De oposto a ponteiro: quais são as posições do vôlei?

Saiba como funciona o esporte e o que significa cada posição

Depois do futebol, o vôlei é o esporte mais popular no Brasil, mas mesmo assim, alguns torcedores não entendem como funciona as posições e as regras das partidas. Então se você faz parte desse grupo, veja as regras do esporte.

Conheça 5 posições no vôlei de quadra

São cinco posições no vôlei masculino e feminino: o levantador, oposto, ponteiro (ou ponta), central e líbero. Os times contam com seis titulares em quadra onde três ficam próximos da rede e os outros três na parte de trás da quadra, após a linha.

Levantador: o levantador é, talvez, o mais importante dos jogadores em quadra no vôlei. É ele quem fica responsável por distribuir a bola para os adversários. É daí que vem o nome, porque ele "levanta" a bola (ou serve) e força o ataque para que o colega ao lado faça o ponto. O levantador fica sempre no meio ou próximo da rede.

Oposto: a função do oposto é atacar, ou seja, tem que estar sempre próximo ao levantador. Ele precisa estar atento à linha para não ultrapassa-la, podendo jogar no fundo da quadra ou também próximo da rede. Assim como o levantador, é um dos mais importantes no elenco.

Ponteiro: o ponteiro estão sempre nas laterais, daí o nome, as pontas. Ele é um jogador completo porque consegue atacar e também defender as tentativas do adversário. O ponteiro também participa das recepção do saque, além dos ataques na entrada ou saída da rede.

Central: como o próprio nome diz, o jogador fica no meio da quadra. Um ótimo exemplo é Lucão, da Seleção Brasileira. Ele é o mais alto do elenco e, por isso, fica responsável por atacar de surpresa o time adversário e também fazer o bloqueio próximo da rede. Além disso, as bolas rápidas são outra característica do central.

Líbero: o líbero é sempre o mais baixo do elenco. Ele é o grande responsável pela defensa dentro da quadra, ocupando sempre o fundo da quadra. Ele não pode atacar, bloquear ou sacar. Geralmente, quando o atleta do outro time faz o saque, é sempre o líbero que recebe a bola e, aí, dá o passe para os companheiros da equipe.

Quais são as posições do vôlei? Entenda qual é a função de cada um
Rotação no vôlei durante a quadra - foto: reprodução/pixabay

Regras do vôlei

Assim como todo esporte, o vôlei também tem as suas próprias regras. Porém, diferente do futebol ou basquete, as regras são mais específicas em cada momento da partida.

Primeiro, atente-se que cada equipe tem seis atletas em quadra. Assim que um ponto é marcado, a rotação é realizada entre eles para trocar o lugar na quadra. Tocar na rede ou 'invadir' a quadra do rival é proibido, enquanto cada lance correto é um ponto para o time.

O vôlei basicamente tem os fundamentos: saque, recepção, levantamento, ataque e bloqueio. O saque é quem lança a bola no jogo, enquanto quem recebe faz a recepção. Daí, a disputa começa no vôlei com as funções do levantador, ataque e o bloqueio. O levantador é quem "ajuda" o colega de equipe na jogada, o ataque a tentativa de marcar ponto e o bloqueio a maneira de defender do ataque rival.

Cada partida tem um técnico para marcar a pontuação e atentar-se para as regras. Mas quais são as principais regras e como funciona o vôlei?

 

  • A partida tem 5 sets, e 6 se der empate (o tie-break);
  • Não existe tempo de duração para os sets;
  • Para fechar o set é necessário atingir 25 pontos, tendo pelo menos a diferença mínima de dois pontos;
  • A equipe que fechar 3 sets primeiro vence a partida;
  • Após o saque, o time só pode tocar três vezes na bola;

Como funciona o sistema de tie-break?

Se uma partida de vôlei empatar em 2 a 2, o critério de desempate chamado 'tie-break' será colocado em prática para definir o vencedor. Não existe o empate no vôlei.

O tie-break é um set mais curto em que as equipes jogam. Quem chegar aos 15 pontos primeiro, com a diferença de até dois pontos, vence o jogo. Não há necessidade de marcar 25 pontos. A regra se aplica tanto para o voleibol de quadra como nas quadras de areia.

O critério também é utilizado em tênis, voleibol, xadrez, futebol americano, beisebol e críquete.

 

Leia também:

Quem é a mãe do Bruninho do vôlei?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes