 de novembro, e vai até domingo, 26, com o Grande Prêmio de Abu Dhabi, no Circuito de Yas Marina. Acompanhe a programação completa com todos os treinos e a corrida.

Programação da Fórmula 1 em Abu Dhabi

Na sexta-feira, a Fórmula 1 apresenta dois treinos livres, enquanto no sábado os pilotos correm o terceiro treino livre e o classificatório para definir o grid de largada. No domingo é dia de corrida tradicional, com 58 voltas no Circuito Yas Marina de 5.281 quilômetros na Ilha de Yas.

Os pilotos terão à sua disposição dois conjuntos de pneus duros, três conjuntos de médios, oito conjuntos de pneus macios, um intermediário verde e o de chuva completo.

 

Sexta-feira, 24 de novembro | GP de Abu Dhabi da F1 
06h30 - Treino livre 1
10h - Treino livre 2
TV aberta: Band
TV paga: BandSports
Online: Band.com e Bandplay


Sábado, 25 de novembro | GP de Abu Dhabi da F1 
07h30 - Treino livre 3
11h - Treino classificatório
TV aberta: Band
TV paga: BandSports
Online: Band.com e Bandplay


Domingo, 26 de novembro | GP de Abu Dhabi da F1 
10h - corrida de Abu Dhabi
20h45 - reprise da corrida
TV aberta: Band
TV paga: BandSports
Online: Band.com e Bandplay

Horários da fórmula 1 de abu dhabi 2023 e transmissão
Programação de gp de abu dhabi - foto: reprodução/chris putnam

Saiba como votar no piloto do dia F1 em 2023 

Conheça o Circuito de Yas Marina

O Autódromo de Yas Marina de 5.281 quilômetros, localizado em na Ilha de Yas, nos Emirados Árabes Unidos, é o palco da última corrida da temporada na Fórmula 1. No calendário desde 2009, o espaço tornou-se um dos mais tradicionais mas também um dos mais polêmicos.

O início da construção do autódromo na Ilha Yas, projetada por Hermann Tilke, foi anunciada em 2006, de acordo com informações do site da F1. O projeto foi concluído em outubro de 2009, sob o mesmo design do que conhecemos como a pista da última prova da temporada.

A estreia do circuito em Abu Dhabi aconteceu em 2009 como a final da temporada da Fórmula 1, com vitória de Sebastian Vettel, da Red Bull. No ano seguinte, Vettel consagrou-se campeão mundial da competição com 256 pontos em cinco vitórias.

A pista tem 16 curvas, com destaque para a reta de 1,2 km entre as curvas 5 e 6, de acordo com informações do site oficial da F1. A passagem pela curva 10, 11 e 12 também obriga os pilotos a redobrar a atenção principalmente em ultrapassagens. Em 2021, após a caótica final que deu o primeiro título para Max Verstappen, a pista ganhou muitos fãs, mas também passou a ser criticada.

Felipe Drugovich vai correr no primeiro treino livre

Além da acirrada disputa na classificação geral dos pilotos, o Grande Prêmio de Abu Dhabi contará com a presença do brasileiro Felipe Drugovich, da Aston Martin, em sessão do treino livre, segundo o portal GE. Como manda o regulamento da FIA, as equipes precisam dar chances aos jovens e, por isso, utilizam os testes para colocar os reservas na pista.

Campeão da Fórmula 2 na temporada passada, Drugovich, 23 anos, é reserva de Lance Stroll e Fernando Alonso na Aston Martin. Esta é a segunda vez que o brasileiro assume o cockpit na temporada; a estreia aconteceu em setembro, em Monza, com a 18ª posição no primeiro treino livre.

Pela Red Bull, os novatos Jake Dennis e Isack Hadjar deverão representar a equipe campeã, de acordo com informações do GE. Na Alfa Romeo o rival de Felipe, Theo Pourchaire, estará na sessão, enquanto a McLaren terá Pato O'Ward. Robert Shwartzman, da Ferrari e Frederik Vesti, da Mercedes, são outros nomes.

Como está a classificação dos pilotos atualizada?

Max Verstappen já é campeão, mas os pilotos vão disputar neste fim de semana as outras posições da classificação geral da temporada.

1) Max Verstappen (Red Bull) - 549 pontos
2) Sergio Perez (Red Bull) - 273 pontos
3) Lewis Hamilton (Mercedes) - 232 pontos
4) Carlos Sainz (Ferrari) - 200 pontos
5) Fernando Alonso (Aston Martin) - 200 pontos
6) Lando Norris (McLaren) - 195 pontos
7) Charles Leclerc (Ferrari) - 188 pontos
8) George Russell (Mercedes) - 160 pontos
9) Oscar Piastri (McLaren) - 89 pontos
10) Lance Stroll (Aston Martin) - 73 pontos
11) Pierre Gasly (Alpine) - 62 pontos
12) Esteban Ocon (Alpine) - 58 pontos
13) Alexander Albon (Williams) - 27 pontos
14) Yuki Tsunoda (AlphaTauri) - 13 pontos
15) Valtteri Bottas (Alfa Romeo) - 10 pontos
16) Nico Hulkenberg (Haas) - 9 pontos
17) Daniel Ricciardo (AlphaTauri) - 6 pontos
18) Zhoui Guanyu (Alfa Romeo) - 6 pontos
19) Kevin Magnussen (Haas)- 3 pontos
20) Liam Lawson (AlphaTauri) - 2 pontos
21) Logan Sargeant (Williams) - 1 ponto
22) Nyck De Vries (AlphaTauri) - 0 pontos

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes