Daiane dos Santos tem medalhas olimpíadas? Relembre a carreira

Ex-atleta é uma das principais referências da ginástica brasileira e inclusive possui dois movimentos na modalidade que levam seu nome.

A ex-atleta Daiane dos Santos é sem dúvida umas das principais referências da ginástica brasileira. Primeira representante do país, entre homens e mulheres, a ser campeã no Campeonato Mundial, ela fez parte da primeira seleção completa do Brasil a participar dos Jogos Olímpicos. No entanto, quantas medalhas Daiane do Santos conquistou em Olimpíadas?

Daiane dos Santos tem medalhas em Olimpíadas?

Embora a contribuição da ginasta ao esporte brasileiro seja incalculável, o fato é que Daiane dos Santos não conquistou medalha olímpica na ginástica em sua carreira. Rebeca Andrade é a primeira brasileira a subir ao pódio dos Jogos Olímpicos na modalidade.

Daiane dos Santos possui uma carreira cheia de glórias e não à toa é uma das principais referências da modalidade no país. Foram três Olimpíadas disputadas: Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012.

Resultados de Daiane dos Santos nos Jogos Olímpicos

  • Atenas 2004: 5º lugar no Solo e 9º por Equipes
  • Pequim 2008 - 6º lugar no Solo - 8º por Equipes
  • Londres 2012: 12º lugar por Equipes
Daiane dos santos nunca conquista uma medalha nas olimpíadas
Daiane dos santos nunca conquista uma medalha nas olimpíadas - foto: reprodução/cob

Carreira de Daiane dos Santos

Mesmo sem medalhas em Olimpíadas, Daiane dos Santos tornou-se referência por conta de suas conquistas. A atleta é a primeira brasileira campeã mundial na ginástica ao ficar com o ouro no solo em Anaheim, Estados Unidos, no ano de 2003. Embora tenha sido campeã mundial apenas uma vez, venceu nove etapas da Copa do Mundo ao longo de sua carreira.

O solo sempre foi a principal especialidade da ex-atleta, que se tornou uma das principais referências da modalidade no século XXI. Não à toa, em parceria com o treinador Oleg Ostapenko, criaram dois movimentos consagrados na Federação Internacional de Ginástica (FIG) e como homeagem levam o nome da então brasileira: o duplo twist carpado (Dos Santos I) e o duplo twist esticado (Dos Santos II).

Além então de ser campeã mundial, Daiane dos Santos possui cinco medalhas em Jogos Pan-americanos. Conquistou três medalhas em Winnipeg 1999, uma em Santo Domingo 2003 e, por fim, outra no Rio de Janeiro 2007. São duas de prata e três de bronze.

Fim da carreira

Em 2012, logo após sua participação nos Jogos Olímpicos de Londres, Daiane dos Santos decidiu aposentar sua carreira aos 29 anos. Naquela edição das Olimpíadas, a atleta encerrou sua participação em 12º lugar com o Brasil por equipes, mas em 17º no individual.

Além de Daiane ser a primeira campeã mundial, Daniele Hypolito é a primeira a conquistar uma medalha no Mundial, com a prata em 2001, e Recebe Andrade então a primeira medalhista Olímpica, com o feito em Tóquio 2021.

Dois movimentos da ginástica levam o nome de daiane dos santos
Dois movimentos da ginástica levam o nome de daiane dos santos - foto: washington alves/cob/divulgação

Leia também

+ Tabela do Brasil no handebol masculino das Olimpíadas

+ Mayra Aguiar é medalha de bronze pela 3ª vez e faz história com o Brasil

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de rogerio
    Rogerio Diz

    Bom dia!
    Título da matéria tendencioso, tenta tirar os méritos e rebaixar as conquistas da Daiane, matéria deveria ser para elogiar uma grande ginasta, e para insentivar que as crianças do Brasil possam ter um ídolo para se identificar, pois com todas as dificuldades , conseguiu supera-las e conquistou vitórias!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes