Mayra Aguiar é medalha de bronze pela 3ª vez e faz história com o Brasil

Judoca torna-se a maior medalhista da modalidade brasileira em Jogos Olímpicos, veja quais condecorações ela já conquistou.

A judoca Mayra Aguiar conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, na manhã desta quinta-feira, 29/7, e entrou para a história do país. A atleta derrotou a sul-coreana Hyunji Yoon na disputa pelo bronze e garantiu sua terceira medalha olímpica na carreira. Com o pódio, a judoca tornou-se a maior medalhista brasileira na modalidade. Confira quais medalhas Mayra Aguiar já conquistou.

Mayra Aguiar é medalha de bronze pela 3ª vez

Além do bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, Mayra Aguiar possui mais duas medalhas em Olimpíadas. A judoca também subiu ao pódio em Londres 2012 e Rio 2016, todas com a condecoração de bronze. O feito de chegar ao pódio pela terceira vez é histórico para o Brasil.

Agora, a atleta é a primeira brasileira a conquistar três medalhas olímpicas em uma modalidade individual. Além disso, Mayra Aguiar é a única a conquistar as medalhas em três Jogos consecutivos, em esportes individuais.

Com sua terceira medalha, a judoca é também a maior vencedora do judô brasileiros nas Olimpíadas. A modalidade já rendeu 24 medalhas ao Brasil, é o esporte mais vitorioso do país nos Jogos.

Caminhada de Mayra até o bronze

A judoca iniciou iniciou sua caminhada nos Jogos de Tóquio com vitória diante da israelense Inbar Lanir. Com 40 segundos de combate, Mayra Aguiar levou sua adversaria ao chão com um ippon e garantiu a vaga nas quartas de final.

Mayra aguiar venceu israelense na estreia
Mayra aguiar venceu israelense na estreia - foto: julio cesar guimarães/cob

Na sequência, enfrentou a alemã Anna-Maria Wagner, atual campeã mundial, mas perdeu o combate. Por wazari no Golden Score, a gaúcha caiu para Wagner e deu adeus à chance da medalha de ouro. Mas ainda havia a esperança do bronze e ele veio.

Derrota para alemã tirou o sonho do ouro
Derrota para alemã tirou o sonho do ouro - foto: julio cesar guimarães/cob

A brasileira enfrentou a russa Aleksandra Babintseva na repescagem mirando uma vaga para disputar o bronze, O duelo começou estudado e ambas levaram shido devido à falta de combatividade. No entanto, nos minutos finais, a judoca tupiniquim tomou as ações do confronto com a russa recebendo duas punições e garantiu a vaga para disputa da medalha.

Na repescagem, a brasileira venceu conseguiu o triunfo diante da russa
Na repescagem, a brasileira venceu conseguiu o triunfo diante da russa - foto: julio cesar guimarães/cob

A última luta era a esperança de Mayra Aguiar para conquistar mais medalhas em sua carreira e fazer história. O combate foi contra Hyunji Yoon e com menos um minuto, shido para ambas. Entretanto, na sequência da punição, a a brasileira levou a sul-coreana ao chão e imobilizou a adversária com um kuzure-kami-shiho-gatame por 20 segundos. Resultado final, vitória de Mayra Aguiar e medalha de bronze para o Brasil.

Mayra aguiar conquista bronze, seu terceiro em jogos
Mayra aguiar conquista bronze, seu terceiro em jogos - foto: twitter/@timebrasil

Leia também

+ Qual foi o resultado do vôlei feminino hoje entre Brasil x Japão?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes