Final Superliga Feminina 2022 de vôlei: Minas conquista título

Equipe de Belo Horizonte venceu o Praia Clube nesta sexta-feira

O Minas foi quem ganhou a Superliga Feminina de Vôlei em 2022 ao vencer o Praia Clube por 3 sets a 1 nesta sexta-feira, 29 de abril, na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília. Com o resultado, a equipe garantiu o terceiro seguido na competição do vôlei feminino. Confira como foi a partida e o resultado da final da Superliga Feminina em 2022.

Quem ganhou a Superliga Feminina de Vôlei em 2022?

Por 3 sets a 1, o Minas foi quem ganhou a Superliga Feminina de Vôlei em 2022 contra o Praia Clube no jogo 2. No primeiro jogo da final, o clube de Belo Horizonte também venceu por 3 sets a 1 jogando em Brasília.

 

PRIMEIRO SET

Com a arena de Brasília lotada com as duas torcidas mineiras, as atletas mostraram grande ansiedade para a decisão desta sexta. O Praia Clube disparou no placar principalmente porque precisava do empate para buscar o título no terceiro jogo.

O elenco de Uberlândia chegou a marcar cinco pontos de diferença com o Minas. Entretanto, ao chegar aos 10 pontos, viu o time da capital mineira se aproximar cada vez mais. O Praia continuou a dominar o primeiro set, sempre com um ponto de diferença.

No finalzinho do set, o Praia já não conseguiu manter o mesmo ritmo e teve pequenos erros, enquanto o Minas conseguiu virar e chegou facilmente até o set point. O Praia não desistiu e foi até empatar o placar, mostrando força com Carol. Em set point, Neri Oszoy marcou o ponto da vitória no primeiro set para o Minas, que disparou rumo ao título pelo placar de 26 x 24.

Final superliga feminina 2022
Minas saiu na frente pelo confronto. Foto: reprodução / sportv

SEGUNDO SET 

No segundo set o Minas saiu na frente e marcou os primeiros pontos em quadra. Entretanto, o Praia logo apareceu no jogo e conseguiu empatar, chegando até 5 x 5 na disputa.

Em certo momento do segundo set, o Praia disparou no placar e abriu dois pontos de diferença. O técnico Nicola, do Minas, pediu tempo para parar a velocidade das adversárias e conseguiu. Ao voltar para a quadra, Thaísa atacou de fundo e passou na frente.

Mesmo assim, o Praia mostrou o seu poder de reação para buscar o empate. O clube de Uberlândia fechou o segundo set sob o placar de 25 x 18.

Final superliga feminina 2022
Equipe do praia fechou o segundo set. Foto: reprodução / sportv

TERCEIRO SET 

No terceiro set, o Minas foi para o tudo ou nada para buscar a vitória e virar o resultado em seu favor. E funcionou, contando com a super atuação de Thaísa, Carol, Carol Gattaz e Kisy.

O clube de Belo Horizonte dominou completamente o set na quadra de Brasília, do começo ao fim. O time chegou a abrir nove pontos de vantagem, chegando aos 20 pontos facilmente.

Por fim, em 25 x 15, o Minas fechou o seu segundo set.

 

QUARTO SET 

Prontas para voltar para a quadra. É agora ou nunca para o Minas, que precisava apenas fechar este set para consagrar-se tricampeãs da Superliga de Vôlei Feminina.

O atual bicampeão logo abriu vantagem no jogo e foi completamente superior até os minutos finais do quarto set. O clube chegou até a vantagem de sete de vantagem. O Praia já parecia completamente perdido, sem saber o que fazer em quadra e como reagir.

Os anfitriões conseguiram reagir após erros do Minas, subindo para 12 contra 16. Porém, o elenco da capital mineira conseguiu retomar o bom desempenho em quadra.

Por fim, pelo placar de 25 x 17, o Minas conquistou o quinto título da Superliga Feminina de Vôlei, com três troféus seguidos nas últimas temporadas.

Quem é o maior campeão da Superliga Feminina?

O SESC Flamengo é o maior campeão da Superliga Feminina de Vôlei com 12 títulos em toda a história. A equipe, que se chamava Rio de Janeiro VC, dominou o vôlei feminino entre 2005 até 2016. Além disso, ganhou outros dois títulos em 1997 e 1999 quando o projeto tinha sede em Curitiba.

Em segundo lugar vem o Osasco com 5 títulos e o Minas com 4, tetracampeão nos anos de 2001/02, 2018/19, 2020/21 e 2021/22.

  • SESC Flamengo - 12 títulos
  • Osasco - 5 títulos
  • Minas - 4 títulos
  • Associação Atlética Supergasbrás - 3 títulos
  • Leite Nestlé/Sorocaba/Jundiaí - 3 títulos
  • Flamengo - 3 títulos
  • Sadia EC - 3 títulos
  • Fluminense FC - 2 títulos
  • São Caetano do Sul, Praia Clube, CA Paulistano, ADC Bradesco Atlântica, EC Lufkin, Recreativa Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo - 1 título

Classificação final da Superliga Feminina de Vôlei 2022

A temporada 2021/22 da Superliga Feminina de vôlei chegou ao fim. Na fase eliminatória, o Praia Clube garantiu a primeira posição com 58 pontos, contabilizando 20 vitórias e apenas 2 derrotas em toda a competição.

Em segundo lugar o Minas terminou com 55 pontos, tendo 18 vitórias e 4 derrotas na temporada. Fechando o pódio, o Vôlei Bauru com 49 pontos em 17 triunfos em quadra e 5 jogos perdidos.

Em turno e returno, as doze equipes femininas se enfrentaram por 22 jogos. Os oito primeiros da tabela disputaram as quartas de final por dois jogos e, se necessário, o terceiro para desempatar. Na semifinal, Minas e Praia Clube levaram a melhor e garantiram a final mineira na temporada de 2022.

A seguir, veja como ficou a classificação final da Superliga.

 

  • 1 Praia Clube – 58 pontos
  • 2 Itambé Minas – 55 pontos
  • 3 Sesi Vôlei Bauru – 49 pontos
  • 4 Osasco – 46 pontos
  • 5 Flamengo – 45 pontos
  • 6 Fluminense – 36 pontos
  • 7 Barueri – 35 pontos
  • 8 Pinheiros – 24 pontos
  • 9 Brasília Vôlei – 16 pontos
  • 10 Maringá – 14 pontos
  • 11 Country Club Valinhos –10 pontos
  • 11 Curitiba Vôlei – 8 pontos

 

+ Mundial de Vôlei Masculino 2022 tem as seleções definidas

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes